Banco que negou crédito a cliente sem informar os motivos é condenado

Decisão é do juízo da 2ª vara Cível de Mossoró/RN

Fonte: Migalhas

Comentários: (0)




O banco BV Financeira foi condenado a indenizar em R$ 5 mil, por danos morais, cliente que teve crédito negado sem que fossem apontados os motivos. Decisão é do juiz de Direito José Herval Sampaio Júnior, da 2ª vara Cível de Mossoró/RN.


A cliente ajuizou ação após constatar inscrição de seu nome em cadastro interno de restrição. Ao pleitear um segundo financiamento junto a uma loja conveniada com a promovida, viu seu pedido recusado por figurar como autora em ação revisional.


Em sua defesa, a instituição alegou não ter obrigação de fornecer crédito a ninguém, conforme garantia constitucional. Disse ainda que faltou à requerente algum requisito para concessão de crédito, sem especificar a natureza do entrave.


Ao analisar a ação, o juiz afirmou que a instituição poderia sim se recusar a firmar o contrato com a autora ou com qualquer outra pessoa. Destacou, porém, que, para isso, deveria prestar ampla informação sobre a recusa do crédito solicitado.


Para o magistrado, o fato da requerida não ter especificado o motivo da recusa, bem como a existência de revisional de contrato entre as partes demonstra que houve a inscrição da consumidora em cadastro interno de instituições financeiras. "Mesmo sem se ter a certeza de tal afirmação, os elementos dos autos apontam nesse sentido."

Palavras-chave: direito civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/banco-que-negou-credito-a-cliente-sem-informar-os-motivos-e-condenado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid