Divulgação do resultado do exame da OAB e abertura de novo edital

Hoje, o Conselho Federal da OAB divulga o resultado preliminar do IX Exame de Ordem e apresenta o edital para o X Exame

Fonte: OAB SP

Comentários: (3)




Na segunda fase do IX Exame de Ordem, 19.134 candidatos em todo o Brasil fizeram a prova prático-profissional, que consiste na redação de uma peça profissional – que vale até 5 pontos – e resposta escrita à outras quatro questões – valendo até 1,25 cada. Esta prova – para o corrente exame – foi aplicada no dia 24 de fevereiro e a nota mínima para aprovação é de seis pontos.

 

O prazo para eventuais recursos começará ao meio dia de sábado (23/3) e terminará ao meio dia do dia 26 de março. O resultado final será apresentado no dia 5 de abril.

 

X Exame de Ordem

 

O prazo de inscrição  para o X Exame de Ordem Unificado começa hoje (22/03) e vai até 9 de abril. As provas deste novo exame serão aplicadas nos dias 28 de abril (primeira fase) e 16 de junho (segunda fase).

 

Ainda haverá outras duas edições do Exame de Ordem em 2013, previstas para os meses de julho e novembro.

 

O Exame de Ordem

 

A aprovação no Exame de Ordem é obrigatória para que o bacharel em Direito ingresse nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e possa exercer legalmente o ofício, como previsto na Lei Federal 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), artigo 8º, IV.

 

O exame pode ser prestado pelo bacharel em Direito, ainda que esteja pendente a apenas a sua colação de grau, formado em instituição de ensino superior regularmente credenciada. Os estudantes de Direito, do nono e décimo semestres, também podem fazer as provas como “treineiros” (o resultado nestas condições não terá nenhuma valida para inscrição como advogado).

 

O Exame de Ordem é aplicado em duas fases. Na primeira o candidato deve responder 80 questões objetivas (múltipla escolha), tendo de acertar 50% das questões sobre Direitos Humanos, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, além do Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da Ordem.

 

Caso aprovado nesta etapa, o candidato realiza a prova prático-profissional, na segunda fase, que consiste na redação de uma peça profissional – que vale até 5 pontos – e resposta escrita à outras quatro questões – valendo até 1,25cada. A nota mínima para aprovação é de seis pontos.

Palavras-chave: Divulgação Resultado OAB Exame Edital Concurso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/divulgacao-do-resultado-do-exame-da-oab-e-abertura-de-novo-edital

3 Comentários

Denisio Nocera metalurgico22/03/2013 20:38 Responder

QUE CONVERSA BOBA É ESSA, QUEM VAI PAGAR R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS PARA TREINAR, NUMA CRISE ECONÔMICA QUE VIVE O PAÍS, ONDE SE FAZ CEDO PARA COMER A TARDE. O DEUS PERDOA-OS POIS APESAR DELES SABEREM QUAL VAI SER O RESULTADO QUE APENAS O MAXIMO 20% DOS BACHAREIS SERÃO APROVADOS DOS 120.000 INSCRITO, AGORA ESTÃO TENTANDO ATRAIR OS ACADEMICOS DO NONO E DO DÉCIMO PERIODO PARA ARRECADAR MAIS. SERÁ QUE 100% NÃO SATISFAZ OS ILUSTRES PRESIDENTES DA OAB E DEMAIS ÓRGÃO ENVOLVIDOS? COM A ARRECADAÇÃO DOS MISEROS DINHEIRINHO SOADO E LIMPO POR PARTE DOS VULNERÁVEIS BACHAREIS DE DIREITO. ATE QUANDO VAI ESTA FALTA DE VERGONHA, PARECE QUE TEREMOS QUE RETROAGIR AO TEMPO E LIMPAR ESTA MÁFIA COM SANGUE.PARA VER QUE O POVO NÃO E BURRO. QUEM SABE TALVEZ POSSA ALGUÉM ENXERGAR OS BACHARÉIS.

carlos eduardo professor22/03/2013 23:57 Responder

último exame só 6% passaram pela 1ª fase ; e os cursinhos continuam faturando!! ; o MEC só se preocupa com as faculdades e pós graduação , por que será ?

junior bacharel em direito25/03/2013 9:50 Responder

Falando sério, o Brasil é um pais de gente boa e honesta na sua grande maioria, mas governado e assistido por gente gaiata e desonesta na sua grande maioria, parece redundante mas é mesmo vergonhoso, a disputa pela presidencia da OAB nos estados parece e muito com a disputa pelos cargos politicos.

Conheça os produtos da Jurid