Consolidadas as conquistas da advocacia no novo CPC

As conquistas aprovadas incluem regras que determinam a contagem de prazos em dias úteis, férias para os advogados, ordem cronológica para julgamentos, intimação na sociedade de advogados e carga rápida em seis horas

Fonte: OAB

Comentários: (2)




“O texto do novo Código de Processo Civil estabelece uma série de conquistas para a advocacia brasileira”, destacou nesta quinta-feira (27) o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, sobre a aprovação do projeto de Lei 8046/10, na Câmara dos Deputados.


Marcus Vinicius ressaltou que durante os meses de discussões no Plenário da Câmara, foram aprovados itens como a determinação de que os honorários têm natureza alimentar, do tratamento igualitário com a Fazenda Pública, com a destinação dos honorários de sucumbência aos advogados públicos.


Ele comentou que no novo CPC também foram aprovadas regras que determinam a contagem de prazos em dias úteis, férias para os advogados, ordem cronológica para julgamentos, intimação na sociedade de advogados e carga rápida em seis horas.


Além disso, o projeto aprovado estabelece o fim da compensação de honorários, a sua percepção pela pessoa jurídica e os honorários recursais, com regras que impedem o aviltamento na fixação do valor da sucumbência.


O projeto que substituirá o código de 1973 será o primeiro código processual elaborado em regime democrático. O novo CPC beneficia advogados, mas também cria ferramentas para lidar com demandas e acelerar a Justiça, altera o processo de ações de família e regulamenta a gratuidade da Justiça.

Palavras-chave: novo CPC conquistas OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/consolidadas-as-conquistas-da-advocacia-no-novo-cpc

2 Comentários

Marcos Contador28/03/2014 22:33 Responder

É isso ai, até que em fim resolvido boa parte do que interessa à toda a sociedade, parabens à OAB

antonio carlos de sena falcao advogado29/03/2014 21:22 Responder

Não deixa de ser uma conquista, entretanto, ha mais de 05 anos que tentamos reconquistar os nossos honorários de sucumbência para os advogados trabalhistas, entretanto, nao se tem mais notícia sobre o paradeiro do PL que tramita nas casas legislativas, entretanto, os honorários para os advogados públicos acaba de passar na câmaras dos deputados...nós advogados trabalhistas nao podemos ficar inertes....vamos nos movimentar, como os advogados públicos fizeram, eles estão certos, os errados somos nós...senão adeus honoráios dos trabalhistas...DC as ASSOSSIAÇÕES DOS ESTADOS, E A ABRAT!!!!

Conheça os produtos da Jurid