Câmara promove Vinicius de Moraes ao posto mais alto da diplomacia

A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O Plenário aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei 6417/09, do Executivo, que promove, post mortem, o poeta e músico Vinicius de Moraes a ministro de primeira classe (embaixador) ? o cargo mais elevado da carreira diplomática. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Vinicius morreu em 1980, mas deixou a carreira diplomática em 1968, quando ocupava o posto de primeiro secretário (o terceiro mais baixo na hierarquia da carreira). Ele foi exonerado com base no Ato Institucional 5 da ditadura militar, num expurgo que atingiu mais de 40 diplomatas. O Ministério das Relações Exteriores alegou, na época, que ele não se dedicava ao trabalho por causa da vida boêmia.

Em 1998, a Justiça Federal anistiou o poeta e, em 2006, ele foi reintegrado ao corpo de diplomatas brasileiros. O projeto garante aos atuais dependentes do artista os benefícios de pensão correspondentes ao cargo de ministro.

Embaixador da cultura

O governo ressalta, na justificativa do projeto, que, apesar de ter interrompida a sua carreira diplomática, Vinicius prosseguiu a sua carreira artística no País e no exterior e se tornou um embaixador da cultura brasileira.

Conhecido como Poetinha, Vinicius de Moraes foi parceiro, no campo musical, de artistas como Toquinho, Carlos Lyra e Baden Powell. Ele também atuou na literatura, como autor de livros de poesia, e no teatro, como dramaturgo. Uma das suas obras mais famosas é a canção Garota de Ipanema, em parceria com Tom Jobim.

Íntegra da proposta
PL-6417/2009

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-promove-vinicius-de-moraes-ao-posto-mais-alto-da-diplomacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid