Dos 1.210 cursos de direito do país, apenas 90 são recomendados pela OAB

Os Estados do Acre e do Mato Grosso não possuem nenhum curso recomendado pela entidade

Fonte: UOL Notícias

Comentários: (11)




Dos 1.210 cursos de direito existentes no Brasil, apenas 90 foram recomendados pelo Selo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como cursos de destacada qualidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23), durante a 21ª Conferência Nacional dos Advogados.


Segundo a OAB, do total de cursos de direito do país, 791 foram avaliados. Para isso, o curso precisava ter, no mínimo, 20 alunos participando dos três últimos Exame de Ordem unificados. Uma Comissão Especial - integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos pelos cursos em aprovação nos  Exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado em 2009.


Exame da OAB é legal


Por unanimidade, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, no dia 26 de outubro, pela constitucionalidade do exame da OAB. Os ministros seguiram o voto do relator Marco Aurélio Melo. Como o caso tem repercussão geral, o que foi decidido hoje será aplicado em todos os processos semelhantes que correm no Judiciário.


No recurso, um bacharel em direito questionava o exame. Para o ministro, o perigo de dano pela prática da advocacia sem conhecimento justifica a restrição ao direito de exercício da profissão. Ele declarou, ainda que os argumentos extrajudiciais que foram trazidos ao Supremo, como a baixa qualidade dos cursos de direito e a alta taxa de reprovação de alunos no exame, são importantes, mas não podem ser levados em conta no julgamento.


Calendário até 2013


A OAB já tem as datas das próximas edições do Exame de Ordem Unificado. As informações vão até 2013, quando acaba a gestão da atual Diretoria da entidade.


Segundo nota publicada no site da OAB, a divulgação das datas serve para aperfeiçoar cada vez mais o Exame e para facilitar a vida dos candidatos. Veja no quadro as informações divulgadas:


Clique para ver a lista dos cursos recomendados

Palavras-chave: Direito; Recomendação; OAB; Educação; Ensino; Cursos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dos-1210-cursos-de-direito-do-pais-apenas-90-sao-recomendados-pela-oab

11 Comentários

Lene Cezar Estudante24/11/2011 5:24 Responder

Como será que a OAB pode avaliar um curso que foi criado em 2007, cuja primeira turma teve seu início em 2008? No dia 27 de março de 2007, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou a criação da Faculdade de Direito em Ribeirão Preto. FONTE: http://dandrea.wordpress.com/2007/03/

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito24/11/2011 8:19 Responder

A OAB não tem moral nenhuma para questionar os cursos de direito, pois o seu próprio presidente da entidade, o Sr. Ophir Cavalcante está sendo processado no Estado do Pará, onde ele é Procurador do Estado licenciado há mais de 20 anos, primeiramente para exercer a presidencia da seccional e depois continuar na presidencia nacional da OAB, advogando para particulares sem deixar de receber o salário de procurador, o que será obrigado a devolver ao Estado do Pará mais de um milhão de reais. Então eu gostaria de saber em que faculdade ele estudou e se a OAB desqualificou esta faculdade. Quantos advogados no Rio de Janeiro estão envolvidos em falcatruas no judiciário, inclusive na tentativa de fulga do traficante Nem da rocinha, e será que as faculdades que eles estudaram são as mais recomendadas pela OAB? Acho que a OAB tem que controlar os seus quadros, inclusive questionar o seu próprio presidente sobre o exercicio ilegal na presidencia da entidade e não querer ser o Ministério da Educação, que isso é uma função de Estado. Com relação ao resultado no STF sobre a constitucionalidade do Exame de Ordem, isso jé era esperado, pois o próprio Min. Gilmar Mendes é dono de um dos cursinhos preparatórios em Brasília. Eu só fico abismado é com o conformismo dos donos das faculdades de direito que estão sendo desqualificadas, juntamente com seus professores, que geralmente são juízes, desembargadores, advogados e ficam omissos a tudo isso. Nós estamos vivendo em uma anrquia generalizada, Ministros ladrões, entidades privadas exercendo função de Estado, o que mais podemos esperar deste país. Acho melhor privatizar o Brasil, de preferência que vendam para os chineses, que tudo já é tudo uma pirataria mesmo. Ophir Cavalcante é um belo exemplo para este país.

nayara felix autonoma 29/11/2011 12:06

Muito obrigada pela informação, não sabia dos detalhes da vida pregressa dessa turma que está a frente da nossa educação, interessante que a preocupação deles só é com os cursos de Direito é no mínimo curioso, será que estão temendo, que os brasileiros aprendam a se defender.

Tiago Roberto Corretor24/11/2011 13:28 Responder

O que ninguém discute é o valor cobrado para a realização da prova! Se é prova para aferir conhecimento, tem a necessidade de custar o que cobram?Para eles é fácil pagar R$200,00! Mas e para os bacharéis que querem entrar no mercado de trabalho? Absurdo! Essa prova é mais cara que muita prova para Promotor, Juiz e etc!!!

Leigo da Silva Vendedor ambulante24/11/2011 14:25 Responder

A prova pode ser legal, mas é imoral.

Luiz Gustavo Advogado e professor24/11/2011 15:15 Responder

A melhor faculdade que existe é que está dentro de você, seriedade, dedicação e ética, avaliados por quem de direito: o seu cliente!

Lília Cunha Advogada 25/11/2011 20:14

PERFEITO !!!! Ainda entendo que se a OAB afirma que há faculdades não recomendadas, ela, OAB, deveria agir (ou para melhorar o ensino, fechar, amplicar, qualificar ....). Só publicar um entendimento não basta.

nayara felix autonoma 29/11/2011 11:42

Lília Cunha, fechar faculdades, é voltar a idade da pedra no País tão bagunçado precisa abrir mais curso para melhorar a mente e o pensamento dos brasileiros, ruim com esses pior sem, do jeito que anda o país capaz da escravidão voltar não sei se você escapa de voltar as senzalas.

Fabio Militar24/11/2011 17:17 Responder

Seria alguma coincidência os maiores interessados em manter o Exame, também serem donos ou professores de cursinhos preparatórios para tal? Ora, isso dá muito mais dinheiro que a anuidade extorsiva da OAB, logo, é muito mais interessante que os candidatos fiquem tentando inúmeras vezes até passarem no Exame. No dia em que todos os profissionais, principalmente médicos, forem igualmente obrigados a fazer um Exame semelhante, acreditarei que alguém está realmente preocupado com a qualidade do ensino no Brasil. Resumindo em uma única palavra: hipocrisia!

Fabio Militar24/11/2011 17:19 Responder

Seria alguma coincidência os maiores interessados em manter o Exame, também serem donos ou professores de cursinhos preparatórios para tal? Ora, isso dá muito mais dinheiro que a anuidade extorsiva da OAB, logo, é muito mais interessante que os candidatos fiquem tentando inúmeras vezes até passarem no Exame. No dia em que todos os profissionais, principalmente médicos, forem igualmente obrigados a fazer um Exame semelhante, acreditarei que alguém está realmente preocupado com a qualidade do ensino no Brasil. Resumindo em uma única palavra: hipocrisia!

Washington G. Walikoski (estudante) estagiário25/11/2011 13:08 Responder

A OAB não pode obter o controle da qualidade de ensino no país simplismente baseando seus estudos em exames da OAB, commo ficam as universidades abertas recentemente em que sua primeira turma acaba de se formar e o índice de aprovação é de 30 % e esses mesmos 30% está para todos os alunos de todos os anos. Em função disto, a OAB deveria se preocupar mais no que está sendo ensinado, que, quem está se formando, pois o ensino no Brasil é tão \\\"Chulo\\\" que não há capacidade de um acompanhamento (regulação) nem na entrada destes estudantes na universidade nem ao decorrer do curso, o que deveria ser priorizado pela Ordem. Portanto essa reflexão, é à respeito da OAB e não tão somente das Universidades despreparadas para formarem seus Bacharéis. A solução não está lá no fim, e sim no começo, pois como se sabe, o mal corta-se pela raiz. Para uma qualificação de verdade é necessário que haja a verdade.

Ana Flávia Estudante28/11/2011 22:38 Responder

A minha faculdade está na lista!!!! E a d vcs? Parabéns Faculdade de Direito de Franca (FDF)

Jovanize Paz bacharelanda em Direito12/12/2011 3:34 Responder

Não concordo com a atuação da OAB no sentido de selecionar os membros para o seu quadro. Acredito no papel fundamental da OAB, enquanto orgão fiscalizador. Nesse sentido sim, acredito que a atuação da OAB seria muito mais eficaz, uma vez que, munidos de autonomia a OAB atuaria de forma direta no controle das irregularidades praticadas por alguns advogados. Acho uma absurdo a OAB cobrar uma taxa tão alta para milhares de bachareis de Direito em todo o Brasil, enquanto não há a preocupação em acompanhar e punir os que praticam falcatruas, desonrando a classe.

geraldo melo estudante de Direito23/12/2011 17:23 Responder

Para que existe Ministério da Educação??? Não deveria ser Ministério da OAB !! O governo está precisando reciclar a organização do Estado. Pelo menos define quem é quem!! e quem faz o que !!! já chega!!

Conheça os produtos da Jurid