Cármen Lúcia vai consultar ministros da 1ª turma antes de sortear relator da Lava Jato

Fachin formalizou pedido para fazer parte da Segunda Turma, mas demais ministros têm preferência na troca, por critério de antiguidade.

Fonte: G1

Comentários: (0)




A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, deverá consultar quatro ministros da Primeira Turma do tribunal– Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber – antes de sortear o novo relator da Operação Lava Jato na Corte.


Na manhã desta quarta-feira (1º), o ministro Edson Fachin, integrante da Primeira Turma, oficializou pedido para ir para a Segunda, que analisa os processos da Lava Jato. Ele já havia dito que se colocava a disposição para ser transferido.


Cármen Lúcia vai questionar os ministros que ficaram na Primeira para saber se mais algum deles tem interesse em migrar. A consulta da presidente aos demais ocorre porque os ministros mais antigos têm sempre preferência para a troca.


Na Primeira Turma, a ordem de antiguidade é: Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber, Roberto Barroso e Edson Fachin.


A ministra fez questão que todos respondam à consulta por ofício. Por isso, caso a resposta demore, o sorteio do novo relator pode ser adiado para esta quinta-feira (2).


Caso Fachin seja o único interessado, a transferência é autorizada e só então o sorteio será feito. O sorteio deve ser realizado com o quadro completo da Segunda Turma, já com o novo ministro. Atualmente fazem parte da turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Palavras-chave: Operação Lava Jato STF Sorteio Relator Primeira Turma Segunda Turma

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/carmen-lucia-vai-consultar-ministros-da-1a-turma-antes-de-sortear-relator-da-lava-jato

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid