Condenado a 2 anos de reclusão feirante que vendia CDs e DVDs piratas

Feirante não consegue a absolvição do Tribunal em razão de 117 CDs e 86 DVDs falsos que foram encontrados em seu carro

Fonte: TJPR

Comentários: (2)




Feirante que vendia CDs e DVDs falsificados em uma feira livre localizada na Av. Brasil, em Paranacity (PR), foi condenado à pena de 2 anos de reclusão e ao pagamento de 52 dias-multa, por infringência à norma do art. 184, § 2.º, do Código Penal (violação de direito autoral). Em seu veículo, estacionado no local, foi encontrada uma caixa de papelão com 117 CDs e 86 DVDs falsos. A pena de reclusão foi substituída por duas penas restritivas de direitos (prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária).


Essa decisão da 5.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná manteve, por unanimidade de votos, a sentença do Juízo da Comarca de Paranacity que julgou procedente a denúncia formulada pelo Ministério Público.


Insatisfeito com a decisão de 1.º grau, o réu (J.C.B.A.) interpôs recurso de apelação para alegar ausência de dolo e, consequentemente, pedir sua absolvição.


Rejeitando os argumentos do apelante, a relatora do recurso, desembargadora Maria José Teixeira, consignou em seu voto: "A violação de direitos autorais e a comercialização de produtos falsificados, a chamada 'pirataria', é um grave problema nacional que fortalece o crime organizado, com extensão no narcotráfico e no contrabando de armas. A pirataria desestimula a produção formal geradora de empregos, tributos, desenvolvimento, justiça e paz social. Distingue-se do fácil e gratuito acesso à internet por se constituir numa 'indústria sofisticada', onde os produtos são produzidos, embalados e distribuídos em larga escala, com o objetivo de se obter o lucro fácil, à margem da ilegalidade".


E acrescentou: "Com um investimento inicial baixo, os lucros são,de fato, altíssimos, sendo certo que a distribuição do material para revenda geralmente recai sobre pessoas que já se encontram na informalidade, sempre atentas à ação da polícia, preparadas para a evasão rápida e para toda sorte de angústia pelo confisco da mercadoria. Atitudes que não podem ser consideradas socialmente adequadas".


"Ora, a conduta imputada ao apelante, in casu, amolda-se perfeitamente à figura típica descrita no art. 184, § 2º, do Código Penal, de forma a não se poder afastar a incidência da norma", concluiu a relatora.

 

Palavras-chave: Pirataria; Feirante; Reclusão; Direitos autorais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/condenado-a-2-anos-de-reclusao-feirante-que-vendia-cds-e-dvds-piratas

2 Comentários

José Santana Santos Filho corretor de imóveis29/02/2012 22:41 Responder

pobre é facil condenar quero ver pegar os ricos, as grandes pretadoras de serviços que fazem o que querem com seus consumidores.

Alexandre Augusto 101/03/2012 12:03 Responder

Concordo com voce Jose Santana tem muita gente boa que o unico meio de sobreviver e com a venda de CDs

Conheça os produtos da Jurid