CCJ aprova projeto que impõe prazo para duração de medidas cautelares e liminares

No caso de ADIns e ADPFs, as liminares poderão passar a ter duração máxima de 180 dias, prorrogáveis por igual período para julgamento do mérito.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




A CCJ do Senado aprovou PLS que disciplina limitação da vigência de medidas cautelares e liminares.


Pelo texto, medidas cautelares em ADIns ou em ADPFs poderão passar a ter duração máxima de 180 dias, prorrogáveis por igual período para julgamento do mérito. No caso de MSs, os efeitos da liminar concedida também irão durar por seis meses — salvo se revogada ou cassada —, devendo o mérito da ação ser julgado imediatamente ao fim desse período, sob pena de perda de eficácia.


Prazos


Em relação às ADIns e ADPFs, o projeto determina ao tribunal que publique, no prazo de dez dias, a decisão judicial que concede a medida cautelar. Quanto ao mandado de segurança, também será admitida uma prorrogação da liminar por 180 dias, desde que devidamente justificada.


Para o relator, senador Antonio Anastasia, a proposta vai sanar grave disfuncionalidade no desempenho da função jurisdicional. O parlamentar defende que a duração das medidas cautelares não deve se prolongar indefinidamente, pelo risco de ameaçar a legitimidade e a segurança do sistema judicial.


PL 2.121/19

Palavras-chave: PLS 2121/19 Limitação Vigência Medidas Cautelares Liminares Prazos Duração

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-projeto-que-impoe-prazo-para-duracao-de-medidas-cautelares-e-liminares

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid