Casan deverá restituir valores cobrados indevidamente de consumidor

Segundo os autos, Raimundo possui ao lado de sua residência uma empresa comercial e, por quatro anos, efetuou os pagamentos das contas de água e esgoto como categoria comercial em vez de residencial

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca da Capital que condenou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento S.A. - Casan a restituir a Raimundo Cerqueira a importância de R$ 2,4 mil a título de repetição de indébito.


Segundo os autos, Raimundo possui ao lado de sua residência uma empresa comercial e, no período compreendido entre 1 de maio de 1994 e 15 de dezembro de 1998, efetuou os pagamentos das contas de água e esgoto como categoria comercial em vez de residencial – isso acarretou em aumento significativo no valor cobrado pelo consumo de água.


Em 6 de abril de 1999, através de uma comunicação enviada ao consumidor pela Casan, a empresa assumiu inteiramente sua responsabilidade pela cobrança indevida das faturas, alterando-as a contar de janeiro de 1999 para a categoria residencial, mas não ressarciu Raimundo do erro na cobrança de anos anteriores.


Condenada em 1º Grau, a Casan apelou ao TJ. Sustentou que sem a informação da transferência de titularidade ou a solicitação de mudança de categoria, a empresa não tem como adivinhar que a propriedade não é mais unidade comercial e sim de uso residencial.


“(...) É dever do fornecedor, no caso, a concessionária de serviço público, classificar ou alterar a classe de consumo da unidade consumidora de acordo com a atividade nela desenvolvida, haja vista a hipossuficiência técnica do usuário. Caracterizado que a classe de consumo de energia elétrica do autor era residencial rural, não podia a concessionária ignorar essa circunstância para a correta classificação e a cobrança da tarifa correspondente”, afirmou o relator da matéria, desembargador Newton Trisotto. A decisão da Câmara foi unânime.

 

Apelação Cível nº. 2010.002524-7
 

Palavras-chave: Pagamento; Conta de água e esgoto; Residencial; Comercial; Restituição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/casan-devera-restituir-valores-cobrados-indevidamente-de-consumidor

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid