Balanço final mostra que a Justiça do Trabalho do Paraná realizou 1.107 acordos durante a Semana da Conciliação

Foram atendidas 3.839 pessoas em todo o Paraná, com R$ 14,3 milhões negociados

Fonte: TRT-PR

Comentários: (0)




A Justiça do Trabalho do Paraná realizou, durante a Semana Nacional da Conciliação, realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro, 2.316 audiências com 1.107 acordos homologados, de acordo com o balanço final divulgado nesta quinta-feira. Os acordos movimentaram R$ 14,3 milhões. Participaram 42 unidades judiciárias, de Primeiro e Segundo Graus. A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizada anualmente, em dezembro, com objetivo de promover a cultura da conciliação em todos os tribunais brasileiros.


No Juízo Auxiliar de Conciliação de Segundo Grau, Eunice Bobato fechou um acordo de equiparação salarial com uma empresa de telefonia em menos de 20 minutos. "Não sabia dessa possibilidade de ter acordo, mas é uma boa oportunidade de adiantar um resultado. É melhor ter um acordo agora do que esperar mais dois anos para resolver", afirmou Eunice, que estava com o processo em andamento havia quase três anos.


Além da Capital, 37 unidades da Justiça do Trabalho do interior do Estado se prepararam especialmente para essa Semana. Um exemplo é a Vara do Trabalho de Umuarama, que promoveu alterações especiais no ambiente físico para melhor receber as partes interessadas.


Na Vara do Trabalho de Nova Esperança houve apresentação musical, com a participação de artistas locais e regionais. O evento "Música para trabalhadores" reuniu empresas e trabalhadores em uma campanha em prol da conciliação.

 

A conciliação continua


"Embora a semana tenha terminado, a conciliação é um processo permanente na Justiça do Trabalho do Paraná, através dos Juízos Auxiliares de Conciliação, onde é possível a realização de acordos até em processos que já tenham sido encaminhados para o Tribunal Superior do Trabalho em grau de recurso", informa a desembargadora Sueli Gil El Rafihi, presidente da Comissão de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.


Para facilitar a realização de acordos a qualquer tempo, o TRT-PR criou os Juízos Auxiliares de Conciliação de Primeiro e Segundo Graus (JAC-1 e JAC-2), que atendem em estruturas independentes das Varas do Trabalho, na Capital. Os contatos com os juízos podem ser feitos pelos telefones (41)3310-7141 e 3310-7360 ou pelos e-mails jac1@trt9.jus.br e jac2@trt9.jus.br .


 

Processos arquivados provisoriamente


"Há cerca de 17.000 processos trabalhistas arquivados provisoriamente antes de 2006 que ainda não puderam ser finalizados porque os devedores não foram encontrados ou porque não são localizados bens suficientes para garantir o pagamento. Esses processos também estão sendo disponibilizados para conciliação", esclareceu o desembargador Márcio Dioniso Gapski. Nesse caso, os interessados podem entrar em contato com o Arquivo Geral do TRT, em Curitiba, na Rua Vidal Natividade da Silva, 600, no Cajuru, pelo telefone (41) 3310-7757 ou através do e-mail projetohorizontes@trt9.jus.br.

 

 

Palavras-chave: Balanço; Conciliação; Negociados; Devedores; Pagamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/balanco-final-mostra-que-a-justica-do-trabalho-do-parana-realizou-1107-acordos-durante-a-semana-da-conciliacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid