Câmara dos Deputados promove debates com tribunais superiores sobre novo Código Penal

O primeiro debate deverá ser com o presidente do STJ, ministro Felix Fischer

Fonte: CCJ

Comentários: (0)




A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados drá início na terça-feira (1/4) a uma série de audiência públicas em torno do  PLS (Projeto de Lei do Senado) 236/2012, que reforma o Código Penal. O primeiro debate deverá ser com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Felix Fischer.


O calendário de audiências públicas foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo presidente da CCJ, senador Vital do Rego (PMDB-PB). Ele é o atual relator do Projeto de Lei do Senado 236/2012, que tramita em conjunto com o projeto de lei da Câmara que criminaliza a homofobia e mais 131 PLSs e 8 PLCs correlatos.


O ponto de partida dessa série de audiências, conforme adiantou Vital, é o substitutivo do senador Pedro Taques (PDT-MT) ao PLS 236/2012. A matéria foi aprovada, no final de 2013, por uma comissão especial de senadores encarregada de examinar a reforma do Código Penal.


O substitutivo de Taques sugere penas maiores para crimes contra a vida, aumenta o rol de crimes hediondos e torna mais rigoroso o modelo de progressão de penas, impondo ao condenado por crime mais grave uma permanência maior nos presídios. Sua origem é um anteprojeto de lei elaborado por uma comissão de juristas criada, em 2011, pelo então presidente do Senado José Sarney.


Tribunais superiores


O foco dos debates será, conforme ressaltou Vital, a visão dos membros dos tribunais superiores sobre o novo Código Penal. Depois da participação do STJ, deverão ser ouvidos, na sequência, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.


Vital também decidiu reenviar o convite para participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, na série de audiências sobre o PLS 236/2012. Barbosa acumula a função com a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), mas Taques defende que o ministro fale no debate em nome do STF, designando-se assim outro representante do CNJ para participar das discussões.

Palavras-chave: código penal reforma do código penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-dos-deputados-promove-debates-com-tribunais-superiores-sobre-novo-codigo-penal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid