Como a tecnologia em nuvem transforma a gestão tributária?

Utilização de soluções tecnológicas vai de encontro à modernização do setor, oferecendo ganhos importantes de eficiência, segurança e agilidade nos processos

Fonte: Régis Lima

Comentários: (0)



Imagem de Daniel Agrelo por Pixabay

Nos últimos anos, a busca por mais simplificação no ambiente tributário do país tem refletido em medidas inovadoras por parte das autoridades responsáveis. Se por um lado, o Governo Federal tem se movimentado para que a burocracia seja reduzida em prol da competitividade das empresas, para organizações que possuem dificuldades com a área tributária, o objetivo não é diferente. Manter-se inoperante não é uma alternativa a ser considerada, especialmente no que diz respeito à adoção de novas tecnologias.


Seguindo essa linha de raciocínio, a utilização de ferramentas em nuvem impacta de forma abrangente a realidade de departamentos tributários, proporcionando contribuições acerca da segurança e a instituição do Compliance fiscal. Além disso, trata-se de uma inciativa preponderante para que o material humano seja melhor aproveitado, isto é, é possível readequar profissionais para atividades mais estratégicas, enquanto a automatização assume o fluxo de dados. Portanto, hoje, é de suma importância que os gestores se atentem à transformação digital como um fenômeno extremamente bem-vindo. 


Peça-chave para acompanhar o sistema tributário


O cenário tributário do Brasil é reconhecidamente um dos mais complexos do mundo, isso é fato. Por muito tempo perpetuou-se uma estrutura cujo excesso de burocracia servia de entrave para companhias de diversos setores. A quantidade elevada de tributos, bem como alterações que surgem a todo instante, também são empecilhos inegáveis. Com isso, os profissionais que respiram a área fiscal devem encontrar métodos capazes de reduzir a ocorrência de erros. Sem o suporte tecnológico, esse é um desafio, no mínimo, tortuoso, e até desumano, em termos processuais.


No mercado, existem opções de sistemas com foco no recolhimento de tributos, visando fortificar a infraestrutura da empresa em questão. Para organizações com pouca expertise no quesito inovação, é preciso priorizar serviços que proporcionem uma transição gradual entre plataformas, sempre sob a tutela de profissionais especializados.


Integração com a legislação brasileira


A tecnologia em nuvem transforma a gestão tributária em vários aspectos. Na construção de uma cultura interna orientada ao Compliance fiscal, respeitando as esferas Municipal, Estadual e Federal, trazendo mais segurança a procedimentos importantes, como a etapa de apuração de impostos, até a garantia de que as informações movimentadas internamente permaneçam intactas, acompanhando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 


Seja de modo direto ou indireto, no fim, a implementação tecnológica tem como maior finalidade beneficiar o negócio e os próprios colaboradores, através de inúmeras práticas inovadoras. No intuito de compreender a relevância do tema, é aconselhável que utilizemos uma visão macro sobre o que a digitalização pode oferecer. Isso nos leva ao último tópico.


Rotina simplificada e com mais agilidade


Devido à migração da estrutura do departamento tributário para a nuvem, o gestor opta por uma abordagem muito mais transparente, com acessibilidade democrática e intuitiva, para que todos possam estar alinhados sob o mesmo objetivo. Com o armazenamento seguro de documentos fiscais, os sistemas de cloud ainda permanecem em constante atualização e em harmonia com as revisões da Receita Federal (RFB). Esse alto nível de adaptação às demandas do mercado traz tranquilidade para que as equipes possam focar no que realmente importa: o core business da empresa.


Para encerrar o artigo, volto a destacar que essa reunião de vantagens culmina em uma gestão totalmente simplificada e ágil, com acesso fácil às informações, menor risco de erros críticos e uma governança com pilares estabelecidos de Compliance, formalizando os elementos ideais para uma companhia amadurecida digitalmente e responsável em termos tributários.


Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Palavras-chave: Tecnologia Nuvem Gestão Tributária

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/como-a-tecnologia-em-nuvem-transforma-a-gestao-tributaria

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid