Deputados aprovam cota para parlamentares negros

Texto segue para a análise de uma comissão especial que será criada pela Câmara para discutir o tema

Fonte: GAzeta do Povo

Comentários: (2)




A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou hoje uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reserva vagas para parlamentares de origem negra na Câmara, nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Essa cota teria validade por 20 anos, podendo ser prorrogada por igual período.


O texto segue para a análise de uma comissão especial que será criada pela Câmara para discutir o tema. Se aprovado, terá que passar por duas votações no plenário da Casa, precisando de 308 votos para ser confirmada.


De acordo com o texto, a reserva de cadeiras corresponderá a dois terços do percentual de pessoas que se tenham declarado pretas ou pardas no último censo demográfico realizado pelo IBGE. Esse número, no entanto, não poderá ser menor que 1/5 do total das vagas no Parlamento ou maior que a metade das vagas. No caso da Câmara dos Deputados, seriam cerca de 100 cadeiras.


A PEC é assinada pelos deputados petistas Luiz Alberto (BA) e João Paulo Cunha (SP). Na justificativa da matéria, Alberto afirma que, apesar dos indícios de que o Brasil se encontra em processo de democratização em várias áreas da convivência social, é preciso avançar na representação racional no Legislativo.


"O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevantes sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política".

Palavras-chave: deputados aprovação cota parlamentares negros

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/deputados-aprovam-cota-para-parlamentares-negros

2 Comentários

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado30/10/2013 22:31 Responder

vamos propor também Srs deputados Cotas para brancos, pois tem cotas para todas as outras raças menos para a branca. Por quê?

Selma Lemos Advogada31/10/2013 19:03 Responder

Falta de imaginação e do que fazer! Tinha que vir dos \\\"petralhas\\\"! Porque não aprovam diminuição dos próprios salários e mordomias às custas do povo??!! Vamos dar um basta nas eleições!! FORA PT!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid