Comissão de Seguridade Social aprova prioridade no SUS para vítima de violência

Pela proposta, elas terão prioridade em serviços de assistência psicológica e social e preferência na realização de cirurgia plástica reparadora.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 715/19, da deputada Marília Arraes (PT-PE),  que prevê prioridade para atendimento,  no Sistema Único de Saúde (SUS), de mulheres vítimas de agressão.


Pela proposta, elas terão prioridade em serviços de assistência psicológica e social e preferência na realização de cirurgia plástica reparadora. A regra vale para mulheres que, em decorrência de agressão, passem a apresentar qualquer deformidade ou deficiência atestada por laudo médico.


O relator, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), destaca que o sistema de atendimento à mulher vítima de violência precisa ser eficaz. “O rápido tratamento facilitará a recuperação física e psicológica”, disse.


Ações


A proposta aprovada também prevê que o Poder Executivo promova as seguintes ações:


– realização periódica de campanhas de orientação e publicidade institucional;


– distribuição gratuita de remédios durante o pré e o pós-operatório;


– encaminhamento para clínica especializada dos casos indicados para contemplação diagnóstica ou tratamento, quando necessário;


– controle estatístico dos casos de atendimentos.


Conforme o texto, os recursos financeiros destinados a essas despesas serão alocados para o ano subsequente à sua aprovação e provenientes da programação orçamentária de saúde. Poderão ser realizados convênios para efetivação das medidas.


Tramitação


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Agora, segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: PL 715/19 Prioridade Atendimento SUS Vítimas Violência Agressão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-de-seguridade-social-aprova-prioridade-no-sus-para-vitima-de-violencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid