"Brasil não é um país corrupto", diz diretor do Banco Mundial

O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, John Briscoe, disse, após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira (4), que o Brasil não é um país corrupto. Há dez dias a instituição anunciou que limitará empréstimos a países com governos envolvidos em corrupção.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (8)




O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, John Briscoe, disse, após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira (4), que o Brasil não é um país corrupto. Há dez dias a instituição anunciou que limitará empréstimos a países com governos envolvidos em corrupção. John Briscoe disse que a corrupção atinge diversos países - incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha - e que o Brasil já está em um processo de combate a essas práticas, com a participação inclusive dos próprios governantes.

- Há no Brasil muitas coisas vindo à superfície, isso é sinal de uma democracia cada vez mais aberta, transparente, com uma população mais atenta, mas o combate à corrupção é um processo, não acontece de um dia para o outro - disse, exemplificando ainda que o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) permite uma das mais modernas gestões de orçamento público do mundo.

Além do combate à corrupção, o diretor do Bird disse ainda que conversou com Renan sobre o aumento da participação do banco junto aos seus países membros, a fim de lhes proporcionar maior governabilidade. Este será o tema da reunião anual conjunta entre o banco e o Fundo Monetário Internacional (FMI), neste mês, em Cingapura: "Fortalecendo o Compromisso do Banco Mundial com a Governabilidade e o Combate à Corrupção".

Segundo John Briscoe, o Bird deve estreitar os laços com o governo brasileiro - a seu ver, atualmente quase restrito ao âmbito do Executivo - , por meio do Congresso, Poder Judiciário e da própria sociedade civil, visando a ajudar o Brasil na resolução de seus problemas, entre eles o desempenho dos serviços públicos.

- O Brasil tem de melhorar o funcionamento do setor público para garantir a redução de pobreza e impulsionar o desenvolvimento econômico. O povo brasileiro paga por serviço de hotel cinco estrelas e recebe tratamento de três. O desempenho no setor público tem de ser melhor - afirmou.

Palavras-chave: Brasil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/brasil-nao-e-um-pais-corrupto-diz-diretor-do-banco-mundial

8 Comentários

Waldir Dias de Abreu advogado05/09/2006 21:44 Responder

Sinceramente, não estou entendendo mais nada.

Paulo Estudante05/09/2006 21:56 Responder

Eu sei que este eh um site juridico e que o bom portugues deve prevalecer sobre todas as coisas, afinal o vernaculo eh nossa ferramenta... Mas, quanto a este diretor do banco mundial, ele deve ir ao encontro da prostituta que o colocou no mundo, com a devida venia.

ESSIO DE MORAES advogado/aposentado06/09/2006 12:10 Responder

Correto o Diretor do Banco Mundial, pois, a corrupção sempre existiu, desde a fundação de BrASILIA!Prosseguindo até os tempos atuais, quando houve o maior desmonte das empresas, com a privatização proporcionada por FHC!Verdade seja bem dita!Agora, a corrupção só foi aparecer de fato no Brasil, graças a um deputado federal, que foi flagrado recebendo propina, a partir daí quando deixou de receber, botou a "boca no trombone". Somente no governo atual, graças ao I.Ministro da Justiça, é que de fato as investigações começaram. Segundo consta, por reportagem da "Folha", os próprios "sanguessugas" já existiam no governo anterior!

Nercina advogada06/09/2006 15:21 Responder

Concordo plenamente como esse diretor, pois corrupto não é o Brasil e sim os integrantes da cúpulas que estão no poder. Por outro lado, entendo que se existe corruptos a culpa é nossa pois não fazemos nada para tirá-los do pedestal que se encontram; prova disso é o resultados das pesquisas que apontam como vitorioso em primeiro turono das eleições, um tal de LULA que infelizmente tem a facha de Presidente, e que até agora foi o Presidente que teve seu mandato navegando no maior mar de lama podre que já se houviu falar. Mas ele é inocente. Não sabia de nada. Se ele não sabia de nada, ele é um homen sem visão, e se não tem visão não serve para gonvernar um País; porem a maioria não pensa assim.

Nercina advogada06/09/2006 15:28 Responder

Uma correção onde se lê facha eu quiz dizer fachada

Reinaldo Tirapani Engenheiro/Advogado06/09/2006 16:52 Responder

Depois de um comentário desses, eu chego a conclusão que esse diretor do Banco Mundial, foi corrompido.

afonso damasceno Aux. administrativo06/09/2006 19:15 Responder

O reconhecimento de que o Brasil não é um país corrupto segundo o diretor do Banco Mundial revela as formas que as pessoas têm de encarar os fatos e deles fazer juízo de valor. Pontos de vista existem muitos e abalizá-los não é tarefa para qualquer pessoa. É estimulante pensar que ao afirmar que o Brasil não é País corrupto pelo fato do governo e da sociedade como um todo ter capacidade para aprofundar as investigações e exigir que sejam apuradas as suposições só demonstra que o país está amadurecendo no que diz respeito a sua maneira de lidar com situações que repercutem no exterior. Nada mal para um país que até pouco tempo atrás não era levado à sério pelos extrangeros e por grande parte dos brasileiros.

Adherson N. Tejas Servidorpúblico e acadêmico de direito07/09/2006 12:45 Responder

Cinceramente, ao ver as declarações supra relatadas sinto-me como se estivesse imobilizado pelo absurdo de seu conteúdo. Até parece que isso é uma tática psicológica criada pelo presidente Lula e seu bando, para inverter os valores. Ademais, veja o que diz uma passagem da bíblia a respeito: "O errado será considerado como certo e o certo como errado". Gente, nós não somos robô, temos livre arbítrio, uma mente sã, capaz de identificar a inversão de valores. Chagam ao ponto de brincar com os nossos sentimentos. Acorda Brasil!!!!

Conheça os produtos da Jurid