Assédio moral no trabalho é tema de livro de ficção

A Editora Realize está lançando o livro Corações Poderosos - uma visão positiva das emoções no trabalho

Fonte: Editora Realize

Comentários: (1)




A Editora Realize está lançando o livro Corações Poderosos - uma visão positiva das emoções no trabalho. A obra visa atualizar e aprofundar a visão atual sobre o assédio moral, um distúrbio das relações interpessoais em que o trabalhador sofre humilhações repetitivas e crônicas, o que gera graves conseqüências; além disto, como se prevenir dele.

Estudos sobre o assédio moral surgiram na década de 80 e continuam em expansão, bem como processos judiciais trabalhistas ligados ao problema. Ainda assim, muitos profissionais, inclusive da área do Direito, carecem de informações sobre como compreender este problema e lidar com ele. Sem esses conhecimentos, não sabem como tratar da complexa questão da mediação de conflitos de interesses.

A obra mistura os gêneros ficção e literatura de desenvolvimento humano. Conta a história de um gerente e sua subordinada, que vivem situações de conflitos crescentes até chegarem a um impasse. De modo inédito, apresenta a busca da solução por meio do conhecimento das leis atuais relacionadas ao assédio moral e de conceitos ligados à Inteligência Emocional. O protagonismo, isto é, a capacidade de conduzir a própria vida, é um tema fundamental na narrativa, na qual são descritas técnicas que conduzem a ele - como as do desenvolvimento da assertividade, do processo decisório eficaz e do coaching. O livro descreve de maneira emocionante a transformação interior dos personagens, do sofrimento à resolução do conflito; mostra suas dificuldades, vitórias e recaídas, o que provoca identificação do leitor Os personagens são abordados pela visão sistêmica, que, diferentemente da visão simplista do vilão e da vítima, mostra-os como co-criadores do assédio moral e da sua resolução.

A autora é médica psiquiatra formada pela USP em 1985, pós-graduada em Recursos Humanos. Palestrante, com larga experiência em relações organizacionais, trabalha com coaching de executivos e treinamento de equipes. Teve seu primeiro livro publicado pela Editora Rocco e, desde então, tem sido fonte para inúmeras matérias em vários veículos jornalísticos. Seu mais novo livro tem a apresentação assinada pelo Dr. Marcelo Luis de Souza Ferreira, Juiz Federal do Trabalho, introdução da Leila Navarro, além de comentários de inúmeras figuras proeminentes do cenário organizacional.

Comentários do Juiz Federal do Trabalho - Dr. Marcelo Luis de Souza Ferreira

Achei o livro "Corações poderosos" realmente muito bom e bastante interessante, principalmente pelo fato de o mesmo abordar e desenvolver, sob a fácil linguagem da ficção, importantes e aprofundados conceitos técnicos, com os múltiplos enfoques que o tema (assédio moral) exige, demonstrando que a questão é muito mais complexa e abrangente do que se pode inicialmente imaginar.

Devo parabenizar a autora pelo modo como expôs o viés jurídico da questão, irretocável, mormente no que tange às noções de responsabilidade do empregador pelo dano causado pelo empregado (culpas in eligendo e in vigilando) e na demonstração da natureza compensatória da indenização (não dá para apagar o dano sofrido da mente da pessoa, nem para voltar atrás no tempo e desfaze-lo, de modo que se deverá buscar alguma forma de proporcionar à vítima sensação de prazer proporcional à dor sofrida, por meio de algum bem material), que muitas vezes pode ocorrer sem ser necessariamente pecuniária (aqui, o pedido formal de desculpas, a psicoterapia e o curso de pós-graduação fornecidos e custeados pela empresa conseguiram demonstrar plenamente a idéia da compensação obtida não necessariamente através de uma indenização pecuniária).

Devo dizer, ao final, que o livro me apresentou conceitos novos (alheios aos estritamente jurídicos com que normalmente lido), úteis para a exata compreensão do tema não como algo próprio e restrito às relações jurídicas de emprego, mas como algo inerente às diversas relações sociais que mantemos diariamente.

Parabéns pelo belo trabalho, que, com certeza, será útil para patrões, empregados, estudantes das ciências médicas e humanas, advogados, juízes, promotores, enfim, para toda e qualquer pessoa que estude ou lide com o comportamento humano e as interações sociais.

Palavras-chave: assédio moral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/assedio-moral-no-trabalho-e-tema-de-livro-de-ficcao

1 Comentários

Maria da penha Santos Defensora Pública Municipal07/09/2006 11:58 Responder

Interressante a resenha sobre o livro Corações Poderosos, que aborda Assédio Sexual. Entretanto, não cita o nome da autora.

Conheça os produtos da Jurid