Com problemas de coluna, ministro Joaquim Barbosa renuncia a cargo no TSE

Alegando problemas de saúde, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa renunciou ontem (17) à vaga que ocupa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




Alegando problemas de saúde, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa renunciou ontem (17) à vaga que ocupa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo critério de antiguidade, Barbosa deveria assumir a presidência da Corte em 2010, ano eleitoral, substituindo o ministro Carlos Ayres Britto.

Barbosa se licenciou por duas vezes da Corte por causa de problemas de coluna. Hoje, ao retornar de um período de 90 dias afastado, o ministro disse lamentar ter que deixar o cargo.

?Primeiramente, esgotei todas as tentativas no sentido de dar sequência ao exercício das funções nos dois tribunais. Porém, aos deveres inerentes à minha condição funcional contrapõe-se neste momento a necessidade incontornável de cuidar de minha própria saúde?, afirmou Barbosa, em ofício lido por Ayres Britto.

?Em pouco mais de um ano nesta corte aprendi muito e me aclimatei aos temas da Justiça Eleitoral de maneira que sinto muito ter que tomar essa decisão?, disse o ministro, agradecendo a ajuda de sua equipe de gabinete e pedindo desculpas aos advogados ?por meu caráter ranzinza, uma [manifestação de] preocupação com a equidade?.

Barbosa será substituído pelo ministro Ricardo Lewandowski, que, durante a sessão plenária de hoje, disse que o colega já o havia alertado para a possibilidade de deixar a Corte caso sua saúde piorasse. ?Lamento profundamente, não só como magistrado, mas também como cidadão?, declarou Lewandowski.

Para o ministro Felix Fischer, Barbosa é um ?exemplo de magistrado independente, o que, no dia a dia, não é uma característica tão geral no meio jurídico?.

Nomeado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, Barbosa atuou como ministro substituto do TSE entre 2006 e 2008, ano em que foi efetivado no cargo que agora renuncia.

Palavras-chave: renuncia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/com-problemas-coluna-ministro-joaquim-barbosa-renuncia-cargo-no-tse

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid