Chega ao Supremo pedido de abertura de inquérito para investigar presidente do Senado

Pedido de abertura de inquérito para investigar presidente do senado.

Fonte: STF

Comentários: (0)




O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem (6) pedido de abertura de Inquérito (INQ 2593) ajuizado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, para investigar condutas atribuídas ao presidente do Senado, Renan Calheiros. O relator do inquérito é o ministro Ricardo Lewandowski.

Os inquéritos têm por objetivo coletar provas para fundamentar uma futura denúncia. Após o oferecimento da denúncia, pelo procurador-geral, o Supremo poderá recebê-la, convertendo o inquérito em ação penal, ou recusá-la, se faltarem indícios de autoria em relação aos atos ilícitos atribuídos ao acusado.

O procurador-geral da República, ao longo do trâmite do inquérito, também pode pedir o arquivamento da ação, caso não obtenha provas suficientes para a denúncia.

O senador Renan Calheiros possui prerrogativa de foro no Supremo Tribunal Federal em razão do cargo que ocupa, conforme previsto no artigo 102, inciso I, alínea b, da Constituição Federal:

*Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

I - processar e julgar, originariamente

b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente- Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República.

Processos relacionados:
INQ-2593

Palavras-chave: inquérito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/chega-ao-supremo-pedido-de-abertura-de-inquerito-para-investigar-presidente-do-senado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid