As ideias devem brigar, os ministros, não, diz presidente da OAB

Para Marcus Vinícius, o julgamento deve seguir sem adjetivações às diversas opiniões e correntes, próprias de um colegiado em tribunal constitucional de um Estado Democrático de Direito

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (3)




O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, defendeu nesta segunda-feira (19/8), que o Supremo Tribunal Federal retome o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, com “serenidade e equilíbrio”. A afirmação foi feita diante da expectativa de como o colegiado voltará a se reunir depois de, na última quinta-feira (15/8), o presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, ter impedido o colega Ricardo Lewandowski de votar e encerrado a sessão.


Para Marcus Vinícius, o julgamento deve seguir “sem adjetivações às diversas opiniões e correntes, próprias de um colegiado em tribunal constitucional de um Estado Democrático de Direito”. De acordo com ele, “a sociedade espera um julgamento imparcial e justo em todas as causas, respeitando-se as divergências, o devido processo legal e o princípio da prevalência da maioria”.


O presidente da OAB disse também que “a prevalência da maioria com o respeito à opinião das minorias é a pedra de toque da democracia”. E concluiu: “As ideias devem brigar. Os ministros, não.”


Discussão


Na última quinta, o ministro Joaquim Barbosa acusou Lewandowski de fazer chicana e usar os Embargos de Declaração para “arrependimento”. Lewandowski, que mais uma vez explorou deficiências da acusação, pediu então que Barbosa se retratasse. O presidente do STF se recusou.

Palavras-chave: oab presidente julgamento mensalão coerência direito estado democrático

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/as-ideias-devem-brigar-os-ministros-nao-diz-presidente-da-oab

3 Comentários

carlos roberto silveira silveira@seevissp.org.br20/08/2013 20:33 Responder

o cara da oab , diz claro porque defende que os processos fiquem enrolados , para o cliente ficar na espera, se o cara morrer ele advogado , poderá receber , com aquela maldita procuracao. muita gente assina e nao sabe as conseguencias. acho que a populacao ja passou da hora de ver o que este pais esta se transformando na republica dos adv, sao milhares de acoes diarias, que ja tem decisao anterior , acho essas coisas uma inutilidade a sociedade. eu me sentiria um inutil social , se fizesse um trabalho deste repetitivo

carlos roberto silveira silveira@seevissp.org.br20/08/2013 20:36 Responder

um exemplo tipico: Lavagem de dinheiro e as drogas. As drogas são na realidade algo que passa por todas barreiras ate então conhecida da sociedade, uns porque - ?fabrica- -outros porque as vendem ? -outros porque as consomem- -desses o pior são aqueles que ganham dinheiro com a falência das famílias com seus viciados- -que em geral cometem os crimes- -os piores são os advogados que são contratados para retirar das cadeias os grandes traficante- -esses recebem dinheiro de chefões das drogas- -Claro esses ditos homens que tem um documento para se transformar em defensores legal(não ético), desta ente não faz nada alem de receber dinheiro sujo, quer dizer dinheiro de drogas , pois eu e a sociedade não temos informação que traficante trabalhe e tenha carteira de trabalho registradas embora quando preso tem direito a auxilio reclusão. Ou bolsa família pela legislação atual a família se inscreve no programa e recebe. Se um traficante não tem emprego de onde vem o dinheiro(volumoso) para pagar os advogados!....Seria do divino , eu tenho um amigo que se chama divino , perguntei a ele outro dia ,- -ele me disse Silveira de mim , pode ter certeza ? -nem se fosse eu daria dinheiro para esta atividade- -eu me pergunto em uma sociedade sem valores e princípios- -a pergunta de um jovem filho de um adv ,de traficante- -pai , como o senhor ? -pode me dar uma boa vida que tenho- -diz o pai ?sou advogado, de quem ? -filho e melhor não saber ? -pois se trata de sigilo profissional- -Passou um tempo- -o filho perguntou outra vez- -O pai para não ficar negando ? -sempre disse ao filho- -filho eu trabalho para x, ou y ,(traficantes)- -há !!!,ficou pensando nas conversas das rodinhas de amigos e na escola- - Qualquer um que tiver oportunidade de ler este texto de pura tristeza para nossa sociedade e pessoas que não respeita os outros, trazendo de volta para o convívio na sociedade , coisas, pois não podemos chamar por outro nome gente deste tipo.devem repensar sua vida ......ao escrever esta tristeza.....estou ouvindo coisa como a musica de Yanny, como Tribute....Prelude.... eu gosta da vida e de viver, seria melhor se todos nos pudéssemos viver bem e melhor seus esses inúteis,faríamos nossa estada na terra bem melhor....

Ridelson Rodrigues Estagiário de Direito21/08/2013 19:16 Responder

Acredito que há alguém frustrado com o curso de Direito, não Carlos Roberto Silveira? Pois advogado é uma profissão digníssima, você não deveria generalizar essa falta de ética de certos operadores do Direito, logo existem exceções. E se estamos tratando de Direito, todos são iguais perante a Lei (na teoria), ou seja, é necessário que todos tenham direito a uma defesa justa e equitativa. Os advogados não mentem, simplesmente, descrevem fatos que, necessariamente são comprovados por provas materiais. Se você está indignado com as injustiças que presenciamos diariamente, somos dois, mas concerteza não são os Advogados os causadores da mesma. Pois lembre-se que, como estamos vendo injustiças estão acontecendo sempre, e se você for vítima uma delas, concerteza você precisará de um Advogado. Fica a Dica!

Conheça os produtos da Jurid