Aprovadas na CAE regras mais simples para registro de empresas

Regras mais simples para registro de empresas.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (14) projeto de lei da Câmara que se destina a simplificar o processo de registro das empresas com o objetivo de estimular as ações empresariais e uma maior formalização das atividades econômicas. O relator da matéria foi o senador Sibá Machado (PT-AC), que ofereceu parecer favorável ao texto.

O PLC 115/06 cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que institui normas padronizadas, em escala nacional, para o registro das pessoas jurídicas. O texto original, do deputado Francisco Rodrigues, encampou, na Câmara, idéias constantes em vários outros projetos, inclusive sugestões do governo, com o objetivo de reduzir a burocracia para abertura, incorporação, cisão e fusão de empresas, bem como para a alteração do capital societário.

Integração

A Redesim será integrada por órgãos federais (entre os quais, a Receita Federal), estaduais (secretarias de Fazenda ejuntas comerciais) e municipais envolvidos no processo de registro de empresas. O texto determina uma única entrada de documentos e dados, o que deve evitar a duplicidade de processos e reduzir custos, prazos e entraves burocráticos. A previsão é de que todo o processo de abertura de empresa seja concluído em 15 dias.

Estão sujeitas a vistoria prévia para autorização de funcionamento somente as empresas que atuam com atividades de alto risco. A comprovação da regularidade fiscal dos sócios também não será mais cobrada no ato da inscrição da empresa, mas fica mantida a responsabilidade de cada um por eventuais débitos.

Reforço

Ao defender seu parecer, Sibá observou que a proposta do Redesim reforça iniciativas já aprovadas recentemente no Senado e por ele consideradas fundamentais para o país: o projeto que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs), por descentralizar as oportunidades econômicas para várias regiões, e a proposta do Supersimples, esta com medidas de simplificação tributária a favor de micro e pequenas empresas.

- Com essas três leis, nós teremos, de fato e de direito, condições de promover o desenvolvimento equilibrado de nosso país - afirmou.

A CAE também aprovou, a pedido de Sibá, pedido de urgência para exame do PLC 115/06 no Plenário, onde a matéria receberá decisão final. Se aprovado, o texto seguirá depois à sanção presidencial. No Senado, a matéria também ganhou, anteriormente, parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Palavras-chave: registro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aprovadas-na-cae-regras-mais-simples-para-registro-de-empresas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid