CCJF COMEMORA CONVÊNIO QUE CRIOU O PROJETO "GUIAS-MIRINS" - Jovens em situação de risco terão oportunidade de aprender profissões da área cultural

Fonte: Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Comentários: (0)




O Centro Cultural Justiça Federal - CCJF em breve oferecerá ao público guias-mirins, selecionados entre adolescentes de comunidades carentes do Rio que vivem em situação de risco. Fruto de um convênio firmado entre o CCJF, a 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso - VIJI e o Centro Universitário da Cidade - UniverCidade, a primeira turma de guias-mirins será composta de 50 jovens entre 16 e 18 anos cadastrados no BECA (Banco de Estágios, Cursos e Acompanhamento), mantido pela 1ª VIJI, que terão a oportunidade de serem treinados em profissões da área cultural. Para comemorar o convênio, o CCJF realizará no seu teatro (Av. Rio Branco, 241, Cinelândia), no dia 16 de março, às 10h, uma cerimônia que contará com a presença, entre outras autoridades, do presidente do TRF-2ª Região, Desembargador Federal Valmir Peçanha, do vice-presidente, Desembargador Federal Frederico Gueiros, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Sergio Cavalieri Filho, do diretor geral do CCJF, Desembargador Federal Paulo Barata, do Desembargador, também do TJ/RJ, Siro Darlan, da juíza titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Ivone Ferreira Caetano, do reitor da UniverCidade, Professor Ronald Levinshon, e do vice-reitor, Professor Paulo Alonso.

O principal objetivo do projeto guias-mirins é preparar os adolescentes para o mercado de trabalho. Os participantes do programa serão treinados para recepcionar os visitantes em exposições, peças teatrais, recitais, concertos e eventos do CCJF e conduzir os freqüentadores em visitas pelo centro cultural, contando a história e o trabalho de restauração do prédio que foi sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960. Além disso, eles vão travar conhecimento com as técnicas que envolvem a produção de atividades culturais e poderão assessorar os profissionais responsáveis pela iluminação de palco, pelos cenários e pelos camarins, por exemplo. Os guias-mirins receberão uma bolsa de um salário-mínimo. Não haverá custos para o CCJF: os recursos para a manutenção do projeto serão captados pela UniverCidade, nos termos do convênio firmado com o centro cultural.

Ainda na cerimônia do dia 16 de março, será assinado o termo aditivo de um outro convênio ajustado entre o CCJF e a UniverCidade, que dará oportunidade aos estudantes dos cursos de graduação ligados à área cultural de estagiar no CCJF. Os estudantes selecionados terão um desconto de 50% nas mensalidades da faculdade.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccjf-comemora-convenio-que-criou-o-projeto-guias-mirins-jovens-em-situacao-de-risco-terao-oportunidade-de-aprender-profissoes-da-area-cultural

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid