Câmara pede proibição de venda de serpentina metalizada

"A serpentina metalizada está sendo vendida com as advertências escritas em língua inglesa. Essa forma de comercialização contraria o Código de Defesa do Consumidor, que exige rótulos em português", afirmou o deputado

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




A Comissão de Direitos Humanos da Câmara encaminhou ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo a proibição em todo o país da comercialização da serpentina metalizada.


Perícia do Corpo de Bombeiros apontou a serpentina como causa do rompimento de uma rede elétrica que provocou a morte 16 jovens durante o pré-carnaval do município de Bandeira do Sul (MG) no último domingo. Mais de 50 pessoas ficaram feridas na tragédia.


"A suspensão da comercialização desse produto (serpentina) é uma medida preventiva, pois queremos evitar outras tragédias, principalmente no Carnaval, período em que o produto é muito utilizado. Esperamos que o ministro Cardozo se sensibilidade com o nosso pleito, que é de interesse da população", afirmou o deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG).


O produto, segundo o deputado, é comercializado na China. "A serpentina metalizada está sendo vendida com as advertências escritas em língua inglesa. Essa forma de comercialização contraria o Código de Defesa do Consumidor, que exige rótulos em português", afirmou o parlamentar.


MINAS


Ao menos cinco cidades do sul de Minas já têm decretos proibindo serpentinas metalizadas. Nesta semana, Poços de Caldas, Muzambinho e Campestre proibiram a comercialização e o uso do item. Botelhos e Monte Belo têm decretos prontos para publicação. Cabo Verde e Machado ainda discutem a proibição.


O prefeito de Bandeira do Sul, José dos Santos (PP), culpou a Cemig (concessionária de energia) pelo acidente na cidade, em que cabos de energia tiveram curto-circuito após um folião lançar uma serpentina metalizada. Ele promete acionar a Justiça. A Cemig afirma que é preciso aguardar o laudo pericial para apontar culpados.


Novo responsável pelas investigações sobre o acidente, o delegado Hernnani Perez Vaz, de Poços de Caldas, pretende ouvir cerca de 60 pessoas. Vaz afirmou que foram achados quatro tubos de rojão de serpentina, um deles usado, no trio elétrico. Dono e motorista foram ouvidos, e o veículo está regular, segundo o delegado.


Segundo Vaz, a pessoa que atirou a serpentina, se sabia do risco do ato, pode ser indiciada por homicídio e lesão corporal culposos.

Palavras-chave: Serpentina; Investigação; Comercialização; Advertência; Serpentina

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-pede-proibicao-de-venda-de-serpentina-metalizada

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid