Câmara cria CPI para investigar privatizações

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




Enquanto o governo Lula é investigado por duas CPIs --dos Correios e dos Bingos-- os governistas podem dar o troco político com a criação de uma comissão criada nesta segunda-feira para investigar as privatizações que ocorreram na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Hoje, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), assinou o ato de criação da CPI das Privatizações --que vai investigar o período de 1990 a 2002-- e deve dar o prazo de 48 horas para que os líderes indiquem seus integrantes. Aldo pode prorrogar o prazo, mas já avisou que irá determinar os membros da CPI caso os partidos não indiquem ninguém.

Além das privatizações, a comissão também deverá investigar os critérios adotados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nas operações de crédito com empresas que participaram dos processos de licitação.

Esta é a terceira tentativa dos governistas de "dar troco" à oposição, que tem trabalhado para apurar e expor as denúncias de corrupção no governo e com isso desgastar a imagem do presidente Lula.

Inicialmente, os governistas tentaram emplacar a CPI do setor elétrico, também destinada a investigar as privatizações. A comissão foi criada, instalada, mas nunca obteve quórum para realizar uma única sessão. Por isso, foi arquivada.

Em seguida, a base aliada incluiu na CPI do Mensalão (encerrada no ano passado) as denúncias da suposta compra de votos para aprovar a emenda da reeleição. As investigações começaram, mas a comissão terminou sem relatório. Na ocasião, o relator da CPI, Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), afirmou não haver comprovação da existência do "mensalão".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-cria-cpi-para-investigar-privatizacoes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid