Barbosa prevê que processo de aposentadoria termine em 15 dias

Em sessão do CNJ nesta terça (3/6), ministro afirmou que tramitação 'não é tão simples'; magistrado anunciou retirada do Supremo na última semana

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




Segundo o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), seu processo de aposentadoria deve ser concluído em 15 dias. “Há uma tramitação. Não é assim tão simples. Leva uns 15 dias”, informou Barbosa, ao final da sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desta terça-feira (3).


Na semana passada, Barbosa comunicou ao plenário da Corte que decidiu se aposentar no fim deste mês. Após a saída de Barbosa, o atual vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, assumirá o comando da Corte. Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até 2024, quando completa 70 anos e teria de ser aposentado compulsoriamente.


Nascido na cidade mineira de Paracatu, Joaquim Benedito Barbosa Gomes foi o primeiro negro a  presidir o STF. O ministro ficou conhecido pelo grande público pela relatoria da Ação Penal 470. Ele ocupa a presidência do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012, e foi indicado à Suprema Corte em 2003, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Palavras-chave: organização judiciária aposentadoria joaquim barbosa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/barbosa-preve-que-processo-de-aposentadoria-termine-em-15-dias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid