Bancos são multados em R$ 2 milhões por publicidade enganosa

O Ministério da Justiça multou quatro empresas do setor bancário por publicidade enganosa - Caixa Econômica Federal, Banespa S/A, ABN Amro e BB Administradora.

Fonte: Ministério da Justiça

Comentários: (1)




O Ministério da Justiça multou quatro empresas do setor bancário por publicidade enganosa - Caixa Econômica Federal, Banespa S/A, ABN Amro e BB Administradora. A violação do Código de Defesa do Consumidor refere-se à oferta de fundos de investimento de renda fixa sem a devida informação sobre os riscos.

O principal problema nos casos encontrava-se na fase pré-contratual. Muitos clientes acreditavam estar investindo em um fundo que não oferecia a possibilidade de perdas. De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), os bancos não ofereciam a orientações claras e objetivas a respeito do funcionamento do fundo.

As empresas foram intimadas e têm dez dias pra apresentar recurso à Secretaria de Direito Econômico (SDE).

Multas

Banco

Valor em R$

Caixa Econômica Federal

218.126,45

ABN Amro

249.065,11

Banespa S/A Corretora de Câmbios e Títulos

861.430,50

BB Administradora de Ativos e Valores Mobiliários S/A

1.506.816,66

Palavras-chave: bancos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/bancos-sao-multados-em-r-2-milhoes-por-publicidade-enganosa

1 Comentários

umamiga do lar22/01/2009 16:09 Responder

Gostei da matéria, mas faltou informar os direitos do usuário enganado. Fiz aplicação em renda fixa e agora estou preocupada, pois além de render pouco, ainda não sei o que perderei, pois a gerente não informou sobre perdas. Gostaria que informassem sobre o usuário, pois o dinheiro da multa vai para o governo e não para o cliente engando. Att

Conheça os produtos da Jurid