Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que torna crime violar prerrogativas da advocacia

O Projeto de Lei 8.347/2017, que também criminaliza o exercício ilegal da profissão, recebeu 45 votos favoráveis e três contrários.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5/12) a criminalização de atos que violem prerrogativas da advocacia. O Projeto de Lei 8.347/2017, que também criminaliza o exercício ilegal da profissão, recebeu 45 votos favoráveis e três contrários.


O parecer votado na CCJ foi elaborado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ). O parlamentar, ex-presidente da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil, afirmou que o PL “está de acordo com os preceitos constitucionais”. A proposta foi aprovada em agosto pela CCJ do Senado e deve seguir agora para o Plenário da Câmara.


Se for aprovado novamente e em seguida sancionado, o texto vai alterar o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) e fixar pena de um a quatro anos de prisão para quem ofender os seguintes direitos da classe:


- impedir o exercício da profissão;


- impedir o auxílio da OAB em caso de prisão;


- impedir o acesso de documentos judiciais;


- impedir a retirada dos autos de processos finalizados por até 10 dias, mesmo sem procuração;


- impedir de ter vista dos processos judiciais ou administrativos;


- impedir o profissional de auxiliar seus clientes durante investigação;


- ser preso, antes do trânsito em julgado, em local que não seja Sala de Estado Maior;


- afrontar a inviolabilidade do escritório ou o sigilo entre advogado e cliente.


Além desses pontos, o texto define que, caso o advogado seja conduzido ou preso arbitrariamente, o agente público responsável pelo ato poderá perder o cargo e ser proibido de exercer função pública por até três anos. Por outro lado, a prisão de membro da advocacia determinada por decisão judicial não será considerada crime, mesmo que o entendimento seja reformado nas instâncias superiores.


Segundo a proposta, a OAB será a responsável por pedir às autoridades investigação e diligências sobre eventual violação de prerrogativas. Também poderá solicitar junto ao Ministério Público sua admissão como assistente na ação e apresentar ação penal de iniciativa privada.


O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, afirma que a impunidade para os abusos tem sido a regra, já que não há pena para o descumprimento da lei que já existe desde 1994. "O projeto em tramitação preenche esse vazio existente na lei brasileira”, diz.


Exercício ilegal


Sobre o exercício ilegal da profissão, o projeto considera crime “exercer ou anunciar que exerce, ainda que a título gratuito, qualquer modalidade de advocacia, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício, ou sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites”.


Também insere no exercício ilegal quem atua como advogado mesmo estando suspenso pela OAB ou pela Justiça. “Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se cumulativamente multa”, complementa o texto do PL.

Palavras-chave: Projeto de Lei 8.347/2017 Criminalização Violação Prerrogativas Estatuto da Advocacia OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-de-constituicao-e-justica-aprova-projeto-que-torna-crime-violar-prerrogativas-da-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid