Arquivado inquérito contra o governador de Santa Catarina

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)





O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp determinou o arquivamento do inquérito instaurado contra o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que supostamente teria promovido a construção de edificações em área de mangue sem autorização da autoridade competente, à época em que exercia o cargo de prefeito de Joinville. O delito está previsto no artigo 64 da Lei nº 9.605/98.

Segundo os autos do processo, Antônio Vilson Gonçalves afirmou haver recebido contrato de cessão das mãos de Luiz Henrique. Além disso, existe a informação de que Divaldo Marcon e Marco Tebaldi, os quais exerceram o cargo de Secretário de Habitação, teriam assinado outros dos referidos contratos de cessão.

A Subprocuradoria-Geral da República, contudo, emitiu parecer requerendo o arquivamento do inquérito por falta de justa causa para o seu prosseguimento. A Subprocuradora Cláudia Sampaio Marques entende que as provas dos autos não indicam a participação direta do governador na venda dos lotes, já que a assinatura de Luiz Henrique não consta no contrato de cessão recebido por Antônio Vilson Gonçalves.

É possível apenas presumir que o indiciado tinha conhecimento dos fatos, o que não é suficiente para configurar a existência de indícios de autoria, conforme salientou o Ministério Público Federal. O MPF também destacou que a ocupação da área de preservação ambiental teria ocorrido por invasão iniciada aproximadamente há 10 ou 15 anos, não se podendo, portanto, imputar ao investigado a conduta de promoção da invasão da área ou sua destruição.

O ministro Gilson Dipp decidiu então pelo arquivamento do inquérito exclusivamente em relação a Luiz Henrique da Silveira, determinando a remessa dos autos ao Juízo Federal da 3ª Vara da Circunscrição Judiciária de Joinville, para que prossigam as investigações em relação a Marcos Tebaldi e Divaldo Marcon.

Thaís Borges

Processo:  INQ 388

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/arquivado-inquerito-contra-o-governador-de-santa-catarina

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid