Conselho apura desvios de funções no Judiciário

O objetivo é reestruturar a primeira instância com recursos humanos que já estão disponíveis

Fonte: CNJ

Comentários: (7)




A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pediu a todos os Tribunais de Justiça brasileiros informações para apurar eventuais desvios de função que estejam prejudicando a prestação jurisdicional, sobretudo no primeiro grau, que é a porta de entrada do cidadão ao Judiciário. O pedido de providências instaurado esta semana pela corregedora nacional, ministra Eliana Calmon, vai levantar a quantidade de servidores concursados da primeira instância que estão prestando serviço nos Tribunais (2ª instância) e verificar se tal situação está interferindo de forma negativa na atividade de varas e juizados especiais.


A medida é resultado das inspeções realizadas pela Corregedoria do CNJ em 19 Tribunais de Justiça brasileiros. As equipes detectaram problemas na primeira instância, como demora no andamento processual, decorrente em parte da falta de estrutura material e de servidores, muitas vezes à disposição das Cortes Estaduais. “É de fundamental importância a adoção de providências pelos tribunais, em conjunto com as corregedorias locais e com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, para regularizar essa situação, a fim de que os desvios sejam eliminados ou, ao menos reduzidos sensivelmente”, ressalta a ministra em documento que determinou a abertura do pedido de providências.


Inicialmente a corregedora nacional encaminhou ofício aos presidentes dos tribunais de Justiça para que informem todos os casos de desvios funcionais de servidores do Judiciário, como escreventes, escrivães, oficiais de justiça, técnicos e analistas judiciários. Os Tribunais terão que enviar ao CNJ o número de serventuários de primeiro grau disponibilizados ao segundo grau, ocupantes ou não de cargo em comissão, o órgão de origem e a área onde eles estão atuando. Também terão que informar o número de funcionários cedidos ao Executivo e ao Legislativo, assim como de servidores de áreas específicas, como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, que estão exercendo atividade diversa do cargo.


A partir desses dados, a Corregedoria vai verificar os casos em que o desvio de função esteja prejudicando a prestação jurisdicional de primeiro grau - onde está concentrado o maior número de processos do Judiciário brasileiro - para tomar as providências necessárias. “O objetivo é reestruturar a primeira instância com recursos humanos que já estão disponíveis, mas desviados para o segundo grau”, conclui o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional Erivaldo Ribeiro. A apuração está sendo feita no Pedido de Providências.

 

Palavras-chave: Desvio; Funções; Judiciário; Investigação; Reestruturação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conselho-apura-desvios-de-funcoes-no-judiciario

7 Comentários

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado14/03/2012 0:47 Responder

Se procurar, acha!

Jane Analista Judiciária14/03/2012 2:22 Responder

eSTAMOS ORGULHOSOS COM O TRABALHO DO CNJ. AGORA SABEMOS A QUEM RECORRER EM CASO DE DESMANDO E INJUSTIÇAS NA CASA DA JUSTIÇA. EU QUE O DIGA! DESDE 2006 QUE TENTO VOLTAR PARA O CARGO PARA O QUAL FIZ CONCURSO PUBLICO E O TJ DIZ QUE CONCORRI ERRONEMANTE A UMA FUNÇÃO DE CONFIANÇA. POIS ELES ERRARAM EM OFERECER A FUNÇÃO COMO SE FOSSE CARGO EM EDITAL. E NÃO DECIDEM DESDE 2006 PELA CONVALIDAÇÃO DO ATO. JÁ QUE NÃO CAUSA PREJUÍZO FINANCEIRO AO TJ. SOFRO COM ISSO E ESPERO UMA DEFINIÇÃO... ENQUANTO ISSO ESTOU COM DESVIO DE FUNÇÃO. DEUS SEJA LOUVADO!

Jane Analista Judiciária14/03/2012 2:24 Responder

NÓS SERVIDORES DA JUSTIÇA ESTAMOS ORGULHOSOS COM O TRABALHO DO CNJ. AGORA SABEMOS A QUEM RECORRER EM CASO DE DESMANDO E INJUSTIÇAS NA CASA DA JUSTIÇA. EU QUE O DIGA! DESDE 2006 QUE TENTO VOLTAR PARA O CARGO PARA O QUAL FIZ CONCURSO PUBLICO E O TJ DIZ QUE CONCORRI ERRONEMANTE A UMA FUNÇÃO DE CONFIANÇA. POIS ELES ERRARAM EM OFERECER A FUNÇÃO COMO SE FOSSE CARGO EM EDITAL. E NÃO DECIDEM DESDE 2006 PELA CONVALIDAÇÃO DO ATO. JÁ QUE NÃO CAUSA PREJUÍZO FINANCEIRO AO TJ. SOFRO COM ISSO E ESPERO UMA DEFINIÇÃO... ENQUANTO ISSO ESTOU COM DESVIO DE FUNÇÃO. DEUS SEJA LOUVADO!

Jane Analista Judiciária14/03/2012 2:27 Responder

CIRRIGINDO:E O TJ DIZ QUE CONCORRI ERRONEAMENTE A UMA FUNÇÃO DE CONFIANÇA. O CONCURSO FOI 1998. ASSUMI EM 2002. FIQUEI EM DISPONIBILIDADE DE 2004 A 2006 - MANDATO CLASSISTA E DEPOIS QUE RETORNEI PARA ATIVIDADE NORMAL NÃO ME LOTARAM NAS MINHAS ATRIBUIÇÕES. SOFRO MUITO COM ISSO.

Maryange Timol advogada militante 21/03/2012 10:36

É do conhecimento geral aqui na Paraíba as arbitrariedades que existem no âmbito administrativo. Beira ao absurdo.

Onélia Oliveira Advogada14/03/2012 8:44 Responder

Eu, que já ouvi da própria juíza titular, que servidor desempenha a atividade que ela quiser e a hora que ela quiser, quero ver ter a mesma postura arrogante frente ao CNJ! Duvido!! Todos são prejudicados com esse desvio exarcebado de função e os juízes não aceitam reclamação de advogados. Por outro lado, têm servidores que não largam o osso por conta das gratificações do cargo.. vamos ver no que vai dar! Vida longa ao CNJ!!

Talita Azin Advogada14/03/2012 18:00 Responder

Fãn da Eliana Calmon, pra mim ela representa a LIGA DA JUSTIÇA do nosso Poder Judiciário que atualmente encontra-se totalmente defasado!!!

Silvio Aristides Otero Garcia Aposentado por tempo sev. Fundição14/03/2012 19:24 Responder

Sou Fã do trabalho da Eliana Calmon pra mim ela representa a LIGA DA JUSTIÇA. Sobre o assunto em questão na cidade de Vargem Grande do Sul S/P, cidade esta com aproximadamente 45 mil habitantes, onde a pessoa a ser intimada tem residencia fixa na cidade a mais de 40 anos e mais; o mesmo é proprietário de uma empresa na mesma cidade com endereço fixo também a mais de 20 anos AGORA ACREDITE SE QUISEREM Um determinado Oficial de justiça teve a capacidade de levar nada mais e nada menos de que (UM ANO) é isso mesmo UM ANO para encontrar o tal a ser intimado. MOTIVOS AO MEU VER. O tal a ser intimado é irmão de Massonaria, para tanto o que parece nada mais é que um artificio que foi usado para que se passasse o tempo para que depois o Advogado do mesmo pudesse alegar PRESCRIÇÃO em virtude da data do ocorrido.Como se não bastasse depois de tanto insistir em tal intimação a mesma só foi conseguida por AR, Agora PASMEM, as inicias SUMIRAM do Forum. OBS; quero deixar BEM claro não sou contra a entidade que citei acima, sou contra SIM a atitude de certos membros da mesma. Qualquer dúvida sobre o acima citado, entre em contato com Dr. Adelbar Castellaro Júnior. (19) 9286-1875

Conheça os produtos da Jurid