CI aprova proibição de cobrança pelas concessionárias de água e energia de medidores de consumo

Projeto impede o repasse do custo desse equipamento ao consumidor

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




As concessionárias dos serviços de água e energia elétrica poderão ser proibidas de cobrar do cidadão o fornecimento e a instalação de medidor do consumo. Nesta quinta-feira (15), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou projeto de lei da Câmara (PLC 42/10) que impede o repasse do custo desse equipamento ao consumidor.


Segundo o relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a Lei 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, estabelece que as tarifas poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usuários. Mas a legislação, conforme explicou, não esclarece a quem cabe o ônus da instalação dos medidores.


Em geral, segundo Arruda, essa despesa costuma ser coberta pela concessionária e ressarcida, posteriormente, por meio das tarifas pagas pelos consumidores. O problema surge quando normas infralegais atribuem diretamente ao usuário o encargo de pagar pelo equipamento e por sua instalação.


Nos casos de condomínios antigos, por exemplo, observa o relator, quando da individualização do consumo de água, os interessados geralmente são obrigados pelas concessionárias a arcar com os custos de aquisição e instalação dos novos medidores, inviabilizando, em muitos casos, a individualização do consumo de água em muitos condomínios.


Para o relator, a solução trazida pelo projeto, de explicitar na lei que os equipamentos de medição associados à tarifação devem ser fornecidos e instalados pela concessionária, sem repasse ao consumidor, é a mais adequada para resolver o problema.


"Só assim evitaremos que normas infralegais atribuam ao usuário o ônus pela implantação dos sistemas de medição de serviços, invertendo uma obrigação que deveria sempre recair sobre a concessionária fornecedora do serviço", argumentou.


Durante a votação da matéria, a relatora ad hoc, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), observou que o projeto é meritório, pois equaliza adequadamente a quem cabe pagar pela tarifação do serviço de instalação do medidor.

Palavras-chave: Projeto de Lei; Cobrança; Medidor; Proibição; Consumo; Consumidor; Direito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ci-aprova-proibicao-de-cobranca-pelas-concessionarias-de-agua-e-energia-de-medidores-de-consumo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid