Anvisa manda retirar mais de cem remédios do mercado

RIO - A partir desta terça-feira, 130 remédios terão a venda proibida porque os laboratórios responsáveis não apresentaram à Anvisa os testes no prazo exigido pelo governo.

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




RIO - A partir desta terça-feira, 130 remédios terão a venda proibida porque os laboratórios responsáveis não apresentaram à Anvisa os testes no prazo exigido pelo governo. São medicamentos chamados similares, para tratar doenças de alto risco, como hipertensão, epilepsia, asma e problemas cardíacos, e que nunca foram testados.

Os medicamentos similares e os genéricos são cópias do medicamento original. O genérico é uma cópia autenticada, que passou por todos os testes. Para os similares, até agora nenhuma análise era exigida.

- Nós esperamos que o medicamento similar seja equivalente, tenha o mesmo comportamento do medicamento original. Ou seja, que a dose preconizada produza o efeito desejado e que essa mesma dose não seja mais tóxica do que a esperado - explica Cláudio Maierovitch, presidente da Anvisa.

Em dez anos o governo pretende autenticar todos os medicamentos similares produzidos no Brasil. Na terça-feira sai a primeira lista no Diário Oficial. A Anvisa já está analisando outros 30 similares, também de alto risco. Os próprios laboratórios vão ser responsáveis pela retirada dos similares das farmácias.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/anvisa-manda-retirar-mais-de-cem-remedios-do-mercado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid