Concluído texto do anteprojeto do novo Código Comercial

Anteprojeto "é uma proposta evolucionária", na qual foi incluída "o que há de mais moderno no mundo" em questão comercial

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A comissão de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto de lei do novo Código Comercial concluiu seus trabalhos nesta segunda-feira (18), com a aprovação de seu relatório final. A proposta, com 1.103 artigos, será entregue ao presidente do Senado Renan Calheiros na terça-feira (19). Depois, será encaminhado à Mesa do Senado para que comece a tramitar na forma de PL.


Segundo o presidente da comissão, o ministro do STJ João Otávio Noronha, o anteprojeto "é uma proposta evolucionária", na qual foi incluída "o que há de mais moderno no mundo" em questão comercial.


Segurança jurídica


O relator-geral do colegiado, Fábio Ulhoa Coelho, destacou que o anteprojeto tem por objetivo aumentar a segurança jurídica nas relações empresariais, modernizar e simplificar o regime contábil, atualizar a lei de falências (11.101/05), fortalecer a autorregulação e melhorar o ambiente de negócios no Brasil.


Fábio citou como avanços do texto uma maior flexibilidade para as sociedades anônimas, a criação de novos tipos contratuais e a revisão das normas do Direito Comercial Marítimo, entre outros. Para o relator, o texto apresentado poderá proporcionar a reclassificação do Brasil nos rankings internacionais que avaliam ambientes de negócios.


O vice-presidente da comissão, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, afirmou que o anteprojeto valoriza as regras que os próprios empresários escolheram historicamente, prestigiando as "normas empresariais costumeiras". "Estamos quase que criando uma 'justiça comercial' e dando ênfase à arbitragem e à liberdade das partes em se afastarem do formalismo para permitir que elas criem as regras do processo a que se submeterão, se assim o quiserem e acordarem", observou o vice-presidente.


Anteprojeto


A proposta aborda temas como legalização e registro das empresas, títulos empresariais, princípio geral da boa fé e ética na interpretação dos contratos, comércio eletrônico, função social da empresa e regulação da atividade dos shoppings.


O documento é dividido em dez livros:


Direito Comercial;


Pessoa do Empresário;


Bens e Atividade do Empresário;


Fatos Jurídicos Empresariais;


Sociedades;


Obrigações dos Empresários;


Agronegócio;


Direito Comercial Marítimo;


Processo Empresarial;


Disposições Finais e Transitórias.

Palavras-chave: direito comercial obrigação dos empresários processo empresarial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/concluido-texto-do-anteprojeto-do-novo-codigo-comercial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid