Cavalo manga-larga marchador é brasileiro, decreta Dilma

Lei sancionada pela presidente homenageia criadores da raça de cavalos mais desenvolvida do País

Fonte: Uol Notícias

Comentários: (0)




A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei (Lei nº 12.975) que decreta o cavalo manga-larga marchador como raça nacional.


O deputado federal Arthur Maia, do partido Solidariedade (SDD-BA), autor do projeto e criador da raça, justifica a lei dizendo que era preciso reconhecer um cavalo como símbolo do País.


Na prática, nada muda: "É apenas um título que se dá ao manga-larga marchador", afirma Maia.


A lei é uma forma de homenagear os criadores de manga-larga marchador, raça de equinos considerada a mais evoluída do País. "Serve para despertar o sentimento de orgulho."


Brasil, Estados Unidos e seis países europeus reúnem mais de 30 mil criadores da raça. Na Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Manga-Larga Marchador (ABCCMM) há 520 mil animais registrados, 9 mil associados no País e 400 estrangeiros.


"Hoje nós temos o melhor cavalo de sela do mundo e ser reconhecido como raça nacional é uma grande conquista", afirma Magdi Shaat, presidente da associação.


O próximo passo, adiantou Shaat, é conseguir isenção tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no transporte de cavalos, a exemplo do que ocorre com os bovinos.


O deputado Maia acrescenta que seria um avanço classificar o cavalo como animal de trabalho, em vez de pet, o que reduziria os impostos dos produtos veterinários de uso equino.


 

Palavras-chave: criação de cavalos legislação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cavalo-manga-larga-marchador-e-brasileiro-decreta-dilma

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid