Cejusc realiza audiências com mutuários e CDHU para regularização de imóveis

Trabalho está sendo desenvolvido em conjunto, ao menos uma vez por mês, na sede da Cejusc. Em 252 audiências, 184 acordos já foram firmados

Fonte: TJSP

Comentários: (4)




O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou ontem (31), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), audiências de conciliação para convidar os mutuários a regularizarem a situação de seus imóveis.


O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto, ao menos uma vez por mês, na sede da Cejusc. Nas 252 audiências realizadas nesta terça-feira, primeiro dia do convênio, 184 acordos foram firmados.


O processo se inicia com a indicação pela CDHU dos casos de mutuários com possibilidade de regularização do imóvel, como pagamento de débitos, planos de descontos, contratos irregulares e parcelamentos. Depois disso, são geradas cartas convite para a sessão conciliatória, em termos amigáveis. No dia da sessão, as partes, através do trabalho de um conciliador, entram em processo de negociação. Uma vez lavrado o acordo, ele tem força de decisão judicial.


Para o juiz coordenador do Cejusc, Ricardo Pereira Júnior, a CDHU oferece condições razoáveis para conciliação e regularização da situação. “São condições bastante elásticas, que dão o caráter social ao evento. Isso permite que um grande número de mutuários inadimplentes ou irregulares passe a limpo sua situação e evitem a propositura de ações no Judiciário”, concluiu.


Ainda de acordo com o magistrado, outros grandes litigantes têm interesse em receber queixas junto ao Cejusc para pronto atendimento de seus clientes sem a necessidade da propositura da ação. “Empresas com grande número de processos serão convidadas a participar de pautas específicas destinadas à conciliação. Trabalhamos para adoção do modelo para outros grandes litigantes, como a Defensoria Pública, Sabesp, Eletropaulo e diversos bancos”, concluiu.

Palavras-chave: Acordos; Audiências; Imóveis; Regularização

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cejusc-realiza-audiencias-com-mutuarios-e-cdhu-para-regularizacao-de-imoveis

4 Comentários

Janete Cristina de Oliveira Funcionaria Pública do Judiciario08/03/2012 5:52 Responder

Este projeto de voceis é lindo, quero que seja muito util também. Até agora só vejo falarem muito legal dos acordo. Espero que eu tenha vitoria no meu acordo também. Tenho problema com o umóvel de CONTA N, 777.881-4 AS ex dona da minha casa não quer me entregar os docs. do meu imóvel.Quero que voceis arrumem por favor um acordo entre eu e ela, estou precisando urgente, me ajudem por favor, não sei mais o que fazer, para resolver isto. Aguardo resp. ! Por favor !

antônio freire da silva letrista serralheiro17/05/2012 18:31 Responder

eu a vi na televisão e gostaria me informar melhor ok

antônio freire da silva letrista serralheiro17/05/2012 18:32 Responder

e muito inportante

antônio freire da silva letrista serralheiro17/05/2012 18:44 Responder

a minha opinião e que e inportante

Conheça os produtos da Jurid