CNJ nega provimento a recurso da OAB sobre trajes de advogados

O conselheiro do CNJ Nelson Tomaz Braga, relator do recurso, entendeu que os tribunais possuem autonomia para decidir sobre os trajes a serem usados dentro das instalações do Poder Judiciário

Fonte: CNJ

Comentários: (20)




O Conselho Nacional de Justiça negou provimento ao pedido de providências ajuizado pela seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) envolvendo a utilização de trajes dos advogados nas audiências dos tribunais. A OAB alegou, no recurso, que a juíza da 5ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias não teria cumprido a Resolução nº 233/2011 da OAB/RJ, que autoriza os advogados usarem, no verão, apenas calça e camisa sociais. A magistrada teria suspendido uma audiência alegando que um advogado não estaria em trajes adequados para um tribunal.

Palavras-chave: Provimento; OAB; Trajes; Advogados; CNJ

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnj-nega-provimento-a-recurso-da-oab-sobre-trajes-de-advogados

20 Comentários

Lêda Maria advogada23/06/2011 1:03 Responder

Concordo com a decisão do CNJ. Se não tomar uma medida séria, teremos colegas com vestes de ir tomar banho de mar.

Laçador de Gado Currador 23/06/2011 5:53

é dona LÊDA então pq vc não coloca um PALETÓ e uma GRAVATINHA BORBOLETA por cima de uma camisa pra ir para as audiências? pq as advogadas são umas vagabundas que vão de blusinha sem manga e sainhas curtas e deveriam ter de se vestir como a gente. Ainda fodem tudo pq somos obrigados a nos distrair com a gostosisse das vadias e queremos raciocinar mas nossos olhos vão pros decotes. Então não importa se é correto ou não, por ser mulher e desrespeitar os homens devia calar a boca e nem opinar. pq vcs já vão praticamente sem roupa. Putas.

EDSON COROA advogado 23/06/2011 7:54

CALMA AÍ!!!!!!1 LAÇADOR... VAMOS DISTINGUIR AS PROFISSIONAIS DO DIREITO. SÓ CONCORDO QUE OS TRAJES SUMÁRIOS E PROVOCANTES, SÃO VERDADEIROS DESVIOS DE AVALIAÇÃO. MAS O QUE FAZER SE ALGUMAS SÃO GOSTOSAS MESMO.

Renata Barros bacharel em direito 23/06/2011 11:25

É muito fácil dizer palavras tão baixas, difícil é ter a coragem de se assumir. Seja tão homem de colocar o seu nome, assim como foi para escrever estas coisas tão deprimentes!

celina almeida advogada 23/06/2011 17:11

Dr Currador, imbecil é o que mais próximo que se pode falar do que é o senhor. Vagabunda é qualquer uma do gênero feminino que aceite estar com o senhor e se trajes decotados lhe tiram a atenção é fruto de mais dois adjetivos seus \\\"otarisse\\\" e \\\"idiotice\\\". Sinceramente, duvido que você seja advogado, e se for, foi um acidente no exame da ordem deixar passar um jumento na prova. Definitivamente, além do exame tem que ter psicotécnico. Mude para zootecnia ou agronomia, lá terá muita vaca para o senhor olhar. Babaca!

niltão macho rabula 23/06/2011 20:04

meu caro laçador de jegue, voce pegou pesado demais, as mulheres são maravilhosas, não dá para generalizar dessa forma, voce tem muita raiva de mulher meu caro. eu jurao que estou muito desconfiado de voce, acho melhor voce desabrochar esse lado feminino. coloque uma bandeira cor de rosa na sua vida e voce vai relachar. faça isso!!!

Pedro Duarte Advogado 23/06/2011 20:25

Prezados Senhores: O mal não merece cometarios!!!

Gilmar Moraes Professor 30/06/2011 0:35

Sinceramente você deve ser laçador de viado. Uma \\\"homem\\\" que argumenta contra mulheres (colegas) usando palavras desse nível é no mínimo estranho. Quer trabalhar caro colega de qualquer jeito, com qualquer roupa, vá laçar gado lá no pantanal, na ilha do marajó, ou sei lá... Já dei aula muitos anos, para alunas de mini-saia nas primeiras fileiras e jamais perdi o meu raciocínio lógico e nem o foco do tópico a ser ministrado (matemática e direito administrativo). Mulheres, sem hão o que mostrar, mostrem que se ninguém quiser admirar, eu me habilito.

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado 22/07/2011 21:40

SINCERAMENTE NUNCA LI UM COMENTÁRIO TÃO VIOLENTO COMO ESTE. DEMOCRACIA É UMA COISA, FALTA DE EDUCAÇÃO É OUTRA. SE UM SUJEITO A CADA MULHER QUE VÊ PENSA EM RELAÇÃO SEXUAL, DEVE SER UMA PESSOA COM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS. SEXO É DEVIDO NA HORA CERTA E NÃO A CADA MULHER QUE VÊ. NEM OS ANIMAS IRRACIONAIS SE COMPORTAM DESTA FORMA, SÓ NO CIO!

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado 22/07/2011 22:06

NÃO É QQER. UMA QUE PODE CITAR O ZOOTÉCNICO OU O AGRONOMO. OUTRA COISA : AGRONOMIA NÃO TEM NADA A VER COM VACAS. ZOOTECNIA, CONCORDO.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito23/06/2011 1:53 Responder

Esperem até o dia 28 de junho que a derrota da OAB vai ser vergonhosa, isso se a justiça neste País for coisa séria.

celina almeida advogada 23/06/2011 17:12

Vai sonhando....

Pedro Duarte Advogado 23/06/2011 20:21

Este é figurinha carimbada e jubilado na prova da OAB.

celina almeida advogada 23/06/2011 21:43

ehehehehe

Gilmar Moraes Professor 30/06/2011 0:38

Sou acadêmico e não tenho medo da prova da ordem. Eu estudo. Eu estudo. Eu estudo. Sou a favor da prova da ordem. Abaixo a prostituição da profissão do advogado.

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado23/06/2011 4:48 Responder

\\\"Justiça séria neste País\\\"? Tremei, gal. Charles de Gaulle!

Jailton advogado23/06/2011 5:54 Responder

Tanta coisa, mas tanta coisa mesmo, para a justiça se pronunciar e fica perdendo tempo com firulas, segundo as quais os advogados dever vir para as audiências com meias 7/8, mas sem baton. E esse tempo dispendido para tratar desse assunto não poderia estar sendo utilizado para discutir sobre a informatização de coisa tão atrasada? É preciso seriedade, senão Os Aloprados; Os mensalistas e outros darão seguimento às suas idéias. Acorda, Brasil!!!!

GUIOMAR MAROTTI DUMONT ADVOGADA23/06/2011 9:37 Responder

QUE FALTA DE RESPEITO DO NOSSO COLEGA LAÇADOR. TANTAS PALAVRAS DE BAIXO CALÃO QUE PENSO QUE ESCOLHEU A PROFISSÃO ERRADA. CONCORDO QUE OS NOSSOS COLEGAS PODERIAM VESTIR ALGO MAIS APROPRIADO AO NOSSO CLIMA.

lizana aposentada23/06/2011 11:50 Responder

OLA LAÇADOR DE GADO, PELO SEU PRONUNCIAMENTO VOCE ESTA MAIS PARA LAÇADOR DE VACAS DO QUE DE BOIS. SABEMOS DE ANTEMÃO QUE A JUSTIÇA NESTE PAÍS É TOTALEMNTE FALHA, DAÍ O SENHOR SE VE NESSAS CONDIÇÕES DE OFENDER E COM PALAVRAS INJURIOSAS AS PESSOAS PRINCIPALMENTE AS DO SEXO FEMININO, MAS SE FOSSE EM PAÍS SÉRIO, SERIA CARREADO, MORTO E SEPULTADO, EM PAÍS SÉRIO INFELIZMENTE COMO NÃO VIVEMOS EM UM PAÍS SÉRIO, TEMOS QUE NOS SUJEITAR A LER IMPROPÉRIOS DE INDIVIDUOS QUE CERTAMNTE NÃO RESPEITA AS MULHERES DA PRÓPRIA FAMILIA... PONTO LANÇADOR DE ALGUMA COISA, QUE COISA É ESSA NÃO SEI, TALVEZ AS MULHERES DA SUA FAMILIA.SIM PORQUE VOCE NÃO DEVE TER SIDO ABORTADO POR REPOLHO, POR MAIS IDIOTA QUE POSSA PARECER, NÉ NÃO! FUI LIZANA

Márcio Luiz dos Reis Advogado23/06/2011 12:04 Responder

Bom Dia a todos. A bem da verdade, já passou da hora de se eliminar esta hipocrisia quanto às vestes dos operadores do direito e dos cidadãos quando em recinto forense. Tudo bem que devemos nos apresentar devidamente trajados, mas, exigir pompa e desfile de modas, isso não coaduna com os princípios da eticidade, boa-fé e moralidade. Vivemos numa sociedade consumista, enquanto milhões de pessoas pelo mundo afora, padecem e morrem à mínga de um prato de comida, que esta \\\"dra\\\", possa rever seus atos e fazer uma anamenese, de onde veio, o que possuia e, o que fazia, e, após, ter humildade e desfazer esta casca que ostenta de maneira tão vazia, afinal, é de todos consabido, que não é o que vestimos que nos representa, que nos baliza e tampouco que nos qualifica, mas sim o que pensamos e somos capazes de olhar o mundo com dignidade e contribuir para um mundo melhor. Deixo uma sugestão à \\\"dra\\\": trabalhe, produza, faça justiça, honre o compromisso assumido, faça jus à pecúnia recebida do erário- e que pecúnia e esqueça a vaidade, lembrando sempre que, sem advogado não há justiça - CRFB. 133, Lei n° 8.906/94.

Leandro Vaz Advogado23/06/2011 12:10 Responder

O CNJ e o Judiciário como um todo estão corretíssimos... Num país em que a Justiça é \\\"exemplo\\\", \\\"referência\\\" para o mundo em qualidade e celeridade frente às demandas, temos mais é que nos preocupar com a estética e a elegância dos que batalham no dia-a-dia forense... Não temos mais nada com o que nos preocupar mesmo, dirijamos então nossas atenções às estas futilidades, afinal, como já dizia um velho provérbio chinês, \\\"O mundo perdoa mais facilmente um buraco no cárater de um homem do que um buraco em sua roupa\\\"...

Adherson Negreiros Tejas Servidor Público 24/06/2011 10:06

Qualidade e celeridade do judiciário brasileiro!!! Ta falando sério? Ou ta de gozação?

Claudionor Augusto eterno aprendiz 28/06/2011 5:03

Se você não percebeu ou tem dúvida, o Dr. Leandro é um fanfarrão de primeira, é só observar se embasamento teórico, provérbio chinês!!!! kkkkkkkkkk

Sonia advogada23/06/2011 12:19 Responder

Senhor \\\"Laçador\\\" >Entendo seu desabafo. Sua atitude é típica de quem é muito sensível e sofreu grande desilusão amorosa, e entende que, ofendendo a todas as mulheres estará vingado. >Permita-me dizer-lhe que a mulher que lhe fez sofrer merece sua indignação. >Sugiro que retire este ódio da sua mente e seu coração pois só faz mal a você. A tal mulher (se é que estou certa) nem lembra de você. >Creia, existem muitas mulheres dignas e corretas que demonstram isto no vestir. >Mas, se você deseja apenas gerar uma \\\"polêmica internética\\\", use melhor sua inteligência de advogado e arranje um motivo mais compatível com seu nível cultural pois inteligência e brilhantismo certamente não lhe faltam, como bom advogado. >Saudações Sonia - Advogada

Deveson Bueno Dias Advogado23/06/2011 12:54 Responder

Prezados; muita calma nessa hora, concordo com o colega quanto a ousadia de advogadas e estagiárias em afrontar o judiciário com suas roupas provocantes, no entanto não posso concordar com as palavras lançadas, o que se pode fazer com relação a tal decisão é ignorá-la, pois esta é só mais uma prova do quanto está ultrapassado o raciocínio de nossos Juízes que mais se importam com o trajar dos aperadores do direito que com a demora no andamento ddos processos que diga-se de passagem chegam a ficar mais de ano parados \\\"CONCLUSOS PARA DESPACHO\\\", pemba , macumba , feitiçaria ou coisa parecida faz com que o Magistrado não pegue na caneta para escrever um mero cumpra-se.

Sueli Rosa advogada23/06/2011 15:08 Responder

Bom dia a todos!! Concordo que a classe dos advogados deve se vestir bem, com elegância, porém no verão deveria ser liberado o uso de calça e camisa social, o terno deixa a pessoa elegante , mas passar calor é horrível, poderá até causar uma queda de pressão. Terno não é bem vindo em pais tropical como o nosso. Não sei como os advogados se aguentam dentro de terno com um calor de 30 graus , imagino que devem se sentiram como uma sardinha na brasa.... Em Osasco tem uma juiza que não permite a entrada de advogados e advogadas em sua sala se estes estiverem de calça jeans, no meu parecer isto é ridículo, temos calças jeans elegantíssimas., bem mais que certas roupas sociais surradas . Concordo com comentário do colega Márcio luiz dos Reis realmente já passou da hora de se eliminar essa hipocrisia, esses \\\" juizes\\\" pessam que são Deuses, realmente eles deveriam fazer uma análise de seu passado, de onde vei, qual foi a sua educação, com que tipos de pessoas conviveram, qual o caminho e o que passou para chegar onde chegou..., O QUE QUALIFICA UMA PESSOA NÃO SÃO SUAS VESTES E SIM A SIM AS PALAVRAS QUE ELA PROFERI. NÃO SE AVALIA UMA PESSOA PELA ROUPA. A HUMILDADE CABE EM QUALQUER OCASIÃO. Juizes e juizas sejam menos radicais e mais humildes , pois não somos imortais e depois da morte , somente Jesus e Deus sabe o que nos espera..., após somos todos iguais, não existe ostentação....

jurandy pessuto advogado com 37 anos de exercicio23/06/2011 21:29 Responder

Entendo que o tema é polêmico. A Juiza que encerrou a audiência por falta de traje adequado do advogado, estava louca para não prosseguir com a audiência. Naquela Vara do Trabalho devia estar disponível uma beca para que, tantos os advogados como as advogadas fizessem seu devido uso. Assim acabaria a polêmica do Sr. Laçador (do que). Dr. Jurandy Pessuto

celina almeida advogada 23/06/2011 21:46

Perfeito Doutor; antiguidade é posto, porém, muitos jamais alcançarão, isto é só para os que tem classe e inteligencia! Laçador de macho, com certeza, para ter tanta raiva de mulher!

Rui Tavares Estudante24/06/2011 0:12 Responder

O paletó é um traje inglês, apropriado para o clima daquele pais. Nós latino-americanos como temos a mania de copiar tudo que vem da Europa, copiamos também as vestimentas. Concordo que é necessário o uso de roupas formais nas audiências, mas também é preciso voltar-se para o uso racional, visando a utilização de trajes que tragam conforto, e não o contrário. Paletó não é um traje adequado para nosso clima tropical, principalmente no verão.

Sebastiao Azevedo advogado24/06/2011 9:23 Responder

O Meu Sr Laçador de Gado, voce foi muito infeliz em sua cooação contra as mulher, nao devendo generalizar as coisas, pois em nosso mei as advogadas não são o que o sr. postou, se assim o fosse estariam em outro local que não os Foruns, Justiça do Tralaho etc. Lado outro, a MM JUIZA de Duque de Caxcias, poderia sim ser mais flexivel, pois em tempo de verão, clima quente somente nós advogados sabemos o quenato sofremos. Ela tem que imaginar que não ficamos comente nas salas de audiencias com ar lligado, corremos em nosso dia a dia de um lado para o outro. Aho que um advogado com camisa social, calça do mesmo porte, gravata, nao vai fazer diferença e não vai tirar seu conhecimento e potencial para defender os direitos de seus constituintes. Deveria sim ela se preocupar com algumas poucas advogadas que vão audiencia comroupas muito decotadas, ai sim, pelo mesmo para seguir a isonomia entre homens e mulheres. Um abraço a todos os leitores

Luzemir Barbosa Contador 24/06/2011 10:58

Considerando a pressa, considerando a pouca responsabilidade com o tema, considerando a necessidade de expressão (sua e minha), e considerando todo o resto, considero seu português uma calamidade.

Adherson Negreiros Tejas Servidor Público24/06/2011 11:11 Responder

Não vejo razão p tanta polemica numa sala de debate. As mulheres se vestem de acordo com a cultura de cada pais. Elas são lindas, provocadoras em muitos casos, mas elas sabem se vestir bem. Com relação ao traje de advogado numa audiência, penso que tem que ter postura, elegância. Afinal de contas, sala de audiência, não é ambiente de barzinho da esquina ou qualquer ambiente de lazer. Agora, devemos analisar os fatos com isenção de parcialidade. Numa região como a do Rio de Janeiro, o calor chega à casa dos 38 a 45 graus, calor insuportável. Exigir que um advogado se vista de palito e gravata numa audiência nos dias quente como o do RJ, penso não ser racional, compatível com a dignidade humana. Principalmente pessoas que apresentam problemas de saúde. Entretanto, não assiste razão para se vestir inadequadamente como alguém q está indo p praia ou qualquer outro laser, de tênis, calça dins e camiseta, pelo amor de Deus! Uma camisa social leve de manga comprida, gravata, calça social, creio que está dentro dos padrões e não fere o decoro, a ética, muito menos a imagem do Judiciário e da OAB. Essa vestimenta é perfeitamente suportável em alguns minutos de audiência, mesmo no clima quente. O que não se pode é se trajar de qualquer maneira.

bela @hotmail.com advogada26/06/2011 19:09 Responder

o Laçador é uma gay racalcado e jumento...!, só isso ..!

Ivan Coutinho advogado27/06/2011 10:19 Responder

O problema não é a sai curta. Entendo que, a mesma seriedade exigida ao gênero masculino, deveria ser aplicado ao femenino. Haja vista colegas nossas trajarem-se perfeitamente adequadas ao recinto judiciário, enquanto que outras misturam o ambiente de trabalho ao âmbito do lazer. Assim, não tem porque mudar o estilo.

MARIANA PROMOTORA FEDERAL27/06/2011 12:23 Responder

SENHOR LAÇADOR OU SEJA LÁ QUEM SEJA:O SENHOR PASSOU DOS LIMITES COM SEU BAIXO PALAVRIADO, POIS NÃO TEM O DIREITO DE FALAR DESSA MANEIRA SOBRE AS PROFISSIONAIS DO DIREITO OU DOS PROFISSIONAIS, QUE COM CERTEZA SÃO BEM MAIS CAPACITADOS QUE O SENHOR.ONDE ESTÁ O SEU RESPEITO PELAS PESSOAS E QUE TIPO DE EDUCAÇÃO RECEBEU EM CASA??N~\\\\O IMPORTA O TEMA A SER DISCUTIDO.O QUE IMPORTA É QUE O ESPAÇO DE OPINIÕES DEVE TER NO MÍNIMO RESPEITO PATA COM TODOS OS PROFISSIONAIS.AGORA SE REFERIR DESSA MANEIRA ÀS ADVOGADAS É PASSAR DOS LIMITES. ISSO NÃO SE FAZ E O SENHOR ESTÁ SENDO INVESTIGADO.EMBORA SEU E-MAIL NÃO SEJA DIVULGADO, TEM MEIOS DE COIBIR PESSOAS COMO O SENHOR, QUE RESPONDERÁ UMA AÇÃO PENAL E OUTRA NA ÁREA CÍVEL. BOA SORTE E CUIDADO DA PRÓXIMA VEZ QUE FOR SE MANIFESTAR.

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado 22/07/2011 22:25

REALMENTE O LAÇADOR PASSOU DOS LIMITES DO BOM SENSO ! NÃO DEVERIA TER DADO SUA OPINIÃO SOBRE O TRAJE USADO POR ALGUMAS ADVOGADAS EM AUDIÊNCIAS. NÃO CONCORDO QUE O TRAJE UTILIZADO POSSA DESVIAR O RACIOCINIO DE UM ADVOGADO. TUDO TEM A SUA HORA CERTA, ATÉ A RELAÇÃO AMOROSA. UM HOMEM NORMAL NÃO PENSA EM SEXO A TODA HORA, CASO ASSIM OCORRESSE, ALGO ERRADO ESTARIA OCORRENDO COM ELE. QUANDO VOU PARA UMA AUDIÊNCIA, VOU PARA VENCER OU SER DERROTADO E NÃO CONSIDERO NINGUEM ACIMA DE MINHA PESSOA. TUDO TEM LIMITE, ATÉ ANIMAIS ESTUPIDOS TEM. VEJAM OS CÃES...

MIGUEL VINICIUS SANTOS ADVOGADO28/06/2011 14:42 Responder

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas que o calor do Rio de Janeiro e do Tocantins merecem um traje diferenciado.Mas tem muita gente aí que usa toga e faz esquema na lavratura da sentença o que significa dizer que o problema não é a roupa que usa, mas a convivência com papai e mamãe e a educação recebida. Deu para entender? 63-9999-7700

Marta advogada22/07/2011 21:35 Responder

Sr. Doutor Laçador...... ??????? sinceramente, algo me diz que o Dr. não é doutor, mas uma bichona recalcada..... Sua mente é tão poluída e, seu vocabulário é tão pobre que realmente demonstra tratar-se do homem das cavernas.....acorda não estamos no século VX.........

Conheça os produtos da Jurid