Conheça as melhores ferramentas para a recuperação de crédito

Startup que atua neste segmento já contabilizou mais de R$ 8 bilhões em patrimônios identificados

Fonte: Guilherme Cortez

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O desenvolvimento tecnológico tem sido determinante para a evolução de diversos setores da economia e na área de Recuperação de Crédito não tem sido diferente.


Guilherme Cortez, que atua diretamente neste setor da Leme Inteligência Forense, startup especializada em recuperação de crédito por meio de uma metodologia inovadora, explica que o mercado vem apresentando cada vez mais soluções para diminuir as dificuldades que os credores rotineiramente encontram no curso do processo de recuperação. “Atualmente, diante da disponibilidade de diversas soluções com esta finalidade, é de extrema importância entender quais são as melhores e qual o seu uso ideal”, pontua o especialista.


Para ajudar nesta decisão, Guilherme separou duas opções que podem ser avaliadas:


Recuperação de Crédito e a LGPD


Em primeiro lugar, Guilherme aponta que merecem destaque as ferramentas de coleta de dados gerais, cujo resultado costuma ser apresentado em formato de “relatório cadastral”. “Desde endereço a participações societárias, essa modalidade auxilia nas análises preliminares do devedor”, ressalta.


Muito embora a tendência seja que na fase de análise para concessão de crédito já tenham sido coletados dados, fornecidos diretamente pelo devedor, é importante validar em bases de dados disponíveis. “Importante destacar que, entre os temas relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, o setor de recuperação de crédito se enquadra na hipótese do legítimo interesse, estando em perfeita conformidade tal coleta, desde que respeitada a forma de tratamento”, destaca Guilherme.


Ferramentas Estratégicas e a Inadimplência


Muitas dessas ferramentas também são acompanhadas de indicadores para a análise de crédito que, embora normalmente sejam utilizados em fases distintas da recuperação, podem vir a ser relevantes na situação de inadimplência, pois é sempre prudente avaliar a situação do devedor na praça em geral.


Quando a ênfase da coleta de dados for as participações societárias, outra modalidade de ferramenta pode ser mais interessante do que a mera consulta de bancos de dados que retornam “relatórios”: os diagramas de vínculos. “Trata-se de representações gráficas de pessoas (físicas ou jurídicas) e de seus vínculos (familiares, societários, administrativos, entre outros), que apresentam uma melhor visualização ao analista, se comparado aos relatórios em formato de planilhas”.


A possibilidade de observar a rede de relacionamentos de um devedor de forma gráfica facilita o processo de análise da estrutura, sendo possível, em muitos casos, verificar logo no início a existência de um grupo econômico ou de eventual estrutura de migração das atividades para outras pessoas jurídicas, cujo conhecimento é de extrema importância para o credor, seja para fins de negociação, seja para fins de execução judicial.


Guilherme afirma também que é de grande valia a utilização de ferramentas que consolidem buscas extrajudiciais. Dessa forma, o credor pode unificar e controlar buscas realizadas em âmbito judicial com facilidade em sistemas de agenda/gestão de processos. “Entretanto, nem sempre esses sistemas são os mais adequados para pesquisas extrajudiciais”, avalia o especialista.


Departamentos de cobrança massificada, por mais especializados e bem estruturados que sejam, normalmente enfrentam dificuldades no gerenciamento de buscas extrajudiciais, pois estas exigem muito mais acompanhamento que pedidos realizados em juízo. “Para esse fim, existem plataformas que facilitam a promoção das buscas, com uma gestão completa do processo de solicitação e encaminhamento da documentação resultante em âmbito nacional, o que faz com que o credor tenha o trabalho apenas de apontar a direção”, destaca.


Inovação no mercado de recuperação de crédito


Entretanto, algo inovador e que vem ganhando força são as ferramentas de cruzamento de dados. Funcionam como uma espécie de aprimoramento das modalidades citadas anteriormente, como as soluções de emissão de relatórios cadastrais ou de organização de diagramas de vínculos.


A ideia do especialista da Leme Inteligência Forense é apresentar um cruzamento eficiente das informações encontradas, de forma a apontar ao credor outras informações que possam ser importantes. “Pela identificação de um endereço vinculado ao devedor pessoa jurídica, é possível trazer informação de outras empresas estabelecidas nesse local, o que pode acabar denunciando uma entidade que funcione como estrutura espelho do devedor e que poderia não ter sido identificada por outra via que não fosse a confrontação de endereços”, aponta.


Além da infinidade de aplicações já existente atualmente, segundo o especialista, a evolução da tecnologia, principalmente no tratamento de dados, trará cada vez mais opções para os credores aprimorarem seus processos de recuperação de crédito.


Diante deste cenário, a Leme Forense tem se destacado cada vez mais no setor tecnológico, sucesso este que demanda do uso das ferramentas corretas e do melhor direcionamento na tomada de decisões. “Com know-how de mais de dez anos de experiência, já contabilizamos em nossos últimos três anos mais de R$ 8 bilhões em patrimônios identificados. Isso porque, ao dispor de um conjunto de informações qualificadas, nossos clientes podem definir as melhores estratégias de atuação, principalmente durante a recuperação de crédito”, destaca Cortez.


Portanto, para conseguir sucesso na jornada de recuperação de crédito, Guilherme explica que é de extrema importância usufruir de ferramentas estratégicas que além de ajudar a ganhar agilidade, também auxilia a poupar tempo e esforços.


Sobre o Guilherme Cortez - Atua com investigação patrimonial. É graduando em Direito e possui, além da certificação “Decipher” (Método Decipher – Investigações Corporativas), especialização em investigação patrimonial, principalmente com ênfase em blindagem e análise de registros imobiliários. Atualmente, é coordenador de investigações da Leme Forense e responsável pelo setor de Análise de Direitos Creditórios, que assessora em aquisições realizadas por investidores, desde a situação do processo judicial que discute a dívida até o levantamento de ativos e passivos dos devedores, com o fim de apurar o potencial de recuperação do crédito.


Sobre a Leme Forense - O Serviço de Investigação Patrimonial da Leme Inteligência Forense, startup focada em investigação forense aplicada à cessão e recuperação de crédito através de uma metodologia inovadora no mercado, aliando modernas ferramentas tecnológicas à inteligência forense, foi criado para dar assistência aos credores a atravessar as dificuldades enfrentadas na localização do patrimônio de devedores. Utilizando ferramentas tecnológicas, inteligência artificial e uma equipe altamente qualificada, essa estrutura permite a personalização de acordo com a dificuldade do cliente, sejam situações como Due Diligence para M&A e análise de fornecedores ou soluções do crédito à cobrança, além de identificar as estratégias adotadas por pessoas de idoneidade duvidosas para ocultação de bens, fraudes e localização de patrimônio para satisfação dos créditos em aberto. Para saber mais, acesse https://lemeforense.com.br/

Palavras-chave: Melhores Ferramentas Recuperação Crédito LGPD Desenvolvimento Tecnológico Economia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conheca-as-melhores-ferramentas-para-a-recuperacao-de-credito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid