Candidata garante ser contratada em município de sua escolha

No entendimento do magistrado, ?a aprovação da candidata em primeiro lugar para uma das microrregiões lhe assegura o direito à contratação?

Fonte: TRT da 1ª Região

Comentários: (0)




A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região negou provimento à remessa oficial e à apelação interposta pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contra sentença que julgou válida contratação de candidata na microrregião de Primavera do Leste, mesmo sem haver vaga disponível no local.


A candidata passou em primeiro lugar no concurso público n.° 90/2008, para o cargo de atendente comercial I, promovido pela ECT para a localidade à qual concorreu a candidata. Entrou com o pedido de reconhecimento de seu direito líquido e certo à nomeação, em virtude de sua aprovação em concurso público, na microrregião de sua escolha.


Ao estudar o caso, o juízo de primeiro grau determinou “ao impetrado que possibilite à impetrante a realização de exames médicos e, estando apta, proceda à sua inscrição, na localidade escolhida no momento de sua inscrição”.


Em apelação a esta corte, a ECT alega que não existe vaga na localidade de escolha da candidata e que o concurso público destinava-se a selecionar candidatos para formação de cadastro reserva. Afirma ainda que se houvesse vaga a ser preenchida deveria a candidata submeter-se a exames médicos admissionais, de acordo com as disposições do edital que regia o processo seletivo.


Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Rodrigo Navarro de Oliveira, concordou com a sentença proferida pelo primeiro grau. “[...] extrai-se do Edital que regia o processo seletivo que o certame destinava-se a selecionar candidatos para preenchimento de 14 vagas, sendo 1 para cada microrregião citada no anexo, uma delas a de Primavera do Leste”, citou. Desse modo, “não prospera a argumentação apresentada pela ECT, no sentido de que o processo seletivo destinava-se a formar cadastro reserva”, afirmou o juiz.


No entendimento do magistrado, “a aprovação da candidata em primeiro lugar para uma das microrregiões lhe assegura o direito à contratação”.


A decisão foi unânime.

Palavras-chave: Candidata; Contratação; Município; Aprovação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/candidata-garante-ser-contratada-em-municipio-de-sua-escolha

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid