Caso Cachoeira ? Tribunal autoriza que Andressa Mendonça visite seu companheiro na prisão

Turma concedeu parcialmente HC em favor da esposa do contraventor, autorizando que ela o visite na prisão e a devolução da fiança de R$ 100 mil reais

Fonte: TRF da 1ª Região

Comentários: (1)




A 3.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região concedeu parcialmente a ordem de habeas corpus formulado pela defesa de Andressa Mendonça, companheira de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e autorizou que ela o visite na prisão. Além disso, a corte determinou a devolução da fiança de R$ 100 mil paga por Andressa por determinação do juiz federal Mark Yoshida Brandão. Por fim, revogou a proibição determinada a Andressa de manter contato com o juiz federal Alderico da Rocha Santos.


Ao analisar o caso, a desembargadora federal Mônica Sifuentes, que também compõe a Turma, salientou que a visita íntima é um direito do preso e que este não lhe pode ser retirado sob o ponto de vista da aplicação de uma penalidade, ainda mais quando a suposta infração que originou a penalidade nem sequer foi praticada pelo preso. Os demais desembargadores concordaram.


Com a decisão, a Turma, de forma unânime, derrubou a medida cautelar concedida pela Justiça Federal de Goiânia, no fim de julho, em resposta à representação encaminhada pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a tentativa de corrupção supostamente praticada por Andressa Mendonça.


Entenda o caso – A companheira de Carlinhos Cachoeira, segundo a Polícia Federal, teria procurado o juiz federal Alderico da Rocha Santos, em seu gabinete, momentos após a audiência dos réus na Operação Monte Carlo. Andressa Mendonça teria chantageado o magistrado em troca da liberdade de Cachoeira, preso desde fevereiro.


Durante o encontro com o juiz Alderico da Rocha Santos, responsável pelo processo referente à operação Monte Carlo, Andressa Mendonça teria escrito em um pedaço de papel o nome de três conhecidos do magistrado. Ela teria dito possuir um dossiê que envolveria o juiz e essas pessoas. O magistrado entendeu a ameaça como corrupção ativa, prevista pelo Código Penal, e acionou a Polícia Federal, que passou a investigá-la pelos crimes de lavagem de dinheiro e por tentar chantagear o juiz federal.

Palavras-chave: Habeas corpus; Operação monte carlo; Família; Fiança

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/caso-cachoeira-tribunal-autoriza-que-andressa-mendonca-visite-seu-companheiro-na-prisao

1 Comentários

Gilberto ... sua profissão20/09/2012 11:54 Responder

E viva a \\\"justissa\\\" de Pindorama!!!

Conheça os produtos da Jurid