Cópia digital de documento poderá ter valor jurídico

De acordo com o projeto, cópia digital terá o mesmo valor jurídico do que o original, que poderá ser destruído antes mesmo de transcorridos os prazos prescricionais sem qualquer perda de valor

Fonte: ARPEN-SP

Comentários: (3)




O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou nesta terça-feira parecer favorável a um projeto que prevê a digitalização e armazenamento em meio magnético de documentos.


Pelo texto, a cópia digital terá o mesmo valor jurídico do que o original, que poderá ser destruído antes mesmo de transcorridos os prazos prescricionais sem qualquer perda de valor. A inovação se virar lei, poderia ser utilizada pela iniciativa privada e pelo serviço público.


No parecer apresentado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) Nunes Ferreira disse que o projeto, se aprovado, vai reduzir ainda mais a "utilização de papel em favor das novas tecnologias". "A eliminação de toneladas de papel certamente se traduzirá em expressivas reduções de custos para as empresas brasileiras e em benefícios para o meio ambiente", afirmou.


O tucano não propôs qualquer alteração ao projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, que foi apresentado originalmente pela deputada Ângela Guadagnin (PT-SP). Dessa forma, o texto manteve a exigência de que a digitalização do documento original passe por uma certificação digital emitida pela Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída por uma medida provisória de 2001. A proposta também cria salvaguardas para se armazenar documentos de valor histórico.


A matéria, entretanto, não está na pauta da comissão, que realiza esta semana uma audiência pública com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, sobre as ações da pasta para 2012. Se aprovada na comissão de Tecnologia, a matéria tem que passar depois pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se não houver recurso de algum senador, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Palavras-chave: Projeto; Digitalização; Valor jurídico; Documentos; Cópia; Armazenamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/copia-digital-de-documento-podera-ter-valor-juridico

3 Comentários

cassio contador10/05/2012 22:16 Responder

Estava mais que na hora!!

rudeman mendigo07/06/2012 8:04 Responder

imbecis. certificação digital não é tão segura assim... já houve trocentos casos de quebra dela. Um documento original ainda pode sofrer perícia e é muito mais difícil de ser falsificado... Para os que são antenados em informática, até mesmo todos os sistemas operacionais já vem com backdoors ou das companhias ou dos governos. Até hardware, como placas de rede, já se sabe terem sido modificadas pra criar conexões q ultrapassam firewalls e nem podem ser detectadas. Todas as placas possuem este exploit. Até o sistema considerado o \\\"mais seguro e auditado do mundo\\\", o BSD (aquele do qual se deriva o sistema dos macs da apple), sofreu denúncia de que há 10 anos atrás o fbi obrigou o programador-chefe a incluir um backdoor. Aí aparecem os imbecis de carteirinha que assistem rede globo (a maioria) e acham lindo e maravilhoso... Não bastassem os diversos casos de certificação digital roubada ou quebrada, imaginem os que NÃO são noticiados, ou seja, 9 em cada 10. Chaves públicas e privadas podem ser um aumento da segurança eletrônica, mas JAMAIS podem ser consideradas algo que seja realmente seguro. Quem monitora os chefes de T.I.? NINGUÉM; É simples pra eles ter o segredo na mão e este segredo VALERÁ FORTUNAS IMENSURÁVEIS EM DIVERSOS CASOS. Sem mencionar os criminosos das sociedades secretas que poderão facilmente obter falsificações... E a segurança da incorruptibilidade dos políticos e deste órgão? q PIADA. Me lembro do filme do Arnold Schwarzenegger de 2007, the running man (o sobrevivente), onde provas eletrônicas forjadas poderiam incriminar um homem e eram usadas por quem tinha o poder... Haverá COMO FAZER e haverá MUITO LUCRO, ou seja, será certo que acontecerão muitos casos de falsificação QUE NÃO ADMITIRÃO PROVA EM CONTRÁRIO, pois o documento será DIGITAL. Tendo em vista tudo isso... CASSIO VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CU.

rudeman mendigo07/06/2012 8:38 Responder

o filme é de 1987

Conheça os produtos da Jurid