Desde que assumiu STF, ministro faz críticas ao governo

Os desentendimentos entre o presidente Lula e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, começaram em junho de 2003 no evento em que o último assumiu o STF.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários: (0)




Os desentendimentos entre o presidente Lula e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, começaram em junho de 2003 no evento em que o último assumiu o STF. Em discurso, o ministro atacou, na presença de Lula, a reforma da Previdência proposta pelo governo.

Em agosto, o presidente do STF deu entrevista ampliando as críticas a outras áreas do governo federal e disse que Lula cometia "certos impropérios".

Em resposta, Lula não foi à cerimônia de comemoração dos 175 anos do STF, em outubro do ano passado. Na verdade, a crise entre o presidente e o Judiciário havia começado meses antes da posse de Corrêa, quando Lula disse existir uma "caixa-preta" do Poder.

Depois, o tema das disputas passou a ser a reforma do Judiciário. O principal ponto que opôs Lula a Corrêa foi o controle externo. O ministro é contrário, e Lula é favorável.

Os presidentes dos dois Poderes voltaram a se falar em novembro, mas as divergências continuaram. As últimas declarações de Corrêa nesse sentido haviam sido no mês passado, durante as invasões do MST pelo país, quando criticou a "falta de ação" de Lula.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/desde-que-assumiu-stf-ministro-faz-criticas-ao-governo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid