Começar de Novo: CNJ entrega selo do programa e assina convênio com o Confea

Contratação de ex-presidiários. Iniciativa do Programa Começar de Novo.

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (1)




O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entrega nesta terça-feira (17/8) na sessão plenária, o selo do programa Começar de Novo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), ao Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) e ao Instituto Liberty. As entidades contribuíram  para o programa e cumpriram os requisitos definidos pelo CNJ.


A Anamatra contratou um egresso como auxiliar de serviços gerais da associação.  Já o Ibimm conta com quatro egressos: um caseiro, um instrutor de  ecoturismo e dois auxiliares de escritório. O instituto também abriu seis vagas para presos - dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de escritório, um contador e um auxiliar de turismo. O Instituto Liberty ofereceu uma vaga para montador e promoveu a oferta de 144 vagas de cursos de capacitação.


Ainda na sessão plenária desta terça-feira será assinado o termo de cooperação entre o CNJ e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Com o convênio, o Confea efetiva a implantação do programa de reinserção social de presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como de adolescentes em conflito com a lei, por meio do incentivo ao trabalho e à profissionalização. O programa Começar de Novo reúne um conjunto de ações culturais, educativas, de capacitação profissional e de inserção no mercado de trabalho.


O termo tem entre suas obrigações estabelecer parcerias com outras instituições e organizações e orientar os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia para que colaborem com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário/CNJ na fiscalização das obras de novos presídios.


O Programa Começar de Novo foi lançado em 28 de dezembro de 2008 pelo CNJ e o Supremo Tribunal Federal. Em outubro de 2009, o plenário do Conselho aprovou a Resolução 96, que institucionalizou o Começar de Novo no Poder Judiciário e criou o Portal de Oportunidades. O portal (http://www.cnj.jus.br/comecardenovo/index.wsp) disponibiliza vagas de trabalho e cursos de capacitação oferecidos pelas empresas parceiras do programa. Os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: comecardenovo@cnj.jus.br ou pelo telefone (61) 3217-6789.

Palavras-chave: Começar de Novo projeto ex-presidiários CNJ STF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comecar-de-novo-cnj-entrega-selo-do-programa-e-assina-convenio-com-o-confea

1 Comentários

JOÃO MARCUS FAÇANHA funcionário público estadual18/08/2010 22:52 Responder

A iniciativa, como todas as ações que envolve o CNJ, é particularmente excepcional.

Conheça os produtos da Jurid