Após críticas, OAB muda coordenador nacional de exames

A mudança ocorre em meio a um exame em andamento, com mais de 100 mil inscritos, e após uma série de reclamações sobre problemas nessas provas

Fonte: Folha Online

Comentários: (36)




O Conselho Nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) trocou ontem (21) o coordenador de seus exames unificados nacionais, o advogado Walter Agra, segundo reportagem publicada na edição desta terça-feira da Folha


No lugar de Agra assume um grupo provisório (e emergencial) com cinco membros, presidido pelo secretário-geral da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho. Um novo coordenador será escolhido em breve. A mudança ocorre em meio a um exame em andamento, com mais de 100 mil inscritos, e após uma série de reclamações sobre problemas nessas provas.


Oficialmente, a mudança ocorre após o pedido de renúncia de Agra --apresentado na última sexta. Ele continua como presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, mas, segundo o Conselho Federal, sem os mesmos poderes de antes. O grupo será subordinado diretamente ao presidente do Conselho, Ophir Cavalcante.

Palavras-chave: Conselho Nacional da OAB; Coordenador; Exame de Ordem; Problemas; Reclamações;

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/apos-criticas-oab-muda-coordenador-nacional-de-exames

36 Comentários

Fernando Advogado23/02/2011 0:47 Responder

São todos uns bandidos, sou advogado e sei do que estou falando, essa OAB só defende essa classe de comissão de frente, esses Conselheiros bandidos e corruptos que pouco se importam com os profissionais. Anualmente as taxas de anuidade sofrem aumentos abusivos que servem somente para sustentar esse cartel criminoso da OAB. São 20 milhões a cada exame, 60 milhões anualmente sem ter que prestar contas a ninguém, o mais interessante que dentro da cadeia hierárquica a OAB não fica sujeita ao controle de ninguém, nem mesmo da união, sou a favor do fim do exame de ordem, restruturação da OAB, e prisão de todos os Conselheiros. Essa mentirada de que exame de ordem é a defesa do cidadão é a pior mentira do mundo, eles deveriam usar o slogan de que o exame de ordem sustenta os cofres da OAB e mantém a reserva de mercado. Sociedade ignorante que acredita nessa instituição criminosa que tolhe o futuro de muitas pessoas de bem.

cesar augusto autônomo e bacharel de direito 23/02/2011 7:45

Parabéns Fernando, vejo que voce não faz parte de uma banda podre da OAB e tem a coragem de dizer o que pensa. Se a maioria de seus colegas tivesse a mesma atitude a OAB seria uma entidade séria e que pudéssemos acreditar até mesmo neste exame. A OAB precisa de uma faxina geral e jogar criolina, porque esses caras são cheios de pulga. Parabéns!

Paulo Filho Advogado sem Carteira. 23/02/2011 10:21

Fernando, parabéns, realmente precisamos de alguem com \\\"aquilo roxo\\\", como citou uma vez um determinado político caudilho, para derrubar essa corja. A OAB, na verdade tornou-se apenas uma administradora de quem pode ou não pode ingressar em seu quadro, o exame de ordem é a jóia da coroa, todo o resto perdeu a importância dentro dessa isntituição.

Paulo de Toledo Barros da Cunha Advogado 24/02/2011 10:14

O exame de ordem é uma verdadeira palhaçada, só existe para sustentar um bando de safados.

rejane bastos advogada 28/02/2011 13:33

O doutor já parou para pensar que seria muito mais lucrativo para a ordem abrir a porteira e receber as anuidades desses milhares de candidadtos despreparados que saem da faculdade sem sequer ter lido a CF e nem sabem fazer uma petição? A nossa carteira é conseguida com sacrifício e muito estudo, se abrir a porteira, comece jogando a sua fora, se é que o senhor tem.

Juan Limonge academico 10/03/2011 11:16

Concordo plenamente.

Murilo Andrade professor 16/03/2011 0:47

É muita ingenuidade admitir que um Exame de Ordem possa contribuir para atingir um objetivo para o qual não tem alcance. Somente defendem esta ideia aqueles que nada conhecem de pedagocia, especialmente do que pode significar para a melhoria da qualidade do ensino a PEDAGOGIA DO EXAME. Posso antecipar a resposta: NADA!!! Lucra não só a entidade de classe, os donos das Universidades e os donos dos inúmeros cursinhos. É muita gente interessada nesse tesouro!!!

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:45

Dra. Bastos Engraçado, sempre que tenta-se defender o Exame de Ordem parece que a argumentação é sempre a mesma: \\\"A OAB deve submeter os Bacharéis em Direitoao seu crivo, vez que os cursos de direito, em sua maioria, são deficitários. Ora, se para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC deve a OAB manifeste-se pela sua aprovação, como pode ela mesma afirmar que os cursos são\\\"fracos\\\". A OAB é conivente com o reconhecimento de cursos \\\"fracos\\\"??? E, ainda, utiliza-se destes para justificar a necessidade do Exame???

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 2:38

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. A missivista confunde confunde qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\".

Augusto Estudante de direito23/02/2011 0:55 Responder

Aí meu, esse advogado tocou o terror, deve saber realmente o que está falando, andei conversando com alguns advogados e eles confirmaram a mesma coisa, porque será que ninguém desmascara logo essa OAB. Estou muito triste porque estou me formando para me inscrever em uma instituição cheia de bandidos, infelizmente é isso.

Marta Nogueira advogada23/02/2011 1:12 Responder

O bom julgador por si se julga, e voce meu caro Universitário, analise bem, pois se acha que a instituição está cheia de bandidos, por que pretende entrar neste rol?

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 23/02/2011 7:48

O Marta é falta de opção, nós não podemos escolher só tem esta merda da OAB.

TANIA FERNANDES ESTUDANTE 23/02/2011 10:51

TALVEZ ESTEJAMOS PRECISANDO RENOVAR, POR ISSO FORÇA CESAR AUGUSTO, É DE SANGUE NOVO, COM CORAGEM, ETICA E DETERMINAÇÃO QUE A OAB PRECISA, POR ISSO ELES REPROVAM TANTO, PORQUE SABEM QUE OS ALUNOS AGORA SÃO MUITO MAIS COMPETENTES QUE ELES, QUE NUNCA SE SUBMETERAM A UM EXAME DE ORDEM. SE DEIXAREM ESSES NOVOS ENTRAREM , PERDERAM PREVILÉGIOS E TALVEZ ACABEM NA CADEIA.

Bruno Belo Brasileiro e preocupado com a classe 23/02/2011 10:55

Tá bom Marta! Já ví que você é a favor da reserva de mercado. Agora me responda.... Você também quer fazer reserva do conselho da OAB por isso está tolhendo nosso amigo? Quer deixar o sistema como está? Só se estiver bom para você.

Prezada Drª. Estudante 24/02/2011 12:28

Essas coisas que me irritam nos famosos doutores de plantão, sempre prestem a defender seu mercado de trabalho, O Augusto não pretende entrar em rol nenhum, ele só quer ter o sagrado direito de trabalhar, não me parece que pretenda, como a drª. interpretou, entrar na oab (mínuscula mesmo, por enquanto), a drª. confunde instituição (oab) com a profissão advogado (não instituição). E ainda querem ficar enchendo a paciência dos bacharéis... Tantos e tantos advogados, que sequer conseguem interpretar uma mensagem escrita.

Carlos Henrique Advogado 01/03/2011 12:58

São competentes.. passem no exame....

Vander - graduando em direito funcionário público 15/03/2011 11:28

Você bem disse...o bom julgador por si se julga...Queria ver os antigos e simples portadores da \\\"carteira da oab\\\" se submetendo às provas atuais...será que conseguiriam aprovação não fosse o protecionismo do corporativismo? O bom profissional se destaca pelos seus serviços e não por mero concurso...é o mercado que deve selecionar os bons profissionais....

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:47

Dra. Marta. Engraçado, sempre que tenta-se defender o Exame de Ordem parece que a argumentação é sempre a mesma: \\\"A OAB deve submeter os Bacharéis em Direitoao seu crivo, vez que os cursos de direito, em sua maioria, são deficitários. Ora, se para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC deve a OAB manifeste-se pela sua aprovação, como pode ela mesma afirmar que os cursos são\\\"fracos\\\". A OAB é conivente com o reconhecimento de cursos \\\"fracos\\\"??? E, ainda, utiliza-se destes para justificar a necessidade do Exame???

Luana estudante23/02/2011 1:14 Responder

Essa prova da OAB é uma fraude. E logo logo vai vir coisa muito podre a tona!!

Augusto Estudante de direito23/02/2011 1:55 Responder

Eu disse isso por causa dos milhões de comentários que ouço diariamente, será que o povo está ficando doido? Sinceramente nem penso mais em advogar, vou fazer concurso, acho que é melhor, daqui a alguns dias alguém vai desmascarar essa OAB e isso vai sujar toda a classe de advogado.

Ataliba Abreu advogado 28/02/2011 12:22

Meu prezado não confunda a Instituição com o Profissional, sei que na época de acadêmico às vezes os ânimos se exarcebam, mas nunca mais confunda, temos que ter orgulho sim da nobre profissão do advogado, e neste caso, posso até não concordar com sua pessoal opinião, mas como advogado defenderei até a morte seu direito de dizê-la abertamente em qualquer lugar, se tem que haver mudanças, estas devem ocorrer sem \\\"avacalhação\\\" e sem desrespeito à norma cogente, devendo ser aplicadas as penas da Lei nos devidos casos, Grato, seu colega. Ataliba Abreu - OAB/PE 28.196.

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 2:51

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\".

Tiago Gevaerd Farah Graduado em Direito23/02/2011 2:16 Responder

Os problemas do exame fazem cair a culpa sempre nas instituições que elaboram a prova, que não são santas, mas não são as únicas culpadas. O mundo não precisa de menos advogados no mercado, e sim de mais profissionais sérios e comprometidos com a ética. Os administradores da OAB devem ficar sujeitos a controle pelo Tribunal de Contas pelo uso dos recursos da intituição e punidos pelas infrações.

luiz Sergio de Oliveira advogado23/02/2011 9:40 Responder

A prova da bandidagem encastelada na OAB nacional é a resistência em não realizar eleições diretas para presidente da mesma. Diretas Já.

Claudio Palma advogado 13/03/2011 11:45

Concordo com o \\\"diretas já\\\", afinal a nossa Ordem não tem como um dos princípios basilares a defesa da democracia? E a eleição direta não é a essência da democracia? Sou pela manutenção do exame de Ordem, mas não da forma como está: muitas questões são \\\"pegadinhas\\\" (contrariando tudo que a OAB prega) e outras muitas tratam de matérias que 99,99% dos advogados militantes e incritos atualmente na OAB nunca tiveram na vida um caso concreto para atender - o exame de Ordem deve aferir se o bacharel tem os conhecimentos básicos para atuar como advogado E NÃO CONHECIMENTOS EXIGÍVEIS SÓ DE ESPECIALISTAS!!! Muda OAB!!!!! Nós, advogados sérios e atuantes exigimos mudanças!

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 2:54

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\".

Ana Luiza Sena servidora pública23/02/2011 10:34 Responder

Cada vez mais me convenço que o exame nacional da OAB virou um exame de reprovação nacional,enquanto isso...a disputa para dirigir uma instituição em pleno caos continua.

Dr. Marcos Advogado23/02/2011 10:40 Responder

Infelizmente aqueles que criticam o exame de ordem são aqueles que não conseguem êxito algum no certame. De fato, querer abolir o exame é o mesmo que dar um tiro na cabeça da advocacia. O exame em hipótese alguma poderá ser abolido. Estudem mais e com firmeza, e só aí darão valor ao exame. att. Dr. Marcos

Cidadão Comum Médico e estudante de Direito 24/02/2011 10:24

Vc fez Doutorado em que, pra se intitular de \\\"Doutor\\\"? Qual foi a sua tese de Doutorado? Pq Doutor é quem tem Doutorado.

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:50

Dr. Marcos. Engraçado, sempre que tenta-se defender o Exame de Ordem parece que a argumentação é sempre a mesma: \\\"A OAB deve submeter os Bacharéis em Direitoao seu crivo, vez que os cursos de direito, em sua maioria, são deficitários. Ora, se para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC deve a OAB manifeste-se pela sua aprovação, como pode ela mesma afirmar que os cursos são\\\"fracos\\\". A OAB é conivente com o reconhecimento de cursos \\\"fracos\\\"??? E, ainda, utiliza-se destes para justificar a necessidade do Exame???

ADDO SOARES Contador e Acadêmico de Direito 22/03/2011 12:02

Concordo que deva ter um exame para aferir os conhecimentos de um bacharel em ciências jurídicas, mas sem extrapolações; alimentando essa indústria de cursos preparatórios. Pq ñ vão aferir as faculdades antes? E por falar nisso Dr. MARCOS, já que se acha tão preparado, se se submetesse ao atual exame, acha mesmo que seria aprovado em ambas as fases? Vai sonhando querido! Teriam que cassar sua OAB! rsrs

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 2:55

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\".

TANIA FERNANDES ESTUDANTE23/02/2011 10:46 Responder

Acho que o congresso Nacional , precisa entrar no circuito e submeter a OAB a prestação de contas do que faz tanto com as inscrições do exame, quanto as anuidades, que são absurdamente altas, como podemos admitir, se o Presidente da República tem que prestar contas , porque a OAB não? Ela é Soberana? Ela representa o País inteiro? Ela é Perfeita? Enfim a OAB é uma fachada, para usar dinheiro em proveito próprio, veja os carrões que eles andam, até brindados são, não sou contra o Exame, eu acho que vale a pena saber o grau de cada aluno,porém não é admissível injustiças como as dos ultimos Exames. O Presidente Ophir disse em rede Nacional que as Universidades e cursinhos estão com baixa qualidade e por isso alto grau de reprovação, então a FGV é PERFEITA E NÃO COMETE ERROS? Então quem cometeu esses erros grosseiros, tanto na prova, quando na correção? Esses advogados que fizeram as provas não fizeram exame de ordem com certeza e se fizessem hoje ficariam reprovados com notas mais baixas possíveis, dizem que são especializados em alguma matéria e nos exigem saber todas. Ridiculos!!!!

Peter Coast Advogado23/02/2011 10:54 Responder

Prezados Senhores responsaveis por este quadro de comentários. Com excessão ao comentário feito pela Dra. Marta Nogueira, nunca vi tanta bobagem expondo as visceras de quem opera e/ou vai operar no ramo do direito. Vamos crescer espiritualmente e parar com esse disse me disse, que não leva a lugar algum.

cesar augusto autônomo e bacharel de direito 23/02/2011 11:12

Primeiro eu não acredito que o teu nome é PETER COAST, pois um pai espiritualmente crescido não daria um nome tão infeliz como este. Segundo, voce tenta como a Dra. Marta Nogueira defender o indefensável e voce não sabe o que é crescer espiritualmente. O PEDRO COSTA, que é esse o nome que teus pais queriam te dar, mais vejo que voce deve ser daqueles caras que gostam de CRESCER nas vaidades. Crescer espiritualmente é aprender a ser humilde e respeitar a opinião dos outros, já que voce não tem nenhuma. CRESÇA PEDRO COSTA.

Henrique Carvalho Advogado 23/02/2011 13:32

Senhor Cesar Augusto, falar em humildade e respeitar a opinião dos outros, não significa e nem dá a ninguém o direito de agredir com palavras, quem quer que seja . O mal, não mereçe comentários. Se o senhor não quer ser advogado desista, caso contrario, estude que o senhor certamente passará, pois todo sucesso, depende de esforço e dedicação. Deixe de ser apenas bacharel e passe a ser ADVOGADO.

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 24/02/2011 8:33

O Henrique, quem fal o que quer ouve o que não quer. Ser ADVOGADO não vai me diferenciar dos bacharéis de direito ou estudantes de direito. Por isso que eu digo e disse ao seu colega, que agora pode lhe servir, seja humilde e não se encha de vaidades em ser ADVOGADO. Abraços

Robson Silva Consultor Jurídico23/02/2011 11:33 Responder

Caro Dr. Fernando: O senhor é mesmo Advogado como se identifica? Lembremo-nos do que apregoou um sábio Presidente norteamericano, no final do século 19, para conter uma revolta de operários contra os patrôes: \\\"Não será enfraquecendo os fortes, que se fortalecerá os fracos\\\". A máxima vale para o profissional que discorda do Órgão maior de sua classe. As mazelas que denuncia publicamente, poderão ser combatidas ou desfeitas pelo senhor mesmo - basta que se torne Advogado proeminente, capaz, líder natural ou por diligência política. Os que comandam a OAB não estão lá por passe de mágica. A honra de pessoas não pode ser enxovalhada dessa forma. Se não sabe, fique sabendo: basta uma ordem judicial e a origem daquele infeliz comentário será revelado e o senhor estará em maus lençóis. Protestar com razão e respeito, é uma coisa; já caluniar e difamar, são crimes de Ação Penal.

Sandra Regina advogada23/02/2011 11:47 Responder

Caros Doutores Marta, Marcos e Pedro \\\"Coast\\\", no mínimo os senhores fazem parte desse bando de \\\"chupins\\\" da OAB, para estarem de acordo com essa mafia. Dr. Marcos, ao contrário do seu infeliz comentário, eu já passei nesse exame terrorista e mesmo assim, concordo plenamente com o Dr. Cesar Augusto. BRAVO Cesar!!!

Saulo Ribeiro Bacharel 23/02/2011 13:38

Sra. Regina, será mesmo que já obteve a aprovação no exame da OAB??????.

NIVALDO LUCAS FILHO ADVOGADO23/02/2011 11:48 Responder

Há, 25 anos passados, fiz meu exame de ordem, estudioso que sempre fui não tive dificuldades em passar por ele e obter minha licença para o exercício da advocacia, e posso dizer que as dificuldades atuais em obter sucesso, são exatamente as mesmas daquela época, com raras exceções os reprovados, são pessoas pouco afinada aos estudos jurídicos, gente que passou por uma instituição de ensino, obteve um Diploma mas não aprendeu nada, pessoas que mal conhecem a língua que falam, gente incompetente e preguiçosa e mesmo assim querem se dar ao direito de trabalhar com a liberdade e patrimônio alheios. Com certeza também vão querer mais tarde, serem juízes ou promotores sem passarem por concursos públicos. Eu me orgulho de dizer, que antes de me tornar um profissional do ramo do direito eu passei pelo exame de ordem. Essa é sem sombra de dúvidas a barreira que separa os preparados dos aventureiros. Que a ?ORDEM? seja mantida, pois é nela que se encontram os corajosos e indispensáveis combatentes da corrupção como diuturnamente temos visto.

CESAR AUGUSTO AUTÔNOMO E BACHAREL DE DIREITO 23/02/2011 12:03

Com todo o respeito Dr. Nivaldo, o senhor é um brincalhão. Dizer que há 25 anos atrás o Exame de Ordem era o mesmo de hoje. Antigamente as pessoas compravam diplomas e conseguiam registra-se gratuitamente na OAB ou no mínimo compravam as suas inscrições. Na OAB sempre teve falcatrua, só que agora as pessoas estão tomando conhecimento das coisas. Sinceramente o senhor é corajoso ou no mínimo um tremendo cara de pau, pois se expor em defender ilegalidades da OAB e dizer que há 25 anos atrás era a mesma coisa. O senhor é louco!

regina santos advogada 28/02/2011 13:39

Quanta besteira! Vão estudar para passar ao invés de ficar falando esse monte de bobagens

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:54

Lembrando, apenas, que o Exame é a única forma de inscrição nos quadros da OAB apenas desde 1994. Anteriormente estágio autorizava ingresso nos quadros da Ordem.

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 2:57

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\".

Julio Bacharel23/02/2011 12:00 Responder

PARA CONHECIMENTO DE TODOS ! O juiz da 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, concedeu liminares, em mandado de segurança, e determinou que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) inscreva pelo menos 30 bacharéis em direito como advogados sem a necessidade de aprovação no Exame da Ordem. A decisão abre precedentes para o resto do país, já que trata-se de um assunto polêmico e que tem ocasionado embates jurídicos nos trâmites processuais. Nesse caso, o juiz considera o exame da OAB inconstitucional, uma vez que a instituição não teria competência para avaliar o profissional no mercado de trabalho. ?É incompatível com o princípio do exercício profissional e incompatível com o princípio da União em legislar na base educacional?, destacou Julier em entrevista à TVCA. Na sentença proferida contra a Ordem, o magistrado alega que ?a instituição não teria a competência de dizer se o bacharel pode ou não atuar no mercado de trabalho e lhe cabe apenas as atribuições de fiscalização?. A decisão do juiz federal favorece bacharéis em direito de Cuiabá e de municípios do interior que ingressaram com as ações na Justiça após reprovação nos exames realizados em 2009 e 2010. Contudo, o deferimento de Julier está pautado em outro recurso referente a um estudante do Ceará que também conseguiu a liminar. Outro ponto em destaque, conforme o juiz federal, é que em Mato Grosso, estima-se que 93% dos inscritos no exame não são aprovados. E como resultado, milhares de diplomados, bacharéis em instituições reconhecidas são lançados em um ?limbo profissional?. ?Eles não são nem estagiários e nem advogados. Permanecem, aos milhares em escritórios de advocacia, sem qualquer vinculação trabalhista adequada, submetendo-se, por vezes, a pisos salariais não condizentes com o trabalho que desempenham?, diz trecho da sentença. Por outro lado, Julier Sebastião argumenta sobre a qualidade de ensino prestada pelas instituições educacionais públicas e privada. De acordo com ele, não se mostram revestidas de juridicidade a autorizar a Ordem a substituir o Estado, a quem compete atestar e certificar a qualidade da educação e sua materialização. O presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, afirmou estar surpreso com a decisão do juiz e garantiu ?estar na contra-mão da lei?. Também considerou que o Exame da Ordem está fundamentado na Constituição Federal e acredita que as liminares serão cassadas. Stábile observou ainda não haver nenhum fundamento jurisprudencial na sentença o que, segundo ele, reforça a tese de que a aplicação da prova pela Ordem dos Advogados está dentro da legalidade. ?Qualquer carreira exige um exame para comprovar os requisitos mínimos para o exercício da profissão?, aponta. O presidente informou que vai recorrer no Tribunal Regional Federal da 1º Região, em Brasília, com um recurso denominado Agravo de Instrumento. No último ano, a OAB de Mato Grosso teve 2.884 candidatos inscritos e que pagaram o valor de R$ 200 para realizar a prova. O exame é aplicado três vezes ao ano. Autor:Kelly Martins, da redação do site TVCA

Luiz Dário Rocha Advogado 23/02/2011 15:53

Olha Julio, é deveras sintomático um estado da federação apresentar 93% de reprovação no exame de ordem. Assim, seu comentário é totalmente dispensável. Será que são o ensino federal e privado os culpados pelo insucesso desses formados em direito? É melhor começar a rever suas opiniões. O melhor a fazer é estudar e passar. Vamos respeitar o próximo, principalmente nossos clientes.

NICOLAS gONZALEZ BACHAREL ESPECIALISTA EM CIENCIAS CRIMINAIS PELA LFG23/02/2011 12:38 Responder

Caros Srs., Gostaria de externar-lhes a minha insatisfação com relação ao exame da ordem, visto que, primeiramente pelo fato de que deve ser formulado por quem suponho já compõe o quadro de inscritos na OAB, sendo portanto inadmissível que nenhuma questão possa ser reformulada, anulada ou quiçá recorrigida. Tal situação torna-se inadmissível até por aqueles que defendem a sua classe, como os que colocaram as suas palavras logo acima. Entendo que tal atitude não tem outro escopo que não seja o de vingança, porque quando não respeitamos as garantias legais como o provimento 136 da própria OAB que determina que devam haver 15 questões especificas sobre o EAOB e DIREITOS HUMANOS, sendo que na prova houveram apenas 10, resulta no simples estado de anomia, por não se respeitar o que regra. Em segundo momento, aqueles que se acham no direito de exteriorizar o que pensam devem ser respeitados até por aqueles que divergem do pensamento, principalmente se forem elementos essenciais para a manutenção da Justiça, tais como, os Advogados acima, mas nota-se que pelos comentários que fizeram que não buscam de forma nenhuma que o exame da ordem que foram aprovados, se foram aprovados, seja formulado de forma correta. Aqui pode-se estar buscando a realização profissional sem uma prova absurda que cobra materias que foram vistas no minimo 5 anos antes, mas quanto a isso não se questiona. O que questiono pessoalmente é o carater abusivo que um organismo governamental abusivo, que não retribui, ou talvez muito pouco, pelo valor que cobra. Porque enquanto os Douto Srs., repudiam os comentários dos Bacharéis em direito como eu, continuam sendo desrespeitados por juizes, delegados de policias, serventuários do judiciário, por não terem uma entidade atuante que busque fazer respeitar as suas prerrogativas profissionais. Por isso caros Srs. questiono sim a constitucionalidade de um exame, que alega-se ser o divisor de águas entre os profissionais, até mesmo porque sabemos todos e aquele que alega não saber, mente, que existem profissionais aprovados no exame da ordem, que vendem as suas assinaturas em troca de porcentagem de processos. Por isso deixemos de demagogia, e optemos por um exercicio profissional livre, sem intermediarios que buscam apenas o favorecimento economico ilicito. Saudações aos bacharéis em direito e aos advogados. Pois o saber juridico não está em uma carteirinha e sim na realidade processual. Abraços a todos

sandra regina advogada23/02/2011 12:49 Responder

\\\"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.\\\" (Albert Einstem) Dr. Cesar Augusto, parabéns pela sua ousadia e sinceridade em dizer e agir como todos nós deveríamos estar fazendo e não como alguns poucos apenas filosofando por estarem em situações privilegiadas, sabe-se lá porque! Por estudar bastante, certamente é que não é, senão, não estariam se defendendo tanto. FORÇA!

David Schimitd Administrador e Bacharel23/02/2011 12:52 Responder

Fernando, Parabéns pela coragem e posicionamento firme, precisamos nos unir contra esta vergonha e deixar de contribuir com este fundo de arrecadação, onde o dinheiro arrecadado nada contribui para com o bem estar da sociedade.

IRINEU MARCELO ADVOGADO23/02/2011 14:03 Responder

Causa-nos irresignação os comentários levado a efeito por colegas e pretensos. Verifica-se na notória confusão entre os possíveis bandidos existente nos quadros da OAB e o Exame da Ordem. Bandido deve ser combatido sempre o Exame deve ser aperfeiçoado cada vez mais. O cidadão, mormente o de bem, não pode ficar a mercê da defesa (indefesa) daquele que conseguiu um diploma, sabe-se lá como. Não se pode ignorar a fábrica de diplomas existente no Brasil. Estamos cheios Brasil afora de exemplos criminosos de defesa, exatamente por não se exigir mais de um profissional, pondere-se ai, que em outras profissões onde não se exige o exame de capacidade técnica, a criminalidade se multiplica pelo só fato de ser permitido a atuação Profissional sem antes passar por uma avaliação séria. Sim ao Exame da OAB e sim a avaliação para todas as Profissões.

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 3:01

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\". Discurso fácil para quem já garantiu o seu \\\"lugar ao sol\\\" nessa imensa, perversa e inconstitucional reserva de mercado! Permita-se pensar sobre o ponto controverso da questão.

JAILTON Empresário.23/02/2011 16:04 Responder

Não adianta somente trocar o Presidente da comissão, a OAB tem que se responsabilizar pelo erro, já é o segundo exame que se desrespeita o provimento 136 e nada é feito, não existe púnição nem ressarcimento, não se tem a quem recorrer, a OAB tinha que ser exemplo de lisura e respeito, onde está o MPF, as ONGs de defesa dos direitos humanos, os bachareis de direito estão pedindo socorro e ningém está ouvindo, ou, fingem não ouvir.

Adailson Alves sua profissão23/02/2011 17:01 Responder

OAB NÃO PERDE POR ESPERAR, QUER POR QUER MEDIR FORÇA COM A JUSTIÇA, OU SEJA, QUER BATER DE FRENTE COM A JUSTIÇA, DEIXA ELA, QUEM SABE SE O FEITIÇO NÃO VIRA COTRA O FEITICEIRO, ACREDITO QUE A OAB E ESSE EXAME INCONSTITUCIONAL ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS. POR OUTRO LADO:

Luis Advogado23/02/2011 21:39 Responder

Para cara e nobre colega Marta. Embasado em sua opinião, cara e nobre colega, que preceitua: \\\"O bom julgador por si se julga, e voce meu caro Universitário, analise bem, pois se acha que a instituição está cheia de bandidos, por que pretende entrar neste rol?\\\" Respondo , que infelizmente , os ACADÊMICO DE DIREITO E FUTUROS NOBRES COLEGAS e não Universitários como você taxa, em miudas palavras chulas, conluo que eles não tem opções, uma vez formado , tem que passar pela maquina de fazer dinheiro, pelo mercantilismo e pelo descaso, por causa de pessoas como você, hipocrita, demagoga e atuante se achando uma Deusa como a própria corja de sem vergonhas da OAB, que defende essa maldita prova , mesmo sabendo que é inconstitucional, e nem venha me dizer que não é, porque eu afirmo com todas as letras e entendimento que é. Assim , todos que se formam e não consegue sucesso em suas devidas carreiras e por força de lei é legal, existe o mercenários da OAB que impedem isso, e ai, ficamos no mundo , onde \\\"Ninguem é de ninguém\\\" ou você se sujeita ou morre com o diploma na gaveta. Nesse sentido cara Doutora, meça suas argumentações apesar de não ter base alguma, e um linguajar primário, não sustente algo que já está se desfazendo em relação a ordem. Tente ajudar seus amigos de profissão, ou então entenderei que terá medo de uma futura demanda imensa de concorrência ou a OAB custeou seu curso Universitário de Direito. Abraços

Luis Advogado23/02/2011 21:47 Responder

ratificando e retificando: ACADÊMICO= lê-se ACADÊMICOS conluo= lê-se concluo

Milton S. Vasconcellos Avogado OAB/BA 3147323/02/2011 22:25 Responder

Sempre que se abre um tópico dessa natureza, termina virando bate boca com agressões pessoais. A meu ver tudo isso mostra o quanto as paixões norteiam esse debate, pois é inequívoco que quem tem privilégios vai lutar até o fim por eles... Sou advogado, Professor de Direito e contrário a este exame, que julgo ser inconstiucional. O fato de ter inscrição na OAB não furtou meu senso crítico. Por isso não entendo porque tanta conusão por conta de um Advogado expôr sua opinião contrária ao òrgão ao qual pertença. Afinal, ter inscrição na OAB nos calará para sempre??? Aceito debater este tema, mas apenas se direcionarmos para o viés jurídico, ou seja, os pontos que são normalmente indicados como inconstitucionais...o resto é bate-boca e \\\"salada de vaidades\\\" de Doutores sem título! rsss

IRNAAZO CHAGAS DE LIMA Advogado23/02/2011 22:26 Responder

Concordo com o exame, o que não concordo é que se elabore uma prova fora de tudo que acontece na vida profissional. O exame é regido pelo provimento 136 da OAB, só que o que se vê é doutrina remansosa e muita pegadinha. Não há questões claras fundamentadas na letra da lei o que se vê são questões mau elaboradas e uma prova que o aluno precisa de uma lupa para a leitura, sem falar que o examinando tem 03 (três) minutos para responder uma questão cheia de arrodeios. Isso precisa mudar se ao passar no exame o profissional não apresentar capacidade o próprio mercado certamente o expurgará, isso não deve ser papel da OAB.

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 3:10

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\". Discurso fácil para quem já garantiu o seu \\\"lugar ao sol\\\" nessa imensa, perversa e inconstitucional reserva de mercado! Permita-se pensar sobre o ponto controverso da questão.

GP Advogado24/02/2011 0:35 Responder

Apenas uma coisa: O que dizer daqueles que passaram no exame? Será que compraram o resultado, são amigos da comissão ou estudaram para se tornarem advogados a altura daquilo que a sociedade espera de um causídico?

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 3:15

Lamentável o seu nível de entendimento. Entenda: a questão não é \\\"aprovação\\\" ou \\\"reprovação\\\", mas tão-só, \\\"SE\\\" é constitucional ou não esse \\\"(V)Exame de Ordem. Será que é possível o senhor se permitir pensar a respeito da pertinência temática do assunto, HONESTAMENTE?

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito24/02/2011 8:01 Responder

Quero parabenizar os advogados que tiveram a coragem de demonstrar a sua indignação contra a OAB e seu Vexame de Ordem. Mostram que realmente querem e exigem seriedade de uma entidade, que está enriquecendo de forma ilícita seus presidentes e conselheiros que gastam fortunas em suas campanhas para se reelegerem, mostrando que existe alguma coisa além da vontade de se tornarem Presidentes das Seccionais. Agora também quero dizer que me causa triteza em ver opiniões de alguns dos que se dizem advogados de carteirinha, ainda bem que foram poucos, que defendem com unhas e dentes a ILEGALIDADE, que sinceramente eu tenho pena de seus clientes. Colegas bacharéis de direito e estudantes, infelizmente toda categoria tem o bom e o mal profissional, nós aqui lendo os comentários da para se perceber quem são realmente advogados e outros que só têm a carteirinha. Espero que todos se tornem advogados realmente e saibam separar o joio do trigo. Parabéns Fernando, Sandra, Luis Sergio, Luis e aos outros que demonstraram a sua indignação.

Robson Silva Consultor Jurídico24/02/2011 12:11 Responder

Manifesto novamente minha opinião pessoal de que, em protesto contra o que entendemos ser ilegal ou inconstitucional, devemos nos limitar ao apontamento de tais mazelas, de forma responsável, sem assacar calúnias ou difamações indiscriminadamente. Quem deseja militar ou é antigo no ofício da Operação do Direito, há que ter o necessário equilíbrio e senso de justiça para merecer credibilidade de seus pares e clientes. Quanto ao Exame de Ordem, sou contra porque entendo que ao passar por anos no banco acadêmico, bem preparada ou não a pessoa não obteve uma credencial para concurso público, e sim, para exercer a profissão para a qual se formou. O próprio mercado medirá sua capacidade, fazendo do militante um vencedor como Advogado, ou se irá vender picolé na praia, como se tem notícias. O sucesso não premia aos incompetentes, mormente quando o trabalho desse profissional será avaliado por Magistrados de 1° Grau e, quiçá, também os de Instâncias Superiores, para decidir sobre direitos que defendem.

VASCO VASCONCELOS ANALISTA E ESCRITOR24/02/2011 14:53 Responder

Congratulo-me com o nobre Juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, pela lucidez, moral, coragem e notório saber jurídico,por ter concedido liminares em mandado de segurança, e determinou que a OAB/MT inscreva pelo menos 30 bacharéis em direito como advogados sem a necessidade de aprovação no caça-níqueis, cruel abusivo e pernicioso e inconstitucional Exame da OAB, verdadeiro mecanismo de exclusão social. O fato da existência no país de cerca de 1240 faculdades de direito, não dá direito à nenhuma organização de usurpar atribuições do Estado (MEC). Que o Egrégio STF mire-se no exemplo humanitário e moralizador do Tribunal Constitucional de Portugal que declarou inconstitucional o Exame de Ordem. O STF não pode se curvar aos interesses dos mercenários da OAB, deverá cumprir com zelo e com absoluta independência moral, os elevados objetivos norteadores de sua criação, tem que dar um basta nesse leviatã, (OAB), julgando urgentemente o (RE) 603583, que visa extirpar esse câncer (Exame da OAB), do nosso ordenamento jurídico, em respeito à Constituição Federal ao Estado de Direito e aos Direito Humanos. VASCO VASCONCELOS Analista e Escritor Brasília-DF

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA E ESCRITOR ANALISTA E ESCRITOR -BRASÍLIA-DF24/02/2011 14:55 Responder

Brasília, 23 de fevereiro de 2011 EXAME DA (DES) ORDEM ----------------------------------- VASCO VASCONCELOS Depois das trapalhadas e das dezenas de irregularidades ocorridas nas correções do Exame de Ordem, 2010.2 o qual foi alvo de seis Ações Civis Pública, propostas pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, com o fito de obrigar a OAB/FGV, a corrigir dignamente em todos os estados e no DF, todas as provas do Exame de Ordem 2010.2, por suposto descumprimento do provimento da OAB, agora mais uma vez ela é chacoalhada. No último Exame 2010.3 para a surpresa geral dos Bacharéis em Direito (Advogados), de acordo com o Novo Dicionário Aurélio, docentes enfim de toda comunidade jurídica, foi vergonhosamente desrespeitada as regras do certame, notadamente art. 6º do Provimento 136/09 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem, o qual explicita: Art. 6º - O Exame de Ordem abrange 02 (duas) provas, compreendendo os conteúdos previstos nos Eixos de Formação Fundamental e de Formação Profissional do curso de graduação em Direito, conforme as diretrizes curriculares instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, bem assim Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamentação Geral e Código de Ética e Disciplina, além de outras matérias jurídicas, desde que previstas no edital, a saber: I e II omissis. § 1º - A prova objetiva conterá 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções cada, devendo conter, no mínimo, 15% (quinze por cento) de questões sobre Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina, exigido o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos para habilitação à prova prático-profissional. Ou seja menciona o referido Provimento que dentre as 100 questões da primeira fase do Exame de Ordem, 15 devem ser de Ética e de Direitos Humanos, o que na prática não ocorreu, para o desespero de milhares de operadores do direito, já devidamente qualificados pelo Estado (MEC) aptos pra o exercício da advocacia. O pior é que a OAB ainda manteve a prova na íntegra, não obstante não serão computados os pontos faltantes aos candidatos, relativos à ausência da disciplina de Direitos Humanos, ou seja a colenda OAB, pasmem, descumpriu o seu próprio provimento, perdendo de vez a credibilidade dessa excrescência, Exame de Ordem. Fato curioso é que no final do ano passado OAB, foi galardoada com o prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria de Direitos Humanos/PR, pasmem, por tê-la instituída em 2010 a matéria Direitos Humanos no seu caça-níquel, nefasto, inconstitucional famigerado Exame de Ordem, verdadeiro mecanismo de exclusão social, o qual vem tosquiando com altas taxas de inscrições um rebanho de milhares de operadores do direito, aflitos, devidamente qualificados pelo Estado, (MEC), aptos para o exercício da advocacia, jogando-os ao infortúnio, gerando fome, desemprego, miséria e doenças psicossociais, causando incomensuráveis prejuízos ao país e aos operadores do direito soterrados em dívidas do Fies, corroborando assim para o aumento dos índices de desempregados, do caldo da miséria, da mendicância e desigualdades sociais. O bom senso recomenda: Devolva o prêmio de Direitos Humanos, à SNDR/PR, OAB. Chega de constrangimento OAB. Quando se falam em fraudes em concursos sempre aparece em destaque o caça-níqueis famigerado e inconstitucional Exame de Ordem. Não foi à toa que anos atrás os dirigentes da OAB-DF se espernearam para impedir a CPI da Câmara Legislativa que iria apurar dezenas de fraudes nessa excrescência. É uma máquina de tosquiar feito para reprovação em massa e manter a reserva pútrida de mercado. Abocanha cerca de R$ 66 milhões por ano sem prestar contas ao Tribunal de Contas da União ? TCU, para suprir os 30% dos advogados inadimplentes. Nobres doutores, qualidade de ensino não se alcança com o exame, extorquindo os bacharéis, mas com a melhoria das universidades. Se a Universidade não presta o correto é fechá-la jamais punir o Bacharel em Direito, que é vítima do sistema. Até porque todos os professores do Curso de Direito são inscritos nos quadros da OAB. Ocorre que fiscalizar Universidade dá trabalho e não gera lucro fácil para os mercenários da OAB. O fato da existência no país de cerca 1128 cursos de direito, e da falta de fiscalização do MEC, não dão direito à OAB e a nenhuma outra organização de afrontar a Constituição, o Estado de direito e os Direitos Humanos, muito menos usurpar atribuições do MEC. Não é porque lá fora a violência está pipocando que a OAB irá instituir a sua polícia. Doutores Segurança Pública e Educação (...) são prerrogativas privativas do Estado e não de órgão de fiscalização da profissão . Todas as faculdades de direito são devidamente autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação, inclusive o Curso de Direito da FGV. Todos os professores são advogados juristas devidamente inscritos nos quadros da OAB, e ainda depois de formados os Bacharéis em Direito, ainda são obrigados a se submeterem a essa tremenda e horripilante humilhação, numa verdadeira afronta à Constituição Federal, o Estado de Direito e os Direitos Humanos notadamente art. 5º inciso XIII CF: \\\"é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer\\\". Art. 205 CF. \\\"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 43. da LDB - Lei 9.394/96 \\\"a educação superior tem por finalidade (.); inciso 2 - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais. A OAB está, na verdade, usurpando competência privativa da União, vez que, Constituição. art. 84, parágrafo único, c/c o art. 22, inciso XXVI, da CF/88, somente o Presidente da República tem competência para legislar sobre matéria afeta à LDB. Logo, inconstitucional se mostra o pernicioso Exame da Ordem Para este signatário o fato da OAB desrespeitar o seu próprio provimento não foi nenhuma novidade. Até porque esta não foi a primeira vez e nem será a última que ela pratica essa barbaridade. Com o advento da decisão histórica do nobre Desembargador Vladimir Souza Carvalho do TRF-5 de ter concedido Liminar para dois bacharéis em Direito devidamente qualificados pelo Estado (MEC) a se inscreverem nos quadros da ordem dos Advogados do Brasil-OAB, sem a necessidade de se submeterem ao pernicioso Exame de Ordem, ela se e esperneou, inclusive com insultos rasteiros e golpes baixos contra o eminente Desembargador ao revelar que o seu filho foi reprovado quatro vezes nesse pernicioso, abusivo, caça-níquel, cruel Exame da OAB, jogando lama, num Juiz Federal aprovado via Concurso Público, com quase trinta e três anos de relevantes serviços prestados judicatura, sujando sua toga, desrespeitando o art. 18 do Provimento 136/2009 da OAB, aprovado em 19 de outubro de 2009 que Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem \\\"in-verbis\\\" \\\"Art. 18. A divulgação dos resultados das provas do Exame de Ordem será efetuada após homologação pela Coordenação Nacional de Exame de Ordem, vedada a divulgação dos nomes dos examinados não aprovados\\\".(O grifo é meu). Se a OAB é capaz de afrontar a nossa Constituição Federal, notadamente o art. 205 CF explicita: ?A educação tem como uma de suas finalidades a ?qualificação para o trabalho?. Art. 5º, inciso XIII, ?É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. De acordo com o art. 43 da LDB (Lei nº 9.394/96), a educação superior tem por finalidade: (?) II ? formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais?. Não obstante jogando-os ao infortúnio, ao banimento, gerando fome, desemprego, miséria e doenças psicossociais, causando incomensuráveis prejuízos ao país e aos operadores do direito soterrados em dívidas do Fies, corroborando assim para o aumento dos índices de desempregados, do caldo da miséria, da mendicância e desigualdades sociais, o fato acima explicitado feriu dentre outros os princípios da moralidade, legalidade, eficiência, (...) enfim da boa fé insculpidos art. 37 da Constituição, e mais grave ainda está colocando a colenda OAB, em situação de desigualdade e grande constrangimento haja vista está desrespeitando normas editadas e aprovadas por ela mesma. Onde já se viu uma entidade de classe usurpar atribuições do Estado (MEC), afrontando vergonhosamente a CF e o Estado de Direito e os Direitos Humanos,), para impor goela abaixo o caça-níquel inconstitucional famigerado Exame da OAB, verdadeiro mecanismo de exclusão social, feito para reprovação em massa e perpetuação da reserva imunda de mercado, tosquiando com altas taxas milhares de bacharéis em direito aptos para advocacia e no final se negar a corrigir com seriedade todas as provas, afrontando um dos mais sagrados direitos insculpidos na CF, que é o da ampla defesa e devido processo legal (art. 5º LIV e LV) (Due Process of Law) ( audiatur et altera pars). A privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. ?Assistir os desassistidos e integrar na sociedade os excluídos.? Outrossim, em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, notadamente art. XXIII -1 ? Toda pessoa tem o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, (...) e à proteção contra o desemprego. Afinal a função primordial dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. Lembro que os atentados contra os Direitos Humanos terão repercussão nacional e internacional, por serem considerados ?bien commun de l?humanité? e crime de lesa humanidade. Vamos todos respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinado em 1948. Nela estão enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Está previsto Artigo XXIII -1 ? Toda pessoa tem o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, à justas e favoráveis condições de trabalho e à proteção contra o desemprego. Os documentos que o Brasil é um dos signatários, impõem a obrigação de tomar medidas para garantir o exercício do direito ao trabalho como meio de prover a própria vida e existência. Afinal, a privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. Vamos humanizar a OAB banindo do nosso ordenamento jurídico o caça-níquel, cruel, nefasto, pecaminoso e inconstitucional famigerado Exame da OAB, em respeito à Constituição, ao Estado de Direito e aos Direitos Humanos. E mais uma vez repito: ?Os abusos que destroem as boas instituições, têm o privilégio fatal de fazer subsistir as más.\\\" (Pierre-Édouard Lémontey). Os maiores juristas deste país, como Ruy Barbosa, Pontes de Miranda, Nelson Hungria, Hely Lopes Meirelles, Vicente Rao, José Carlos Moreira Alves, Sobral Pinto, Levi Carneiro (1º Presidente da OAB), Teixeira de Freitas, Clóvis Beviláqua, Barbosa Lima Sobrinho, Tércio Lins e Silva, Evandro Lins e Silva, Délio Lins e Silva, Pinheiro Neto, Márcio Thomás Bastos, Afonso Arinos, Seabra Fagundes, Raymundo Faoro, Rubens Approbato, Maurício Correa, Evaristo de Macedo, João Paulo Cavalcanti Filho, Miguel Reale, Fernando Lima, e nenhum dos Ministros do STF, STJ, TST, TSE, etc, não precisaram se submeter a essa excrescência, do pernicioso Exame da OAB, para se tornarem famosos. Congratulo-me pela lucidez e coragem do juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, que acaba de conceder uma decisão favorável a um bacharel em Direito reprovado no último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para que possa exercer a profissão, mesmo sem ter sido aprovado no caça níquel, cruel, pecaminoso e inconstitucional Exame da OAB.. Que os Ministros do Egrégio Supremo Tribunal Federal - STF mirem-se na celeridade no exemplo humanitário e moralizador do Tribunal Constitucional de Portugal, que acaba de declarar inconstitucional o Exame de Ordem de Portugal O Egrégio STF a maior Corte de Justiça do nosso país, guardião da Constituição por expressa delegação do poder constituinte, não pode se curvar aos interesses dos mercenários da OAB, deverá cumprir com zelo, dedicação, pertinácia e denodo e com absoluta independência moral, os elevados objetivos norteadores de sua criação, tem que dar um basta nesse leviatã, (OAB) julgando urgentemente o Recurso Extraordinário (RE) 603583, que visa extirpar esse câncer (Exame da OAB), do nosso ordenamento jurídico, em respeito à Constituição Federal ao Estado de Direito e aos Direito Humanos. VASCO VASCONCELOS Analista e Escritor Brasília-DF E-mail:vasco.vasconcelos@brturbo.com.br ..

Sandra Maria Batista de Queiroz Funcionária Pública e Bacharel em Direito27/02/2011 15:55 Responder

A coisa mais incrivel são as condições atuais, que mesmo passando na OAB, são incapazes de exercer certas funções ligadas a classe.Outra coisa que considero ridicula são os critérios se um bacharel passa na 1{ fase do exame da ordem, e não passa na 2ª fase, na outra fase porque ele tem que pagar novamente o valor integral este tipo de procedimentos são considerados totalmente injusto. Outra colocação não é o Exame da Ordem que forma o Advogado para defender nenhum cliente, porque muitos passam e não sabem nem redigir um Mandado de Segurança e, nem fazer uma peça com cálculos trabalhistas. Isto é vergonhoso, o que deveriam serem avaliados são os tipos de Escolas e Educação oferecida em nosso páis.

RUY DE OLIVEIRA MELO advogado10/03/2011 12:08 Responder

O Brasil é uma fraude ? desde a designação da Constituição Federal que se intitula: ?CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?. Os ?Estados Unidos da América? são exemplo de federação, pois lá as unidades federados gozam de ampla autonomia. Nós não passamos de um ?estado feudal?. Aqui temos feudos para todos os tipos e gostos. Temos feudos familiares ? famílias que arrebatam para si Municípios, Estados, segmentos da administração pública, organizações governamentais, currais eleitorais, poderes do ?Estado?; feudos coorporativos: sindicatos, ordens profissionais etc..., há feudos religiosos ... enfim uma verdadeira constelação deles. Nenhum dos feudos modernos ostenta na sua denominação o título de grau nobiliárquico, como ducado, marca, baronato apesar do grau de importancia e poder que cada um ostenta e detém. A ORDEM se constitui um feudo, com poderes de autodefesa, com receita própria e soberania para gastá-la como melhor lhe aprouver sem dever satisfação a ninguém. Sou contra o exame da ordem da forma como vem sendo aplicado. Assim como vem sendo feito, deixa escancarada a intenção, não de avaliar os conhecimentos dos examinandos, mas pura e tão somente impedí-los de transpor os umbrais de entrada à ORDEM. Proliferam as faculdades de direito. Cresce vertiginosamente o número de faculdades particulares. Quem são os donos dessas faculdades? ? Quem? ? Proeminentes e sábios colegas, que isoladamente ou em grupos, exploram faculdades de direito e ... ... cursinhos preparatórios ao famigerado EXAME DA ORDEM. Um dos melhores segmentos econômicos da atualidade está justamente na ?indústria de ensino do direito?. Tal qual os chamados ?gatos? que na zona rural prestam serviço de arregimentação de trabalhadores para as fazendas, as faculdades de direito arregimentam bandos de desesperados para os cursos preparatórios ao ?Exame da Ordem?. Mal preparados no curso de graduação, atolados no ?FIES?, acossados pelas pegadinhas dos exames da ordem, caem nas malhas dos cursos preparatórios, feito camarão nas redes de arrastão. Estivesse a ORDEM genuinamente interessada na excelência dos serviços a serem prestados pelos futuros advogados usaria de todo seu poderio para influir na melhoria dos cursos de direito para evitar o despejo anual de milhares de ?bacharéis meia boca? para serem explorados pelos famigerados cursos preparatórios. Há donos de falculdades/cursos preparatórios que já fazem inveja ao Bil Gates. Entendo que: a) - o Exame da Ordem devesse ser aplicado aos alunos aprovados ao final de cada ano letivo, sobre o conteúdo (matéria por matéria) acumulado ano a ano; b) ? a faculdade que não obtivesse a aprovação de do mínimo 80% matéria por matéria, deveria proporcionar gratuitamente a recuperação a cada um dos alunos nas matérias reprovadas. Isso tornaria as faculdades mais exigentes e as levaria a aprimorar seus métodos de ensino. Além do exame ano a ano ainda se impusesse ao acadêmico ou bacharel prática de no mínimo um ano em escritórios credenciados e fiscalizados pela própria ordem. Daí sim, estariam sendo incluídos nos quadros da ORDEM, profissionais bem preparados para oferecerem serviços de qualidade à sociedade, sem enriquecer cursinhos preparatórios e a própria ORDEM. Nunca é tarde para mudar para melhor. Acredito que a ORDEM realmente se preocupe com a excelência dos serviços a serem prestados pelos profissionais do direito e, por isso não demorará em adotar medidas semelhantes às que preconizo.

JANE COELHO Empresária e Bacharel em Direito 15/03/2011 13:18

Caro Rui, espero que no meu texto não sejam inseridos tantos pontos de interrogação assim como no seu. Fico realmente feliz em ler um comentário como o seu. Infelizmente, ou felizmente, desisti de ser Advogada. Desde criança sonhei em ser, mas, após 02 exames e gastos incalculáveis com livros, cursos e etc, minha opção foi deixar o meu sonho de lado e seguir por outro caminho. Não que me considere uma fracassada ou que desista fácil do quero, mas desrespeitada por não ter sido bem preparada \\\"academicamente\\\" falando e sendo usurpada pelos cursinhos que por aí encontramos. Me esforcei, estudei, perdi horas de sono...Não fui aluna nota 10, mas sempre procurei dar o melhor de mim, pois sempre trabalhei muito, assim como milhões de brasileiros, e não dediquei o tempo que gostaria aos meus estudos, pagando com sacrifício, me privando de muitas outras coisas para concretizar o que queria...ser advogada! Espero mudanças, qualidade no ensino e uma cobrança justa ao bacharel do seu conhecimento à nível acadêmico e não de magistrado. Parabéns pelo seu texto. Nós, bacharéis, contamos com pessoas como você, que quem sabe, pode ser a mola propulsora dessas mudanças!

Ruy de Oliveira Melo advogado10/03/2011 12:12 Responder

FIQUEI SURPRESO COM A PROFUSÃO DE PONTOS DE INTERROGAÇÃO NO MEU TEXTO, POIS NÃO OS DIGITEI.

Tika professora11/03/2011 16:56 Responder

Parabéns!! Gostei do artigo, enquanto isso na calada da noite o senado se reune para decidir pelo fim do exame da ordem...Vamos estar juntos nesta batalha e com certeza seremos mais do que vencedores. Seremos pessoas que conseguiram mudar a máquina da OAB..de lucros absurdos!!!! Dando a todos a OPORTUNIDADE DE TRABALHAR DIGNAMENTE.

Dayse Do lar17/03/2011 1:38 Responder

O que deveria ser feito é a extinção das faculdades de Direito. Com o exame de Ordem e a OAB avaliando, não se precisa perder 5 anos de estudo. Pra que faculdade? Pra que estágio obrigatório? Se tiver competência passe no exame fazendo apenas cursinho. Sai muito mais barato e em muito menos tempo. Aprendi muito mais em 2 anos de estágio na Defensoria do que em 5 anos na faculdade. Por isso digo: extinção das faculdades de Direito. É pura perda de tempo.

Robson Silva Consultor Jurídico 17/03/2011 10:17

Dona Dayse: Apesar de não concordar com a extinção das Faculdades de Direito, compreendo o seu ponto de vista, posto que a OAB tem demonstrado exacerbação nos seus princípios institucionais. Tal como os jornalistas, essa Instituição Classista quer se fazer ou permanecer acima de quaisquer outros direitos de cidadania no exercício da profissão. Pior ainda, se sentindo intocáveis (OAB e Jornalistas), inclusive quando o Congresso Nacional e o Governo Federal buscam normatização justa para esses setores classistas. O Exame de Ordem, tal como o ENEM, deveria ser de avaliação e não para aprovação/reprovação, como se fosse simples concorrência para qualquer serviço público.

vidal da silva bel. Direito18/03/2011 0:22 Responder

ao mudar o coordenador de exame nacional, ela mostrou o seu erro, admitiu, pedem renuncia e vão passar fome em seus escritorios, pois, quem faz parte da OAB Nacional nunca fez exame, desembargadores nunca fizeram exame, ministros STJ, STF nunca fizeram exame , e nem por isso são fracassados, talves não mereçam estar lá, segundo o pensamento da OAB. fuiiiiiiiiiii

Sinomar Silva Aposentado 24/03/2011 14:32

Sr. Vidal: Inúmeros Advogados competentes se tornaram juízes ou Promotores de Justiça, antes de alçarem o cargo de Desembargadores ou Mininistros de Tribunais Superiores. O senhor está enganado em suas observações.

David Boeger Bacharel em Direito 01/05/2011 3:22

Dá para perceber o porquê ter a \\\"carterinha de cordeirinho\\\" das \\\"porteiras fechadas\\\" nada quer dizer, dado o nível de entendimento quanto à pertinência temática da matéria em questão, que é direito constitucional. O missivista parece confundir, propositalmente, qualidade de ensino e constitucionalidade do (V)Exame de Ordem, discussões que estão em planos distintos. Lamentável o nível desses \\\"profissionais das carteirinhas\\\", que estão por aí, \\\"adevogando\\\". Discurso fácil para quem já garantiu o seu \\\"lugar ao sol\\\" nessa imensa, perversa e inconstitucional reserva de mercado! Permita-se pensar sobre o ponto controverso da questão.

Conheça os produtos da Jurid