CCJ aprova pena maior para crimes praticados por agentes políticos

Aumento de 1/3 da pena valerá para crimes relacionados ao exercício da função. Projeto ainda será votado pelo Plenário

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




Brizola Neto apresentou parecer pela aprovação do projeto.A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6422/05, do Senado, que aumenta em 1/3 a pena para agentes políticos que cometerem crimes relacionados ao exercício da função. O objetivo é ampliar o rigor ético no exercício de funções públicas na administração direta e indireta, cujos titulares tenham poder de autorização de despesas.


São considerados agentes políticos os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos); os integrantes do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, dos tribunais de contas e do Ministério Público; e os chefes de missões diplomáticas de caráter permanente.


Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) já prevê o aumento de 1/3 da pena para ocupantes de cargo em comissão ou para aqueles que exerçam função de direção ou de assessoramento em órgão da administração direta, em sociedade de economia mista, em empresa pública ou em fundação instituída pelo Poder Público.


“É absurdo que os ocupantes dos cargos mais altos da administração, que deveriam ter o maior cuidado no trato com a coisa pública, não tenham suas penas agravadas do mesmo modo que seus subordinados”, disse o relator do projeto, deputado Brizola Neto (PDT-RJ).


O relator recomendou a aprovação do projeto na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O substitutivo incorporou partes do Projeto de Lei 6386/05, do deputado Takayama (PSC-PR), que tramita apensado.


Segundo o texto aprovado, a pena será aumentada também quando o agente do crime for dirigente de autarquia ou de demais entidades da administração indireta, inclusive suas subsidiárias.


Auxiliares diretos


O relator lembrou que o texto original do projeto previa aumento da pena para os auxiliares diretos dos chefes de Poder Executivo. A Comissão de Trabalho, no entanto, retirou essa previsão por considerar que esses auxiliares se enquadram como ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, que já têm pena maior prevista.


Crime de peculato


O projeto altera o Código Penal, que prevê punição para diversos crimes contra a administração pública, entre eles peculato, inserção de dados falsos em sistemas de informações, concussão, corrupção passiva, prevaricação, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, facilitação de contrabando, violação de sigilo funcional e violação do sigilo de proposta de concorrência.


Para o crime de peculato, por exemplo, o Código Penal estabelece pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa aos ocupantes de cargos públicos. O peculato consiste em utilizar dinheiro público ou qualquer outra vantagem material, como bens e imóveis, em razão do cargo, para proveito próprio.


Tramitação


A proposta ainda será analisada pelo Plenário.

Palavras-chave: Políticos; Pena; Crime; Código Penal; Justiça

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-pena-maior-para-crimes-praticados-por-agentes-politicos

2 Comentários

Tô de olho... Dedo-Duro07/07/2011 7:03 Responder

Essa eu pago pra ver... Se algum dia a matéria entrar na pauta para votação em Plenário, será castrada por um \\\"patriótico Relator\\\", daqui a 50 anos ou quando a moralidade pública dominar a consciência dos congressistas.

wilson coelho Auditor Fiscal e Acadêmico de Direito07/07/2011 16:21 Responder

Uai! Aprendi, no primeiro grau, que 1/3 de zero é igual a zero. Será que o nobre deputado Brizola Neto quer desbancar o \\\"colega\\\" Tiririca ou seria o deputado Takayama? De qualquer forma, o palhaço está \\\"fazendo escola\\\" por lá.

Conheça os produtos da Jurid