CNJ julga cota racial para juízes

A proposta que será julgada visa criar cotas para negros e índios nos concursos públicos dos tribunais

Fonte: OAB-RJ

Comentários: (11)




O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai julgar nesta terça-feira a proposta de criação de cotas para negros e índios nos concursos destinados à seleção de juízes e servidores dos tribunais. A sugestão foi apresentada pela advogada Juliene Vieira Cunha, indígena da etnia Kapinawa, para quem o CNJ não pode continuar a fazer vista grossa para o problema racial no Judiciário.

Palavras-chave: Concurso público; Cotas; Negros; Índios; Magistrados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnj-julga-cota-racial-para-juizes

11 Comentários

Leo advogado06/06/2012 20:40 Responder

OK Min. Marco Aurélio. Nesta seara só o mérito pode valer

Carlos Professor, aposentado06/06/2012 23:24 Responder

Não acredito no que estou lendo...

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 06/06/2012 23:42

Professor Carlos em que o Sr. não acredita? Na proposta de cota, ou no que o Leo-Advogado escreveu? Para min todas as cotas, é uma aberração uma discriminação e é imoral, quanto ao Leo e o Min. Eles esta um tanto equivocado, ou fazendo vistas grossas, quanto ao ingresso na magistratura, tem maracutaia e muitas.

cesar augusto autônomo e bacharél em direito 07/06/2012 9:20

João, eu não sei o que estes ministros do STF estão fazendo, se realmente eles defendem a Constituição Brasileira e os interesses da sociedade. O que diz o Art. 19, III da CF - \\\" É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. III - criar distinção entre brasileiros ou preferências entre si. Então qual o critério que existe no STF para dizer que uma lei é constitucuional ou não. Volto ao caso do Exame de Ordem qual foi o critério adotado para dizer que é constitucional este exame. Não está claro que existe uma distinção entre brasileiros ou preferências? Qual a categoria que presta tal exame de proficiência? Então vamos criar cotas na OAB para negros, indios também? Os jornalistas foram privilegiados pelo entendimento dos ministros do STF de não há a necessidade de diploma de nível superior para exercer a sua profissão. Isto é legal? Quando um ministro chama o outro de bandido, como foi o caso do Joaquim Barbosa com o Gilmar Mendes, que agora há indícios que este mesmo Gilmar mendes se beneficiou de caronas do cachoeira e do Demóstenes Torres, o que se pode esperar destas pessoas. O Demostenes Torres deu parecer contrário ao fim do Exame de Ordem, que era um projeto de lei do Senador Gilvan Borges, será que ele não recebeu uma propinazinha do Ophir Cavalcante, que foi conferir a votação do Magno Malta (envolvido em escandalos), Marta Suplici (sexóloga, existe esta profissão?), Lindiberg Faria , que não sei que faculdade ele cursou e também está envolvido em desvio de dinheiro público na Prefeitura de Nova Iguaçu. Agora estamos nas mãos destas pessoas que avaliam o que é legal ou não. Será que é errado ter nascido branco ou é errado ter nascido brasileiro? Quero que chamem de negão para concorrer as vagas e suas cotas. Já disse para meus filhos que qualquer concurso público que houver voces se colocam como negros, índios, deficiente físico para ter o direito de cotas. Este é o Brasil que quer irradicar a pobreza e justiça social, PQP.

wilma souto maior pinto advogada- 07/06/2012 16:45

É isso mesmo colega Augusto, e muito mais que não tomamos conhecimento. Vemos que esses ministros estão mais preocupados em se envolver com políticagem do que fazer JUSTIÇA, .O que eles pretendem com essa verdadeira DISCRIMINAÇÃO.? No nosso modesto ponto de vista é isso aí! Uma pessoa negra que se candidate a cargo de Juiz,nessa CIRCUNSTÃNCIA,está sendo ofendida SIM ;pois quase diretamente estão rotulando os negros como INCOMPETENTES, DESTITUIDOS DE INTELIGENCIA E CAPACIDADE DE, ( PELOS MESMOS MEIOS DE INSTRUÇÃO PROPICIADOS AOS BRANCOS,) SEREM APROVADOS NOS CONCURSOS PARA O CARGO DE JUIZ . Daí a pergunta, o Ministro Joaquim, por ser negro deixou de ser galgado ao cargo? A propósito ,já houve um incidente vexatório divulgado pela TV naquela Corte onde o então seu Presidente declarou que(em outras palavras) aquele Ministro só pertencia aquele Tribunal, por ser negro, Agora imaginem se essa ABSURDA E ESTRANHA PROPOSTA FOR APROVADA.! Os nossos irmãos da raça negra têm sim capacidade de aprendizado apenas, infelizmente ,tanto como os brancos da classe pobre, em sua considerável maioria,não têm acesso a boas escolas, por descaso do GOVERNO. PASMEM OS CÉUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Manoel Filho Servidor publico 07/06/2012 23:30

Que tal cotas para politicos, jogador de futebol, namoro, filas, bandidos, ministros de Estados, cargos em comissão, o Estado cria tantas regras para cobrar uma boa educação e depois, para fazer média, cria cotas, esquece o merito, se tem burla nos concursos que puna os culpados, o sistema de cotas deveria existir apenas para pobre, independente de raça, cor e etnia, pois o pobre não tem condição de ter bons estudos, agora cota por cor, raça e etnia é fazer milagre com o santo alheio, isto é media politica, demagogia pura, chego a pensar que no Brasil se brinca com coisa séria, o preconceito está em nós mesmo, e essa de resgate historico é falta de fundamentação, o resgate historico deve ser aos pobres que ainda hoje são pobres, independentemente de cor, raça e etnia, o Lula chegou a Presidencia com o voto do povo e não pelo sistema de cotas, é uma vergonha este país.

gilza pate advogada- 08/06/2012 12:35

Faço minhas as palavras da colega wilma ,bem como me coloco de acordo com a opinião do Dr.Ulisses , É isso mesmo, a capacidade de se tornar não só um Juiz, como outro qualquer profissional a nível universitário ou não ,está em cada um, independente da cor de sua pele. .Veja que essa sugestão partindo de uma indía não encontra aceitação, neste espaço, entre todos os colegas que me antecederam,! O mais sério é que, com tantos problemas por que o país passa,como falta de médicos, HOSPITAIS ,ESCOLAS professores, enfim ASSISTENCIA AOS CIDADÃOS, NAS NECESSIDADES BÁSICAS ,essenciais mesmo, ELES VOLTAM PARA ASSUNTO, QUE SÓ PODERÁ, COM CERTEZA CRIAR DISCÓRDIA, COM ESSA VERDADEIRA DISCRIMINAÇÃO, A EXEMPLO DE UM PASSADO CRUEL, QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, NÃO TEVE A ACEITAÇÃO DOS DIGNOS BRASILEIROS, COMO NOS CONTA A HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS,

sanderson jair pereira estudante07/06/2012 18:36 Responder

Não estou a defender as cotas raciais, mas quando vai propor isso no Judiciario os Ministros do STF logo dizem ser impossivel porque fere a CRF, corporativismo ou politicagem. Os ministros estão brincando de fazer justiça.

João Rufino Estudante08/06/2012 0:15 Responder

É lastimável constatar que, em um meio do qual se esperaria reflexões mais consistentes, se verifique tamanha ignorância. O professor Hélio Santos assinala algo que é bastante revelador: se pedirmos a um padeiro para fazer um pão, ele o faz satisfatoriamente... Se pedirmos a uma costureira para bordar um vestido, ela o faz do mesmo modo. Entretanto, quando pedimos a um intelectual para pensar, ele se recusa... As cotas emergem em um momento no qual precisamos repensar o Brasil, País colonizado que, historicamente, foi construído para privilegiar uns poucos (que, diga-se de passagem, não são indígenas nem negros). A escravidão foi a maior desgraça que perpetrou, durante anos, no território nacional, causando males terríveis à população afro-descendente. As cotas aparecem, portanto, como uma estratégia (que já se mostrou eficaz em outros países) de tentar reparar um tremendo erro histórico. Nenhum negro vai entrar em concurso público sem a nota mínima estabelecida. As cotas apenas asseguram, reservam que eles sejam contemplados e que, portanto, façam jus a este País dito miscigenado. No entanto, tal miscigenação, que pode ser visivelmente constatada na cultura, não pode ser contemplada em determinados setores dos quais o Judiciário ainda é um emblemático exemplo.

SÍLVIA advogada criminalista08/06/2012 3:15 Responder

AS COTAS SERVEM APENAS PARA DISCRIMINAR NEGROS E ÍNDIOS COMO INCAPAZES, DAÍ A NECESSIDADE DE ENPURRÁ-LOS PARA DENTRO DE UMA FACULDADE, O QUE GERA INJUSTIÇA PARA AQUELES QUE TÊM MAIOR CONHECIMENTO E CONSEGUEM SER APROVADOS. AGORA, NO JUDICIÁRIO? EMPURRAR PARA A DIFÍCIL FUNÇÃO DE JULGAR, PESSOAS QUE POR SEREM NEGRAS E ÍNDIAS SÃO JULGADAS INCAPAZES DE GALGAR ESSE HONROSO E DIFÍCIL ENCARGO? OS NEGROS E ÍNDIOS NÃO DEVERIAM ACEITAR ESSA DISCRIMINAÇÃO ABSURDA E DESUMANA! E PARTIR DE UMA ÍNDIA ESSA ABSURDA PROPOSTA? DEVERIAM LUTAR PARA QUE O GOVERNO CRIASSE E MANTIVESSE BOAS ESCOLAS COM ÓTIMOS PROFESSORES, DANDO A TODOS, NEGROS, BRANCOS, ÍNDIOS POBRES A POSSIBILIDADE DE OBTER INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO SUFICIENTES PARA NÃO SE DEGRADAREM COM ESSA HUMILHAÇÃO.ESPERAMOS QUE OS MEMBROS DO CNJ SEJAM CAPAZES DE NOTAR ESSE ABSURDO E CONTINUEM EXIGINDO COMPETÊNCIA, CONHECIMENTO JURÍDICO E HONESTIDADE ACIMA DE TUDO PARA QUE UM CANDIDATO GALGE ESSE SUBLIME, DIFÍCIL E MAL COMPREENDIDO ENCARGO QUE É O DE JULGAR. CHEGA DE MENOSCABAREM OS NEGROS E ÍNDIOS! ELES SERÃO TÃO OU MAIS CAPAZES QUE QUALQUER BRANCO DESDE QUE SE LHES DÊEM BOAS ESCOLAS. E ISSO VALE PARA TODOS OS HIPOSSUFICIENTES, DE QUALQUER COR OU RAÇA.

FABRICIO OLIVEIRA ADV08/06/2012 9:21 Responder

PREZADOS COLEGAS, TUDO BEM, MAS A VERDADE É QUE TANTO NAS FACULDADES QUANTO NOS CARGOS PÚBLICOS OS NEGROS SÃO A MINORIA. NÃO PORQUE SÃO INCOMPETENTES OU \\\"BURROS\\\" É SIMPLESMENTE PORQUE A MAIORIA DELES (NEGROS) NÃO TEVE OPORTUNIDADE, TENDO QUE LUTAR MUITAS DAS VEZES PARA APENAS SOBREVIVER... OS NEGROS ESTÃO EM DESVANTAGEM SIM, POIS TEMOS QUE RESGATAR MAIS DE 500 ANOS PERDIDOS...

Lene Advogada08/06/2012 9:25 Responder

O sistema de cotas serve apenas para mostrar o descaso do governo para com os hipossuficientes, um governo sério se envergonharia. O Brasil precisa é investir em Educação com seriedade, escolas públicas de qualidade é que vai permitir aos negros, índios, enfim, todos os hipossuficientes a capacidade necessária para construir um futuro digno, sem necessitar de migalhas. Mas a propósito se é para criar sistema de cotas com intenção de fazer resgate histórico - que se crie COTAS PARA HONESTOS, COTAS PARA POLÍTICOS COMPROMISSADOS COM O POVO - COTAS NO JUDICIÁRIOS PARA QUEM REALMENTE QUEIRA FAZER VALER A JUSTIÇA.

ULISSES ADVOGADO08/06/2012 11:21 Responder

SOU NEGRO COM MUITO ORGULHO, FIZ FACULDADE COM O SUOR DO MEU RESTO, TRABALHANDO MUITO PARA ALCANÇAR MEU OBJETIVO. E DIGO SEM MEDO DE ERRAR: NÓS SOMOS O QUE QUEREMOS SER. SE QUISERMOS SER BANDIDO SEREMOS BANDIDO, SE QUISERMOS SER TRAFICANTE SEREMOS TRAFICANTE E SE QUISERMOS SER PRESIDENTE DA REPUBLICA SEREMOS PRESIDENTE DA REPUBLICA. TEMOS UM GRANDE EXEMPLO DO EX-PRESIDENTE LULA, UM TORNEIRO MECANICO QUE SE TORNOU PRESIDENTE DA REPÚBLICA. CONTUDO, NÃO FICOU LAMENTANDO POR SER DISCRIMNADO POR SER NORDESTINO, AO COCNTRARIO PERSEGUIU SEU SEU OBJETIVO E ALCANSOU SEU ALVO, QUAL FOI A PRESIDENCIA. ESTE PAIZ TEM QUE PARAR DE TRATAR NÓS NEGROS DE COITADINHOS, NÃO PRECISAMOS DE ESMOLA, POIS NÓS NEGROS SOMOS CAPAZES ASSIM COMO OS BRANCOS E OS RICOS, MAS DEPENDE DE NÓS QUEREMOS E IRMOS A LUTA EM BUSCA DE NOSSO OBJETIVO. PORTANTO, SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE COTA RACIAL. Att. Ulisses, Advogado em Angra dos Reis/RJ.

F Queiroz advogada08/06/2012 13:36 Responder

Bom gente, acho que cabe uma pequena reflexão quanto à cota para negros, tão combatida por ser algo novo. Um dos representantes do STF disse que a aprovação em concurso para a magistratura decorre de mérito. Sabemos que muitos estudam à exaustão para alcançar o cargo, porém, há tantos outros que chegam lá com uma \\\"forcinha\\\", e isso não é novidade alguma. Agora, a escolha de ministros para o STF decorre exclusivamente de mérito? Então, por que combater, com tanta veemência, a cota racial (que não significa burrice, uma vez que o candidato será igualmente avaliado, porém, alcançará o cargo caso obtenha a pontuação determinada pelos organizadores do concurso; sem olvidar que o candidato à cota racial enfrentou uma universidade, a prova de ordem e exerce, em sua grande maioria e por necessidade, a advocacia, ao contrário de muitos que têm conhecidos com escritórios e apenas assinam petições para preencher o requisito de experiencia de três anos de efetivo exercício, sem contudo adentrar nos fóruns para realizar uma simples audiência), que tem como objetivo único senão fazer justiça a um povo que, literalmente, ajudou, com esforço e sofrimento físico, a construir este País? Em nome do bom senso e do reconhecimento das injustiças perpetradas contra o negro e os donos dessa terra, os índios, a cota racial deve ser implementada em todos os setores públicos e privados deste País.

F Queiroz advogada08/06/2012 14:00 Responder

Pois é, a cota significa o reconhecimento de que o negro tem capacidade para ocupar aquela vaga, entretanto, encontra dificuldades em virtude de não dispor do tempo necessário para o preparo, haja vista que, por não ter muita vez quem o sustente, se vê obrigado a sacrificar horários de estudos para prover a própria subsistência. Reservando para a noite e madrugada seus estudos, quando humanamente encontra-se cansado e sonolento, comprometendo, assim, a absorção d0 conhecimento adquirido.

ULISSES ADVOGADO09/06/2012 12:41 Responder

MAIS UMA VEZ VENHO AQUI DIZER QUE ME ORGULHO DE SER NEGRO. O NEGRO NÃO PRECISA DE ESMOLA NEM SER CHAMADO DE COITADINHO. QUEM DIZ QUE NEGRO ENCOCNTRA DIFICULDADE EM NÃO DISPOR DE TEMPO PARA ESTUDAR ÉSTÁ MENTINDO. POIS FOI EXATAMENTE COMO DISSE A COLEGA F QUEIROZ QUE CONSEGUI ESTUDAR E ME FORMAR. CONTUDO, EU TINHA UM OBJETICO. NUNCA FIQUEI CHORAMINGANDO POR SER NEGRO, AO CONTRARIO, SEMPRE TIVE EM MINHA MENTE: SOU NEGRO, SOU CAPAZ E VOU CONSEGUIR. NÃO QUERO AQUI NADA DE BOM SENSO, NEM PIEDADE, COM A TAL DE COTA RACIAIS, POIS DIGA-SE DE PASSAGEM, A ESCRAVIDÃO EM NADA PREJUDICOU A NOSSA GERAÇÃO. SER NEGRO NÃO É SINoNIMO DE INCOMPETENCIA, NEM PREGUIÇOSO. ISTO É PARA AQUELES QUE TEM UM OBJETIVO E UM ALVO A ALCANÇAR. PORTANTO MEUS IRMÃOS NEGROS, VAMOS PARA DE FICAR ESPERANDO COTA, VAMOS A LUTA COM NOSSA FORÇA E A FORÇA DO ARQUITETO DO UNIVERSO MOSTRARMOS QUE SOMOS CAPZES SEM PRECISAR DE ESMOLA.

Conheça os produtos da Jurid