Denatran quer transformar exame de motorista em 'vestibular'
Denatran quer modificar processo de avaliação dos futuros condutores. Currículo escolar poderá ganhar aulas de comportamento no trânsito.
Denatran quer modificar processo de avaliação dos futuros condutores. Currículo escolar poderá ganhar aulas de comportamento no trânsito.
Quem pensa em tirar a carteira de habilitação (CNH) a partir do ano que vem, pode se preparar para estudar bastante. A mudança anunciada na semana passa pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aumenta a carga horária e modifica o conteúdo dos cursos para formação de condutores, foi apenas o primeiro passo para tornar mais rigorosas as avaliações teóricas e práticas. Agora, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está em processo para reformular as provas, que ficarão mais difíceis.
?Já mudamos o processo de formação, agora estudamos o processo de avaliação. E isso é como no vestibular, quanto mais difícil, melhor será a qualificação do condutor?, afirma o coordenador de informatização e estatística do Denatran, Eduardo Sanches Faria.
Segundo Faria, somente a mudança na formação do condutor não garantirá que o país tenha ?bons motoristas?, por isso, as avaliações precisam ser mais exigentes. ?É um processo justo para as pessoas serem qualificadas de maneira justa?, observa, ao afirmar que não considera a medida rigorosa.
Outra mudança em estudo por órgãos e entidades ligadas à mobilidade é a obrigatoriedade de cursos sobre leis de trânsito no currículo dos ensinos Médio e Fundamental. Entre as entidades que apóiam a medida está a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Para o diretor executivo da associação, Moacyr Alberto Paes, educadores e professores deveriam ter cursos específicos. ?A conscientização no trânsito deve começar na escola. Queremos formar uma geração de pessoas conscientes?, destaca Paes.
A conscientização no trânsito virou tema de forte debate em 2006, quando Denatran e Contran estabeleceram como tema de discussão o uso das motocicletas, em função do aumento de acidentes envolvendo carros e motos. ?A formação do condutor era toda voltado para veículos de quatro rodas. Então, o curso para quem tira a carteira A foi modificado e quem tira a B também aprenderá sobre motos", explica Faria. ?É fundamental que um entenda o universo do outro, para que haja convivência de forma pacífica e solidária?, completa.
Em relação à habilitação para motociclistas, a principal mudança foi o curso prático, que agora pode ser feito em circuito aberto. ?Vamos ensinar o pessoal a andar corretamente. A aula prática precisa de maior rigor para que o motociclista não seja simplesmente ?adestrado??, ressalta o representante da Abraciclo.
Custos
O que mais gerou polêmica nas mudanças das regras para a emissão da carteira de motorista foi o possível aumento dos cursos. As auto-escolas ainda não informam qual será o reajuste, entretanto, já afirmam aos interessados que tirar a CNH ficará mais caro. Quem determina preços são os Departamentos de Trânsito (Detrans) de cada estado e os Centros de Formação de Condutores (CFCs).
?A inversão de valor está muito grande nesse processo do custo, o que transforma a CNH em um problema social, quando na verdade o problema é depois. Imagina quanto se gasta com acidentes de trânsito, por exemplo. No fim do processo, o impacto do aumento de custo não será nada?, defende o coordenador do Denatran.
Fiscalização
O cerco começa a se fechar em torno dos futuros condutores. Além das últimas mudanças anunciadas, o Contran já estabeleceu prazo para o recadastramento das carteiras antigas e obrigou a utilização da biometria para fazer a confirmação por impressão digital da presença do aluno nos cursos, para evitar fraudes nas assinaturas das listas. O que falta, agora, é intensificar a fiscalização, como já ocorreu com o início da Lei Seca.
?A fiscalização deve ser mais forte, mas antes da fiscalização tem de haver a educação?, diz Moacyr Alberto Paes. ?Se você analisar o Código de Trânsito, verá que ele é perfeito. Mas o que você vê nas avenidas? Infelizmente, a parte mais sensível do ser humano é o bolso.?