Assembleia do Paraná vota hoje fim das superaposentadorias

Atualmente, nove ex-governadores recebem a pensão, de R$ 24 mil mensais

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




Os deputados estaduais do Paraná irão colocar em votação nesta segunda-feira (18) o fim das aposentadorias vitalícias a ex-governadores do Estado.


Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pretende anular o artigo da Constituição Estadual que prevê a concessão do benefício. Atualmente, nove ex-governadores recebem a pensão, de R$ 24 mil mensais.


No final do mês passado, o governador Beto Richa (PSDB) anulou, em um ato oficial, as aposentadorias de quatro ex-governadores: Orlando Pessuti (PMDB), Roberto Requião (PMDB), Jaime Lerner e Mário Pereira, que governaram o Estado entre 1991 e 2010.


Os quatro, porém, continuam recebendo o benefício porque recorreram da decisão --Requião, inclusive, entrou na Justiça e conseguiu uma liminar, na semana passada, para manter a pensão. Os recursos ainda não foram analisados pela Procuradoria-Geral do Estado.


Na avaliação do governo estadual, o benefício contradiz a Constituição Federal de 1988, que não prevê pensão semelhante aos ex-presidentes da República.


Cinco ex-governadores do Estado, porém, que contraíram a aposentadoria antes de 1988, não tiveram as pensões anuladas.


Votação


Caso aprovada, a matéria volta ao plenário daqui a dez dias, para a votação do mérito. Só depois dessa segunda votação é que ela pode ser promulgada pelo presidente da Assembleia.


O deputado Mauro Moraes (PSDB), autor do projeto, afirma que tem convicção de que a PEC será aprovada. Ele e o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), são do mesmo partido que o governador Beto Richa, que detém maioria na Casa.

Palavras-chave: Constitucionalidade; Aposentadoria; ex-governadores; Pensão; Justiça

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/assembleia-do-parana-vota-hoje-fim-das-superaposentadorias

2 Comentários

luis motorista18/04/2011 16:45 Responder

tem que cortar de todos ate da mae do governador

luis motorista18/04/2011 16:46 Responder

esses tubarroes nao presisam receber nada

Conheça os produtos da Jurid