Destino alterado durante viagem de férias resulta em dano moral a turista

A Varig foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a Angevaldo Góes Lima.

Fonte: TJSC

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A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, por unanimidade de votos, confirmou sentença da comarca da Capital que condenou a Viação Aérea Rio Grandense S.A. – Varig ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a Angevaldo Góes Lima. Segundo os autos, no dia 18 de julho de 2002, Angevaldo saiu do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, com destino a Salvador-BA, com escala no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.


Porém, o voo mudou a rota e foi para o aeroporto de Congonhas – a aproximadamente 40 km de distância. Desta forma, Angevaldo perdeu a conexão do voo para Salvador, conforme havia se programado, chegando horas depois ao destino, onde sua família o aguardava para passar férias. Ele alegou, também, que só recebeu sua bagagem oito horas depois de sua chegada.  Condenada em 1º grau, a empresa aérea apelou para o TJ. Sustentou a inexistência do abalo moral, pois o atraso e o equívoco no aeroporto apenas causaram ao autor meros dissabores.


“Fica evidente a existência de dano moral, na medida em que a alteração do local de desembarque (Guarulhos/Congonhas) foi realizada sem justificativa de caso fortuito ou força maior, causando inúmeros problemas ao autor, como a perda da conexão a Salvador, além do fato de a bagagem somente ter sido entregue mais de oito horas após o desembarque. Assim, os danos sofridos por Angevaldo não podem ser vistos como meros aborrecimentos e transtornos sem importância, como pretende fazer valer a empresa em sua contestação”, afirmou o relator do recurso, desembargador Joel Dias Figueira Júnior.

 

Apelação Cível n. 2007.028754-8

Palavras-chave: Indenização; Danos Morais; Varig; Condenação

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1 Comentários

Maria das Graças Leite professora28/04/2011 22:23 Responder

Acho louvável a decisão de indenização por danos morais pelo atraso de conexão no vôo da varig. Se todas as vítimas de atrasos e, até descaso da companhia aérea tomassem atitude e reclamassem, os fatos não se repetiriam com tanta frequência. Refiro-me não só aos atrasos de voos, como também de ônibus e toda espécie d transporte coletivo. Também o desvio e até violação de bagagem são frequentes. O que não é frequente é a reclamação do usuário. Se todos reclamassem seus direitos,alguém tomaria providência...

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