Com 'Lei Tiririca', começa reforma política 'possível'

Hoje, os partidos se aliam para formar chapas para somar forças e produzir um alto coeficiente; na nova regra, uma aliança partidária não produz qualquer efeito

Fonte: O Estado de São Paulo

Comentários: (30)




A proposta de reforma política que começa a ser debatida no Congresso, a partir de terça-feira, deve aprovar uma mudança radical na eleição de deputados. Há uma grande chance de os partidos condenarem à morte o atual sistema proporcional, baseado em coeficiente eleitoral. No lugar entraria o voto majoritário simples. Traduzindo: quem tem mais votos é eleito.

 

Hoje, as vagas são distribuídas conforme o número de votos recebidos pela legenda ou coligação. Levando em conta esse resultado, o partido tem direito a um número de eleitos, mesmo que alguns tenham menos votos que outros candidatos.


A mudança tornará inútil a figura do candidato puxador de votos, geralmente representado por algum político importante ou por celebridades. Tanto que a proposta do voto majoritário simples foi, ironicamente, apelidada de "Lei Tiririca" - ela impedirá justamente a repetição do fenômeno provocado pela eleição do palhaço, deputado pelo PR de São Paulo.


Tiririca teve 1,35 milhão de votos e ajudou a eleger candidatos bem menos votados, como Vanderlei Siraque (PT-SP), que somou 93 mil votos, menos que outros dez candidatos não eleitos.


Em eleições passadas, outros puxadores levaram a Brasília uma bancada de candidatos nanicos, como Enéas Carneiro e Clodovil Hernandez, ambos já falecidos e campeões de votos em 2002 e 2006, respectivamente. Há nove anos, Enéas foi escolhido por 1,5 milhão de eleitores e puxou mais quatro deputados, incluindo Vanderlei Assis de Souza, com ínfimos 275 votos.


"É um pouco chocante. Alguém que teve 128 mil votos não pode decidir em nome do povo, e quem teve 275 votos pode", diz o vice-presidente Michel Temer (PMDB), defensor do voto majoritário simples. "Os partidos não vão mais buscar nomes que possam trazer muitos votos, nem vão procurar um grande número de candidatos para fazer 2,3 mil votos ou menos, só para engordar o coeficiente eleitoral."

Palavras-chave: Lei Tiririca; Coeficiente; Coligação; Reforma Política; Eleições

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/com-lei-tiririca-comeca-reforma-politica-possivel

30 Comentários

Maria de Fátima Ribeiro Advogada22/02/2011 0:13 Responder

Vejo com preocupação essa mudança. Os partidos pequenos terão dificuldades para eleger seus candidatos,pois, as coligações tem um papel importante na política brasileira, creio que se a mencionada lei for aprovada,os partidos pequenos deverão se unir na formação de um só partido e, como diz o ditado: a união faz a força,podendo assim,conquistar um espaço junto aos grandes partidos.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Juídico22/02/2011 10:25 Responder

Criticaram tanto a eleição do humorista, e agora ele se transforma no grande motivo da esperada reforma política, empurrada com a barriga há décadas pela classe. Tiririca - que ninguem se atreve a considerá-lo um burro, graças à clareza de seus pensamentos nas entrevistas a jornalistas -, certamente se converterá em mais um dos parlamentares a se destacarem por sua atuação. Inteligente como é e acostumado em decorar textos na TV, por certo está se dedicando com afinco no seu aprendizado cultural, e logo será mais um dos autodidatas de proeminência no Congresso, dos muitos que há por lá. Tenham a certeza de que, em suas futuras andanças no interior do Nordeste, será chamado de \\\"Dr. Tiririca\\\", por força do hábito do sertanejo em respeitar pessoas que consideram importantes. Tiririca certamente não será mais tratado de \\\"palhaço\\\" sem sê-lo (porque palhaço implica na cara borrada de tinta cremosa e nariz de borracha) e,sim, humorista ou comediante, por seu gênero. Boa sorte, Dr. Tiririca...Não decepcione aos que acreditam no senhor.

RAFA GLICE Advogado 02/03/2011 3:26

MEU DEUUSSSSSSS

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado 06/03/2011 1:09

SALVE-SE QUEM PUDER

Dr: João Luís Albertino Advogado22/02/2011 10:51 Responder

Estão provando do próprio veneno os Srs. deputados, é facil fazer algo contra o povo, agora quando o po- vo faz algo de suma importância contra eles,(caso tiririca),chaman- do-os indiretamente de ( \\\"anarfabe tos\\\"), o pessoal corre atrás do pre- juizo,temos que mudar a lei dos vo- tos.Palahaçada Nacional,é seu MI CHEL TEMER,esta temendo o que, a água bateu no fiofó,se cuida zé mané,o povo não é bobo não. Um brasileiro,nascido no Bairro do IPIRANGA-São Paulo - Capital.

wilson coelho auditor fiscal22/02/2011 10:52 Responder

Há algumas décadas, em sinal de protesto, o povo \\\"elegeu\\\" um rinoceronte de nome \\\"Cacareco\\\" e um macaco de nome \\\"Tião\\\" não me lembro bem para quais cargos. Naquela época a cédula de papel permitia que se escrevesse qualquer coisa nela. Esses animais tiveram mais votos que o ser humano mais votado nas respectivas eleições. A votação em Tiririca também teve um nítido sinal de protesto. Só que, agora, votaram num ser humano que era candidato. Que ele aprenda o suficiente para ajudar o povo. A reforma política vem em boa hora. Sou a favor do voto majoritário simples, para que não se repita outro \\\"fenômeno Tirica\\\" em que o candidato é utilizado como isca para outros \\\"tubarões\\\" se locupletarem no poder às custas de votos minoritários. Sob meu ponto de vista o sistema proporcional, pelo coeficiente eleitoral, ofende a constituição uma vez que pode não dar o poder a quem o povo (maioria) escolhe.

Rogério Place Graduando em Direio 22/02/2011 18:42

Concordo plenamente com você, caro colega Wilson Coelho. Sou totalmente a favor desta reforma. -VOTO MAJORITÁRIO SIMPLES JÁ!

Elisa A advogada 23/02/2011 18:43

Realmente, Robson Sinomar: a eleição de Tiririca por São Paulo, que antes achei absurda, vai dar frutos, os melhores! Assustou a classe política e o povo, a indignação dos eleitores contra a classe política. Entretanto, os próprios políticos promoverem a reforma política causa temor, eles que aumentam seus próprios salários, que compactuam com excrescências no legislativo e tantas mazelas que conhecemos! Tiririca, apesar de semi alfabetizado, digamos assim, torna-se símbolo do povo e serve para o repensar do sistema político brasileiro. Parabens pelo seu belo comentário .

Robson Silva Consultor Jurídico 24/02/2011 12:35

Pois é, Drª a Elisa: Congratulo-me com sua solidariedade. Na verdade aqueles que se mostraram indignados com o cearense eleito por São Paulo, tiverem interesses políticos contrariados pelo artista, ou são frustrados porque bem que gostariam de estar no seu lugar. A frustração pessoal faz com que sintam inveja de quem venceu. De onde não se espera é que poderá vir a tão sonhada renovação do Sistema Político brasileiro. Que a ingenuidade pueril doTiririca não se corrompa pelas inúmeras velhas raposas que tomam conta do galinheiro, no Congresso Nacional.

Mª Odete aposentada 02/03/2011 15:32

Pois é Robson e demais comentaristas. Agumas vezes fico lendo os comentários, de todos os tipos, pois aqui se aplica o preceito constitucional, da liberdade de expressão, embora algumas vezes meio deselegantes. Me vi a perguntar: Será que esse tambem não será corrompido ou extirpado do poder? pois de acordo com os ditados popular: dê o poder ao homem, que voce o conhecerá. Penso que mesmo a Reforma, só beneficiará a quem tem interesse nela, e quem as faz?

Francisco de Assis Dias da Costa Contador22/02/2011 11:07 Responder

Acredito que os reflexos são abrangentes, passando inclusive como comentado pela Dra. Fátima Ribeiro, pela união dos partidos pequenos. É necessário aprofundar o tema também no sentido de limitar a quantidade de partidos políticos, coibir a maioria quer seja nas Câmaras Municipais, Câmara Federal e no Senado.

Mª Odete aposentada 02/03/2011 15:40

Escrevi em um comentário acima. E percebe-se em todos os comentários o que coloquei. A reflexão aqui está em alto nível e muito interessante os questionamentos, pois como foi colocado pelo Contador, necessarios seria mesmo aprofundar os questinamentos, já que veio desde os Patidos pequenos, ao politico, ao poder e aos cidadãos em geral. Ai quem me dera que todos ai tivessem o poder de descisão e se unissem num objetivo comum. Mas quem está lá não quer abrir mão do Poder, e ai nós e nossos herdeiros, no futuro, pagaremos o alto preço. Senhores, vamos continuar com nossos pensamentos democráticos e que se estvierem no poder (eu não tenho interesse nesse campo), possam continuar com o discernimento aqui ponderados.

Ricardo Steinhorst Kraetzig Advogado22/02/2011 11:56 Responder

É uma questão complexa, quanto mais a forma que a faz emergir, entretanto, salutar. Pode ser que no futuro retornem ideiais partidários, posições, pessoas com pontos de vista mais abalizados e menos negociáveis... Atualmente se o cidadão se filia a um partido que teria pressupostos esquerdistas, de centro ou de direita, tal condição perde a relevância ao coligar-se com outro de posição totalmente contrária, apenas visando votos. Que o povo embora errando, possa exercer cada vez mais a democracia... Que termine ao menos essa farra ab initio...

CESAR AUGUSTO AUTONOMO E BACHAREL DE DIREITO22/02/2011 11:57 Responder

Tomara que essa lei passe e que venham mais 500 Tiriricas, assim ficariamos livres dos ladrões permanentes. Os partidos políticos não querem saber de qualidade dos seus candidatos e sim pela quantidade de votos que eles podem conseguir. Os partidos pequenos vão ter que se fundir em um só. Nós já vimos o efeito Enéas, que elegeu quantos políticos. A tendência é de ficarmos vendo o Sarnei ser candidato até os 100 anos e ser presidente do senado. Tem que ter limite de idade máxima para os políticos e sem direito de aposentadoria. quero ver até onde vai acntecer as mudanças.

ELIANE DE CASTRO MENDA Advogada22/02/2011 12:07 Responder

Sou totalmente a favor do voto majoritário simples, pois vejo muitos partidos ficarem à \\\"sombra\\\" de outros partidos para se elegerem e terem cargos. O voto do povo deve ser respeitado e aquele partido e canditado que provar ao povo que tem competência e vontadade de realmente fazer algo pelo povo que se estabeleça, ou seja, a vontade do povo deve prevalecer! Desejo ao nobre deputado Tiririca que faça jus a confiança do povo que nele votou. E apartir daí veremos se o povo acertou! VOTO MAJORITÁRIO SIMPLES, SIM!

CARLOS ALBERTO Contador22/02/2011 17:09 Responder

E falaram que o Cara é um Palhaço...... eu digo que ele é esperto, muito esperto. Parabéns Tiririca com essa lei que leva seu apelido. Mostre para esses políticos que nos fazem de palhaços, e nos usam para chegarem ao poder de forma disfarçada, que no final em tudo termina em pizza. Graaaaaaannnnndde Abraço.

Gilson Desempregado22/02/2011 17:36 Responder

Hoje se isso acontecer, sera uma das coisas nais util que sera aprovado no momento pelos os deputados, \\\"somos governados por pessoas, e não por siglas\\\", siglas e apenas um enterresse político e não uma vontade de governar, ( O politico que quer realmente exercer sua profissão de politico não olha partido e sim para o povo)

Leliane autônoma23/02/2011 11:31 Responder

Acho que é exemplar. Michael Temer tem toda razão em afirmar que partidos não irão mais procurar pessoas cujo nome somariam votos. Pessoas irão se destacar ou não e por merecimento de votos chegarem ao lugar onde os votantes gostariam que estivessem. Esse negócio de uma pessoa levar 275 votos e ficar como deputado porque uma terceira conseguiu votos para ele e outra conseguir 128 mil votos diretos do povo não chegar lá é simplesmente inaceitável. Tomara que a lei seja aprovada e de imediato.

wilma S.M.Pinto advogada23/02/2011 13:10 Responder

Estou de pleno acordo com as manifestações de meus antecessores; acrescentando, porem, que alem dessa mudança que se faz necessária em rítmo célere, é preciso revogar a legislação que autoriza naquela Casa-Congresso- a nomeação dos SUPLENTES, que são indicados, à revelia do povo.,com remuneração, é óbvio; fato que, em última análise vai de encontro ao nosso regime democrático Essa aberração que muito prejudica o Estado passa imperceptível. Ainda com a faculdade de legislarem em causa própria, com os aumentos de seus \\\"Salários\\\" astronômicos, sem qualquer policiamento e na \\\"calada da noite\\\".sem contar as vantagens das mordomias, tudo em detrimento dos mais necessitados. que não podem ter um salário mínimo justo, ou menos miserável sob pena de ROMBO À Previdencia. Daí a pergunta=, Se os vencimentos desses políticos fossem controlados e limitados à exemplo dos empregados comuns, sujeito às possibilidades do \\\"Caixa da Nação\\\", sem prejuízo as verbas prioritárias, com a Saúde e a Educação etc. mesmo assim ainda estariam interessados a continuar na POLÍTICA ?.Por amor à Nação, por patriotismo ? PASMEM OS CÉUS !!!!!!!!!

Luiz Neto Técnico Judiciário 06/03/2011 12:54

Se a nobre Dr.ª disse tudo isso, o que mais tenho a dizer? Belo comentário!

Moysés Domingos Corrêa advogado23/02/2011 16:00 Responder

Parabenizo Nobre Colega Michel Temer por esta iniciativa que contribuirá para aperfeiçoamento de nossas institruições democraticas e a representatividade em nossa Casa Legislativa.

Cidadã brasileira advogada 23/02/2011 18:46

Tiririca começa cumprindo sua promessa: \\\"Vote em Tiririca, porque pior não fica!

Dermival Rosa Bacharel em Direito24/02/2011 13:57 Responder

A elição de tiririca, reflete a expressão maxima da democrcia representativa, e o sistema partidario, o voto majoritário simples, é o fim da representatividade partidaria, O professor Michel Temer, sabe que não existe Democracia sem partidos politicos, Qual é a Dele, está jogando em que time, no da Democracia não é, pois este seu pleito siginifica o começo do fim da nossa tão bela democracia.

Oseas Administrador25/02/2011 1:29 Responder

O comentário é Tiririca ter sido eleito e com ele mais outros. O voto majoritário simples continua elegendo outros tiriricas da vida. O gasto do dinheiro público pelos políticos é grande, e o povo em um ato de descrença desta clase, comete outras besteiras elegendo os palhaços da vida.

evaldo jose da silva funcionario publico26/02/2011 12:55 Responder

Eu fico idignado com o que vem ocorrendo no nosso país a sociedade vem brincando com o voto elegendo quaquer pessoa como forma de revendicacao, isto e pessimo para nossa sociedade, pois nao havera mudanca no nosso sistema legislativo elegendo pessoas desqualificada para nos representar elegendo um palhaco que enende de palhacada e brincadeiras.Eu pergunto sera que na hora de votar as leis, ele ira saber se aquela lei discuida no plenario ela e benefica para a sociedade. Entao a sociedade precisa mudar o conceito quando eleger seus reresentante para nao sofrer com a ignorancia de quem elegeu no futuro.

Edson Guimarães Estudante 02/03/2011 11:15

Prezado, no meu ponto de vista a sociedade não vem brincando, não resta dúvida que se trata de voto de protesto, será que se a sociedade for informada corretamente sobre o que aconteceria se mais de 50 % dos votos forem nulos, a forma de protesto mudaria? Acredito que sim, a votação nula ocorreria em massa. Ora por que o voto é obrigatório? pelo mesmo motivo que a partir de 16 anos pode-se votar, criar mais vagas. A população não brinca, ela é manipulada, e é manipulada porque a classe dominante engana quando diz que a classe média aumentou, porque isso foi feito estatisticamente através da redução das faixas dos valores per-capita da familia. Também engana quando fala da melhoria de ensino, ora desde quando para ser considerado alfabetizado e constar nos índices de desempenho do ensino, basta assinar o nome? Senhores, o povo precisa ser ensinado, ensinado a raciocinar e não somente reproduzir algo que lhe é colocado na mente, desde o estudo mais básico, mas se o povo (massa, qualificaria melhor), raciocinasse quantas raposas velhas seriam expurgadas do poder? Logo não interessa ensinar o povo a raciocinar, porque quem raciocina, contesta, cobra, exige o respeito aos seus direitos.

Robson Silva Consultor03/03/2011 0:11 Responder

Os cães ladram, muitos políticos roubam e a caravana passa silenciosa, rumo ao seu destino. O humorista é duramente mordido por cães barulhentos, enquanto cumpre seu incipiente mandato de deputado federal, gozando de prestígio internacional. Duvidam? Vejam na Internet como o pacato Tiririca vai se projetando no exterior como pessoa inteligente e sincera, que se elegeu de forma massacrante aos seus concorrentes, sem mentir para o eleitorado. É só conferir o vídeo que atualmente é um dos mais visitados do YouTube. E a propósito, Tiririca: já deu para saber alguma coisa útil que o Deputado faça na Câmara Federal? Conte pra gente, cara! Você prometeu...

Pedro Nunes Carneiro Advogado05/03/2011 13:57 Responder

Nova Iguaçu, 05 de março de 2011. Conclui-se que: Elejam os palhaços. Sem comentários, sem legenda, etc...

ismar consultor10/03/2011 17:34 Responder

Enfim, comentários respeitosos ao tiririca. Parabém, pessoal!!!

LuLuz Servidor Público11/03/2011 16:41 Responder

Só quero saber uma coisa vamos ter \\\"Reforma\\\" guela abaixo ou vamos poder usar o direito constitucional: \\\"A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - Pleibiscito ou Referendo.... será que vamos ser consultados.....

LuLuz Servidor Público11/03/2011 16:43 Responder

Ops!!!rsrsrsr assim não vão querer minha contribuição né ...GOELA abaixo....desculpem...foi a pressa....

Vagner Reis advogado17/03/2011 21:34 Responder

Vou discordar da colega Maria de Fátima Ribeiro. Se por um lado tem a questão levantada pela colega, o reverso da moeda, sinaliza um horizonte de partidos representativos com ideais sólidos, acabando de vez com partidos nanicos que só entram no jogo político para buscar obscuros objetivos

Jair Mesquita Advogado18/03/2011 23:03 Responder

É triste ver manifestações que refletem somente a orientação midiatica do momento. Julgo importante não esquecer a história para não repetir os mesmos erros. A eleição de Tiririca ou de Lula não é uma excrecencia, na mais pura verdade é a expressão da democracia. Independentemente de acreditarem alguns que isto é um demérito, em verdade é mérito. Significa que o direito de votar, seja por puro protesto, está absolutamente garantido. A meu ver, a eleição por sistema majoritário simples somente beneficiará quem já tem poder, econômico ou midiático. Antes então se aprove o voto em lista pura, onde os partidos devem apresentar uma lista de candidatos, os quais os eleitores podem avaliar, sendo eleitos \\\"proporcionalmente\\\" e na ordem a maior votação. A maior votação será a do partido e não do candidato e, quando o eleito pretender votar contra a orientação partidária poderá ser removido da vaga que será ocupada por outra pessoa com compromisso com o programa do partido em questão. Infelizmente, a forma defendida na tese em questão so beneficia a autocraticia a plutocracia e muitas outras \\\"cracias\\\", menos a democracia. Livre interpretação de Contouré: \\\"Eu não concordo com nada do que você diz, mas morrerei lutando pelo direito de você dize-lo.\\\" Traduza-se: Eu não o quero como representante, mas não admito que ninguém, a não ser o voto, me imponha outro representante.

sergio rafael estudante19/03/2011 0:50 Responder

Em minha opinião, se vão mudar as regras e tira o direito dos menos favorecidos chegar ao poder, então deveriam também ser votos regionais. Ai sim fazia justiça mais do jeito que querem fazer, só quem fica no poder são eles que já roubaram muito tem dinheiro para compra de voto. Acorde pessoal vamos botar folgo no Brasil em quanto a tempo..

Jair Mesquita Advogado20/03/2011 1:13 Responder

Só para constar e corrigir, a frase \\\"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las\\\", foi citada por François-Marie Arouet, cujo pseudônimo era VOLTAIRE, em relação ao livro \\\" O Contrato Social \\\", do filósofo suíço Jean-Jacques ROUSSEAU, seu inimigo. Voltaire era um dedicado defensor das liberdades civis e da reforma social e esta frase, considerada a essência da tolerância e da defesa da liberdade de expressão, foi reproduzida e interpretada de diversas formas ao longo dos anos por pensadores, escritores e outros.

Ze Mane Estudante Direito20/03/2011 14:42 Responder

Acho que tambem tem que impor limites aos radialistas e apresentadores de TV. Muitos deles, em muitos deles o programa leva o seu nome. eles praticam verdadeiro estelionato eleitoral. ficam 4 anos fazendo verdadeiro progama eleitoral. apresentador que deseja ser candidato tem que deixar o programa 1 ano antes e proibir de rotular o programa com seu nome.

TAZA (Sérgio Lemke) Musico e Psicólogo21/03/2011 9:12 Responder

A maledicente jogatta do \\\"geitinho brasileiro\\\" deve acabar. 11 anos de Europa e oriente me deram a noção de que eles lá fora não teem UM PINGO de respeito por nós, brasileiros, confundidos com os Tiriricas da Vida, b., mulata, samba, café e pelé, futebol e madeira boa e barata é a TÔNICA preceptual dos Europeus a nosso respeito. Até 1994, não havia sequer nos bancos Holandeses o nome \\\"cruzeiro novo\\\", depois mudado para real. Até Rupia, até uns paizes bem xavecos, para usar uma linguagem bem tiririca, havia como trocar dinheiro. Na Hoçlanda não sabiam de nós aqui, nem o nome da moeda sabiam. Não se confia no brasil e seus dirigentes, a maioria média, abaixo do esperado para serem lideres. Considero imoral ser representado por um palhaço e acho mais feia ainda a conduta imoral da advocacia no brasil, toda entremeada de \\\"inteligentsias\\\". prova-se qualquer coisa e o cara não teve obrigação NENHUMA de provar que sabe ler e escrever... O que ele tem a temer, eese gajo? Fica provado por sua conduta evasiva, que ele... NÃO DEVE SABER. E eu tenho o direito de saber por quem sou representado. Doutor em Psicologia e Músico, TAZA. (s.h.lemke) Já que esse gajo é o Tiririca, eu sou o TAZA, com licensa. Mas me foi oferecido esse npome por um grande mestre.

Robson Silva Aposentado 23/03/2011 9:24

Olá TAZA: Você deve ter ficado demasiado tempo no exterior que se esqueceu do vernáculo pátrio e suas regras de escrita correta e, quiçá, até do espírito de brasilidade - se é que você seja realmente um patrício. Se o Brasil lá fora é visto da maneira que conta, é por causa de impatriotas como você que não o defendem. Geralmente esses renegados se limitam a confirmar as dúvidas dos alienados exteriores, quando não aumentam a desinformação com comentários de cunho pessoal - como o seu -, elevando o grau de descrédito para nosso País. Vá morar na China, cara!

Danielle Araripe Estudante de Direito22/03/2011 0:00 Responder

Faço jus a Lei Tiririca, já passou da hora de termos uma mudança no sistema político, a eleição de Tiririca foi uma reação da população aos políticos que são doutores, phd e que não fazem nada pela sociedade, só fazem algo em proveito de si mesmo, eleger um semi-analfabeto é sim, o começo da mudança que virá por aíi, com certeza ele não nos decepcionará, sou nordestina com orgulho e serei expectadora das ações e mudanças que ELE provocará...Voto Magoritário Simples JÁÁÁ!

Maria das Graças Leite professora23/03/2011 22:47 Responder

Acho que Tiririca está se mostrando mais inteligente do que todos imaginavam... mais inteligente e justo. Tomara que ele não se corrompa nesse mar de lamas que é o Congresso, e, sim, que ele sirva de exemplo para tantos que acreditam que apenas um diploma de curso superior avalia competência e responsabilidade. Tiririca está provando que não é um palhaço no sentido pejorativo que muitos o julgam e, sim, um cidadão que se propõe a trabalhar honestamente em benefício do povo... Parabéns ao Dr. Tiririca... Os brasileiros esperam que você dê um banho de honestidade e inteligência nesse \\\"bando\\\" de intelectuais que povoam o Congresso e que só pensam em seu próprio bolso... Que venham outros Tiriricas com a mesma inteligência e garra para lutar e acertar...

Paulo Luiz Mendonça. sua profissão05/08/2011 15:53 Responder

Brasileiros acordem. O ser humano não tem jeito. Se for brasileiro pior ainda, o povo da minha terra está sempre sendo enganados e continuam acreditando em todo e qualquer político. Como sou mais velho, me lembro do primeiro enganador que apareceu dando uma de pobretão com casaco roto, descabelado e com barba por fazer, se fazendo passar por um pobre desvalido. Não deu outra o poder econômico colocou no governo alguém para fazer seus jogos políticos. Janio Quadros foi a figura usada pelos poderosos. Passaram se muitos anos, os poderosos do nosso país trouxeram outra figura, agora usando uma tática diferente, pois o povo evoluiu um pouquinho eles evoluíram também mudaram a tática. Desta vez foi um tal de caçador de marajás, a tática deu certo o povão se empolgou, votou em massa e a figura se elegeu. O resultado todos sabem. Agora depois de muitos anos novamente surge outra figura em um partido moderno cujo candidato sai lá do seio do povo, é pobre, é nordestino e é trabalhador de fabrica. Pronto o povo se empolga novamente e o elege, a partir daí já teve mensalão, já teve diversas corrupções e também diversos aumentos de impostos, tudo está como antes, mas o povo continua acreditando nos milagres que um pobre pode fazer para o Brasil, mas o Lula não é mais pobre, a pobreza dele ficou La para traz, hoje ele nem sabe o que é ser pobre. Esta difícil de tirar da cabeça dos seguidores petistas que o PT, é perigoso como qualquer outro partido, pois não há santo nesta historia, todos tem os mesmos intuitos, sede pelo poder, salvo algumas raras e honrosas exceções. Paulo Luiz Mendonça.

Conheça os produtos da Jurid