CCJ aprova proposta que reconhece a água como direito social

Sarney Filho votou pela constitucionalidade da matéria

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta terça-feira (1º), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/07, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que inclui a água entre os direitos sociais previstos na Constituição. A PEC 213/12, da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), trata do mesmo tema e também foi aprovada.


De acordo com Gomes de Matos, reconhecer a água como um direito humano fundamental implica que o Estado seja responsabilizado pelo seu provimento para toda a população.


O relator na CCJ, deputado Sarney Filho (PV-MA), votou pela constitucionalidade e juridicidade das propostas e foi acompanhado pela comissão.


Estudos do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que a quantia de água recomendada por pessoa varia entre 20 e 40 litros por dia, sem incluir a água para cozinhar e para a limpeza básica. Ainda de acordo com esses estudos, cada ser humano teria o direito a receber, pelo menos, 40 litros de água potável por dia, independentemente de qualquer pagamento.


Tramitação

Palavras-chave: direito ambiental direito social

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-proposta-que-reconhece-a-agua-como-direito-social

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid