CNMP lança questionário para construção de política de saúde mental no Ministério Público

Formulário pode ser preenchido até o dia 23 de julho por membros e servidores de todo o MP brasileiro

Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público

Comentários: (0)



Imagem de Andreas Breitling por Pixabay

Dando seguimento ao projeto "Bem-Viver - Saúde Mental no Ministério Público", a Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP) lança, nesta sexta-feira, 9 de julho, uma pesquisa para fixação das balizas da futura política nacional de atenção continuada à saúde mental dos integrantes do MP. O questionário, elaborado por corpo técnico de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pode ser respondido por membros e servidores de todo o MP brasileiro até o dia 23 de julho.

Segundo a conselheira Sandra Krieger, presidente da CES, "o Projeto Bem-Viver entra em sua etapa mais sensível, em que é decisiva a participação de membros e servidores de todo o país: a pesquisa de saúde mental. Somente com uma ampla adesão dos integrantes do Ministério Público, respondendo ao questionário, poderemos definir com precisão os contornos da política nacional de atenção continuada à saúde mental. A construção dessa política não é do CNMP ou da Comissão da Saúde, mas de todas as pessoas que fazem o Ministério Público brasileiro, seus membros e servidores. Por isso, convido-os a acessar o hotsite e participar da pesquisa".

Questionário  

A ferramenta escolhida para a aplicação da pesquisa garante o anonimato dos respondentes. O tempo previsto para a resposta integral ao questionário é de 10 a 20 minutos.  

Riscos psicossociais  

A professora doutora, Janine Kieling Monteiro, da Unisinos, participou da equipe que desenvolveu o questionário. Segundo ela, as respostas viabilizarão a identificação dos principais riscos psicossociais no trabalho e as alterações na saúde mental de membros e servidores em tempos de pandemia.   

“Ditos riscos psicossociais compreendem as interações entre características referentes ao trabalho (relações interpessoais, conteúdo, natureza, ritmo, ambiente e condições de trabalho) e a quem trabalha (suas características, competências e necessidades). As consequências na saúde resultam dessa influência mútua. Os dados subsidiarão intervenções baseadas em evidências”, explica.

Acesse aqui o hotsite Bem Viver. 

Acesse aqui a pesquisa. 

Palavras-chave: CNMP Questionário Saúde Mental Ministério Público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnmp-lanca-questionario-para-construcao-de-politica-de-saude-mental-no-ministerio-publico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid