Cabral pedirá ajuda das Forças Armadas para combater crime organizado

Três unidades das UPPs foram atacadas na quinta-feira; governador vai para Brasília pedir auxílio

Fonte: EBC Notícias

Comentários: (2)




O governador Sérgio Cabral vai solicitar à Presidência da República o apoio das forças federais para conter os ataques em comunidades pacificadas. Ele anunciou a decisão na madrugada desta sexta-feira  (21), depois de se reunir com o Gabinete de Crise, convocado em caráter de urgência após ataques em três áreas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), ocorridos na noite passada (20/03). Cabral terá encontro  com a presidenta Dilma Rousseff  para pedir a ajuda das Forças Armadas no policiamento das UPPs.


De acordo com o governador, "o Gabinete de Crise se reuniu para fazer uma análise da situação da criminalidade, que tem como finalidade enfraquecer a política de pacificação. Estou indo nesta sexta-feira, às 11h, a Brasília me encontrar com a presidenta e os ministros das pastas afins para pedir ajuda. O Rio vai responder como sempre fez: unindo forças. A população pode ter certeza de que vamos responder", disse.


O governador e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, se reuniram com o CICC (Comando da Segurança Pública no Centro Integrado de Comando e Controle). Participaram do encontro o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Castro de Menezes.


“O nosso plano de resposta é todo o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), o Choque, os batalhões da área e a Polícia Civil. Estamos todos de prontidão, com folgas diminuídas, ocupando espaços na cidade para evitar que haja qualquer tipo de ameaça ao cidadão carioca. Nós estamos com força total nas ruas do Rio", disse Beltrame.


A decisão do governador Sérgio Cabral foi tomada depois que criminosos balearam o comandante da UPP de Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, na perna direita, com um tiro de fuzil, na noite passada, e atearam fogo a três contêineres em bases móveis distribuídas  pela comunidade.

Palavras-chave: direito penal crime organizado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cabral-pedira-ajuda-das-forcas-armadas-para-combater-crime-organizado

2 Comentários

Robson Silva Consultor22/03/2014 9:19 Responder

Filosofia ou ideologia política equivocada, pode trazer imprevisíveis consequências. Poucos se atentam que o fortalecimento do crime nas favelas cariocas, partiu do então governador Leonel Brizola, logo no início do mandato, proibindo às polícias cariocas de subirem aos morros no seu trabalho investigativo ou de repressão a traficantes e quadrilhas organizadas. Considerava discriminação social e perseguição às populações pobres do Rio. O fato gerou, por anos, segurança e impunidade dos criminosos que acabaram se estruturando naquele período. Deu no que deu...

SELISON M. BRITO Jurista22/03/2014 19:46 Responder

Que situação lamentável encontra-se a Segurança Publica do Rio de Janeiro, são resultados de políticas publica equivocadas, onde fora dado o primeiro passo, \\\"ocupação das favelas\\\", mas, não fora dado o segundo passo, investigar e prender os criminosos, aliás, não se investiga mais nada, a inércia é total na Policia Civil, Órgão responsável pela investigação criminal. Eles, criminosos, voltaram, com mais audácia, e, agora, tentam expulsar a policia das favelas.

Conheça os produtos da Jurid